Rodeio Cutiano
Mundo Country

Já ouviu falar em Rodeio Cutiano? Saiba mais sobre a modalidade

O rodeio cutiano é a única modalidade de montaria exclusivamente brasileira, então, vale a pena saber mais sobre essa prática esportiva. Continue lendo e confira explicações a respeito dessa modalidade competitiva que traz grande emoção para os expectadores.

Rodeio cutiano: conheça mais sobre a modalidade

Para quem está curioso para saber o que é rodeio cutiano, fica a dica para continuar a leitura. Essa modalidade tem um lugar especial no coração dos brasileiros.

Rodeios de cavalos

Quando se fala a respeito de rodeio, é natural ter mente a montaria em touros. Contudo, essa modalidade esportiva nasceu a partir da montaria em cavalos que, por sua vez, possui três categorias distintas: sela americana, bareback e cutiano. 

A sela americana é uma modalidade muito semelhante à montaria em touros. O competidor deve posicionar as suas esporas no pescoço do equino e permanecer em cima dele por 8 segundos. A sua nota varia de 0 a 100. 

No bareback, o competidor precisa deitar-se no dorso do equino com uma alça de couro na cernelha. O peão deve puxar as esporas no sentido da alça, permanecendo sobre o cavalo por 8 segundos. A nota varia de 0 a 100. Outras modalidades, como Três Tambores, utilizam cavalos, porém, não são considerados rodeios.

Cutiano

Dentre as modalidades com cavalo, o rodeio cutiano se destaca por ser a única essencialmente brasileira. O nome vem do tipo de arreio usado nas provas, ele possui a frente lisa e arredondada. 

A categoria foi desenvolvida a partir de disputas feitas entre os peões nas décadas de 1940 e 1950, para ver quem se saía melhor montando nos cavalos. Inclusive, foi dessas disputas que nasceu a Festa do Peão de Barretos, em 1956. 

Ao longo dos anos, o rodeio cutiano foi se desenvolvendo, ganhando novas regras e grande interesse do público. Manteve-se como uma das modalidades mais populares até o começo dos anos 1990, quando perdeu espaço para os rodeios em touro. 

Em parte, o custo elevado para manter essa categoria fez com que a mesma perdesse gradativamente seu espaço diante do público. Atualmente, o cutiano é praticado em poucas cidades e por um número restrito de companhias. 

Rodeio cutiano: como essa modalidade funciona?

Essa modalidade é bastante semelhante à de sela americana. O peão deve segurar a rédea com uma das mãos, deixando a outra livre e para o alto. A partir da saída do animal do brete, o peão precisa se manter em cima do cavalo por 8 segundos. As esporas devem ser mantidas posicionadas na altura do pescoço do cavalo, sendo, então, puxadas para trás.

Há uma fiscalização dos equipamentos antes do início da competição para que o fiscal se certifique de que não há nenhum tipo de facilidade para o competidor. No entanto, qualquer pessoa do evento pode acusar algo suspeito, como o uso de ceras e colas que visem ajudar o peão a permanecer em cima do cavalo.

Quando a montaria começa, o peão deve posicionar as suas esporas no pescoço do cavalo enquanto é dado o primeiro pulo, antes que as patas dianteiras toquem o solo. Caso o cavalo não pule, é direito do peão escolher outro animal para competir. Se o peão usar a cerca, o braço ou o brete com a finalidade de facilitar a sua montaria, poderá sofrer penalização.

Equipamentos obrigatórios do rodeio cutiano

O peão que compete no rodeio cutiano deve estar trajado da mesma forma como um peão da montaria em touros, ou seja, com botas, chapéu, camisa de manga longa, fivela, cinto e esporas de ponta arredondada. Há uma grande preocupação com o bem-estar do animal e, por isso, não é permitido o uso de equipamentos que possam machucá-lo. 

Para a montaria é usado arreio de couro, baixeiro, sedém feito de material suave, rédeas de sisal e peitera. Cabe ao juiz fazer a aferição dos equipamentos e do arreamento como uma medida de segurança para o equino e para o peão. Antes da competição, o peão pode montar o cavalo uma única vez para verificar os equipamentos.

O sistema de pontuação

O peão precisa se manter sobre o cavalo durante o chamado piseiro por 8 segundos. Porém, a pontuação é concedida para as esporeadas que o peão dá. Quanto mais tempo o peão permanecer sobre o cavalo, maior será a pontuação recebida. A nota varia de 0 a 100. São três juízes sendo que cada um deles anota as notas concedidas numa prancheta.

No final da competição, as notas são somadas e delas é feita a média que será a nota final do peão. Receber auxílio na montaria ou abaixar o braço durante a execução são consideradas infrações que levam ao desconto de pontos. A modalidade de rodeio cutiano demanda muita técnica e conhecimento do que se está fazendo.

Rodeio cutiano é uma modalidade completamente brasileira, merecendo ser valorizada!