O Que Significa “Country”?

Você já se perguntou o que significa country e por que essa palavra se tornou tão importante, inclusive no Brasil? A seguir, saiba mais sobre a relevância que essa palavra possui no âmbito cultural de quem é apaixonado pelo campo e por todas as características desse estilo de vida.

O Que Significa Country?

Na tradução literal, a palavra country pode se referir a significados territoriais como país, nação ou região. Contudo, também pode fazer referência ao campo e ao interior do país. Como adjetivo, country se refere ao que é do campo, isto é, ao que é campestre. Enquanto força de movimento podemos elencar outros significados para o que é country e o quanto ele significa para aqueles que se identificam com esse arcabouço cultural.

O Que é Country Music?

O movimento cultural norte-americano conhecido como country tem suas origens no estilo musical de mesmo nome. O estilo se destaca por ter harmonias simples, cujo acompanhamento é feito por instrumentos de corda como o banjo, violino e guitarra. O surgimento desse gênero musical se deu na década de 1920, na área rural do interior dos Estados Unidos, com destaque especial para os estados do Tennessee, Kentucky e Virginia.

A base para as criações musicais conhecidas como country é a combinação da música dos apalaches e do blues com inspiração em outras culturas, como a irlandesa (com a rabeca), a espanhola (com o violão) e a africana (com o banjo). Porém, é essencial dizer que o termo country somente passou a ser utilizado a partir dos anos 1940, antes disso essa música era conhecida pela alcunha de hillbilly music, que, numa tradução literal, significa música caipira.

Podemos estabelecer um paralelo interessante da música country norte-americana com a música sertaneja brasileira, não é mesmo? Ambas nasceram como forma de expressão do povo do campo e são denominadas depreciativamente com o nome de “caipiras”, e com o tempo se estabelecem tornando-se um estilo relevante para a identidade do país.

E o Estilo Country?

Atualmente, em especial pela difusão das festas de rodeio com as emocionantes competições de montaria em touros e cavalos bravos, tem-se uma imagem formada a respeito do estilo country. Todo mundo relaciona country com o visual de bota, chapéu e fivela, bem como com a vida no campo. A country music tem um papel crucial na formação de uma base de público fiel do estilo, porém, hoje em dia o movimento cultural se estende para muito além das paradas musicais.

A vestimenta country é composta de jeans western, camisa xadrez, bota e chapéu de cowboy. Para as cowgirls há pequenas variações, contudo, o chapéu e a bota também têm presença garantida. É curioso observar que o sucesso das calças jeans ‒ peça que está no guarda-roupa de quase todo mundo ‒ teve um grande impulso devido aos filmes de faroeste em que os personagens trajavam as peças enquanto a ação se desenrolava.

Dança Country

Geralmente movimentos culturais que nascem a partir de vivências e características muito específicas de determinada região encontram barreiras de acesso em outras culturas, como a língua. Por isso a dança country foi tão importante, tornou-se uma ferramenta de divulgação do estilo e fez com que as pessoas compreendessem que era mais do que apenas um conjunto de músicas que falavam da cultura dos Estados Unidos.

Os passos contagiantes conseguem até hoje despertar o interesse de pessoas que nunca haviam tido contato com esse estilo musical. A dança é universal e contribuiu significativamente para que o country se tornasse tão amado em outras partes do mundo, em especial no Brasil.

Country no Brasil

Por falar em presença do estilo country no Brasil, é interessante ressaltar a aceitação e alinhamento que as competições dos rodeios têm por aqui. Para muitos, o sertanejo ‒ que surgiu em meados dos anos 1920 ‒ é a música country brasileira. Porém, o estilo norte-americano tem algumas particularidades, assim como as nossas modas de viola. Bob Nelson foi o nome precursor desse estilo musical no Brasil, isso aconteceu durante a década de 1960.

O estabelecimento do movimento country no Brasil se deu no fim dos anos 1970. O público brasileiro tem carinho pelos cantores country dos Estados Unidos, mas é visível sua identificação com o sertanejo, que passou por inúmeras mudanças ao longo das décadas indo das modas de viola, que falavam da vida no campo, para o universo das baladas, com o sertanejo universitário, tendo passado pelo romantismo das duplas das décadas de 1980 e 1990. E você, já está com sua bota e chapéu?

Para quem está curioso para saber mais sobre o universo country, indicamos que clique aqui e descubra como ele é retratado em outra paixão nacional, as novelas!