O que significa Country
Curiosidades

O Que Significa “Country”?

Você já se perguntou o que significa country e por que essa palavra se tornou tão importante, inclusive no Brasil? Continue a leitura e saiba mais sobre a relevância que essa palavra tem no âmbito cultural de quem é apaixonado pelo campo e por todas as características desse estilo de vida.

O que significa Country?

Na tradução literal, a palavra country pode se referir a significados territoriais, como país, nação ou região. Contudo, também pode fazer referência ao campo e ao interior do país. Culturalmente, a expressão está ligada ao que é do campo, ou seja, que tem estilo campestre. 

Uma palavra que possui um forte significado para quem se identifica com a cultura do campo. Dentro do escopo cultural country estão diversas expressões artísticas e competitivas como a música, dança, rodeios, forma de se vestir, entre outras. 

Como peões e peoas se vestem? 

Atualmente, em especial pela popularidade das festas de rodeio com as emocionantes competições de montaria em touros e cavalos bravos, se criou uma imagem a respeito do estilo country. Todo mundo relaciona country com o visual de bota, chapéu e fivela, bem como com a vida no campo. A country music tem um papel crucial na formação de uma base de público fiel do estilo, porém, hoje em dia, o movimento se estende para muito além das paradas musicais.

O look country é composto de jeans western, camisa xadrez, bota e chapéu de cowboy. Para as cowgirls, há pequenas variações, contudo, o chapéu e a bota também têm presença garantida. É curioso observar que o sucesso das calças jeans ‒ peça que está no guarda-roupa de quase todo mundo ‒ teve um grande impulso devido aos filmes de faroeste, em que os personagens as usavam enquanto a ação se desenrolava.

Rodeios: parte do significado de Country 

Não tem como falar sobre significado de country sem mencionar os tradicionais rodeios que são famosos no Brasil e em alguns países do mundo, como Estados Unidos, Austrália, México e Canadá. Esses eventos tiveram origem no século 19, após os Estados Unidos vencer o México em um conflito. Alguns colonos do país vencedor acabaram adotando um costume mexicano que havia sido herdado dos colonizadores espanhóis de praticar montaria em animais bravos e sua doma.

Não há um registro preciso de quando ocorreu o primeiro rodeio nos Estados Unidos, algumas localidades disputam o pioneirismo como Payson e Prescott, no Arizona, e Deer Tail no Colorado. Basicamente, a prova de montaria consiste em permanecer 8 segundos em cima de um touro bravo recebendo uma nota de 0 a 100. A avaliação é feita por dois árbitros, sendo que um avalia o desempenho do peão e outro a dificuldade imposta pelo touro. Cada árbitro dá uma nota de 0 a 50 e as duas são somadas. 

No Brasil, a primeira festa do peão foi realizada em 1956, na cidade de Barretos, interior do estado de São Paulo. Esse evento tornou-se o maior da América Latina e um dos motores da economia local. Por aqui, as festas do peão são sinônimo de grandiosos eventos com atrações musicais nacionais e internacionais. 

O que é Country Music?

O movimento cultural norte-americano conhecido como country tem suas origens na música country, gênero musical. O estilo se destaca por suas harmonias simples com acompanhamento de instrumentos de corda como o banjo, violino e guitarra. O surgimento desse gênero musical se deu na década de 1920, na área rural do interior dos Estados Unidos, em especial nos estados do Tennessee, Kentucky e Virginia.

A base para as criações musicais conhecidas como country é a combinação da música dos apalaches e do blues com inspiração em outras culturas, como a irlandesa (com a rabeca), a espanhola (com o violão) e a africana (com o banjo). Porém, é essencial dizer que o termo country somente passou a ser utilizado a partir dos anos 1940, antes disso, essa música era conhecida pela alcunha de hillbilly music, que, em uma tradução literal, significa música caipira.

Podemos estabelecer um paralelo interessante da música country norte-americana com a música sertaneja brasileira. Ambas nasceram como forma de expressão do povo do campo e são denominadas depreciativamente com o nome de “caipiras”, e com o tempo se estabelecem tornando-se um estilo relevante para a identidade do país.

Cowboys e cowgirls dançam? 

Geralmente, movimentos culturais que nascem a partir de vivências e características muito específicas de determinada região, encontram barreiras de acesso em outras culturas, como a língua. Por isso, a dança country foi tão importante, tornou-se uma ferramenta de divulgação do estilo e fez com que as pessoas compreendessem que era mais do que apenas um conjunto de músicas que falavam da cultura dos Estados Unidos.

Os passos contagiantes conseguem até hoje despertar o interesse de pessoas que nunca haviam tido contato com esse estilo musical. A dança é universal e contribuiu significativamente para que o country se tornasse tão amado em outras partes do mundo, em especial no Brasil.

Country no Brasil

Por falar em presença do estilo country no Brasil, é interessante ressaltar a aceitação e alinhamento com as competições de rodeio que são tão populares por aqui. Para muitos, o sertanejo ‒ que surgiu em meados dos anos 1920 ‒ é a música country brasileira. Porém, o estilo norte-americano tem algumas particularidades, assim como as nossas modas de viola. Bob Nelson foi o nome precursor desse estilo musical no Brasil, isso aconteceu durante a década de 1960.

O estabelecimento do movimento country no Brasil se deu no fim dos anos 1970. O público brasileiro tem carinho pelos cantores country dos Estados Unidos, mas é visível sua identificação com o sertanejo, que passou por inúmeras mudanças ao longo das décadas indo das modas de viola, que falavam da vida no campo, para o universo das baladas, com o sertanejo universitário, tendo passado pelo romantismo das duplas das décadas de 1980 e 1990.

Para quem está curioso para saber mais sobre o mundo country, acesse outros posts do blog da Rodeo West e divirta-se!