Origem do cavalo
Animais

Origem do cavalo: saiba como aconteceu a evolução desses animais.

A origem do cavalo é um tema bastante interessante, haja vista que os equinos são companheiros do homem há séculos. De porte forte e muitas vezes temperamento dócil, tiveram um papel essencial no desenvolvimento das sociedades humanas. No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes como se deu a evolução dessa espécie.

Origem do cavalo: como a espécie surgiu?

Estima-se que a origem do cavalo remonte a 55 milhões de anos e que tenha como ancestral a espécie Eohippus angustidens. O gênero Eohippus foi extinto e teve como sua única espécie a angustidens. Os restos mortais de indivíduos dessa espécie foram encontrados na América do Norte e datam do período inicial do Eoceno.

Esse ancestral dos cavalos migrou para o resto do mundo e se caracteriza por ter tamanho semelhante a uma raposa. É importante ressaltar que há outras espécies consideradas como ancestrais dos cavalos e todas se assemelhavam a raposas ou cães. Ao longo da sua evolução, adquiriram as características vistas comumente nos cavalos como quatro patas, porte físico avantajado e dentes fortes.

Questão de sobrevivência

No decorrer da sua evolução, o cavalo e seus ancestrais tiveram que lutar por sua sobrevivência. Levou algum tempo para que o ser humano percebesse que poderia domesticar esses animais. Então, os equinos eram vistos apenas como fonte de alimento, sendo caçados pelos humanos.

Embora fossem fonte de alimento para o ser humano, as espécies antecessoras dos cavalos conseguiram dar origem ao processo evolutivo que culminou nos equinos que conhecemos hoje. Atualmente, é impensável imaginar o mundo sem cavalos, não é mesmo?

Evolução dos cavalos: como aconteceu?

Como já mencionamos, a espécie que desencadeou a evolução dos cavalos foi a Eohippus angustidens. Esses animais tinham uma curiosa característica, diversos dedos. Isso acontece pelo fato de que eles viviam em solos úmidos e macios. Conforme a Terra evoluiu e o ambiente mudou, ocorreram também alterações nas características da espécie.

Diferentes espécies surgiram em partes distintas do planeta como consequência das alterações do solo e condições climáticas. As espécies resultantes da evolução foram adquirindo características pertinentes ao ambiente no qual estão inseridas. As patas, dentes e porte físico foram sendo moldados de acordo com os ambientes nos quais a espécie estava inserida.

A propagação do cavalo pelo mundo

De acordo com a ciência, após a evolução foi possível encontrar espécies e características distintas que hoje definimos como “cavalo”. Contudo, as primeiras aparições desse animal se deram na Ásia. Os primeiros gêneros de Equus, os Mesohippus, em decorrência das condições climáticas, migraram para a Eurásia no hemisfério norte.

Os cientistas afirmam que foi nesse local que se desenvolveu a extinta espécie de cavalo selvagem. Tal espécie foi essencial para a evolução de outras da Ásia. Foi no continente asiático que surgiu a espécie de cavalos que participou de inúmeros episódios históricos. Em seguida, migrou para outras partes do planeta como os continentes europeu e africano.

Surgimento de diversas raças

Estima-se que desde a origem dos cavalos existiram milhares de raças com características distintas. De acordo com a evolução, algumas delas passaram a ser identificadas por suas habilidades e características. A primeira raça de equinos conhecida foi a Puro Sangue Árabe que surgiu há cerca de 3 milhões de anos.

O Cristianismo foi essencial para a expansão dos equinos em termos geográficos. Assim surgiram novas raças como a Puro Sangue Andaluz ou Lusitana, cuja origem remonta a Andaluzia, na Espanha.

No Brasil, as primeiras raças de equinos a surgir foram o Mangalarga Marchador e o Crioulo Brasileiro em decorrência de raças como a Lusitana e a Alter Real. Acredita-se que existam mais de 300 espécies de cavalos no mundo.

Domesticação

Atualmente, os cavalos são imprescindíveis para as atividades do agronegócio e isso é uma consequência do processo de domesticação desses animais. Inicialmente, na Era Mesozóica, os equinos representavam apenas uma fonte de alimento para o ser humano. No entanto, de acordo com evidências arqueológicas, passaram a ter uma relação mais próxima com os humanos.

Acredita-se que a domesticação dos cavalos teve início há mais de 4000 a.C. na Ásia Central, região conhecida como Eurásia. As primeiras evidências arqueológicas desse processo de domesticação datam de 3.500 a.C. na região da atual Ucrânia e Cazaquistão.

Isso indica que há 3000 a.C. os cavalos já estavam domesticados. A partir de 2000 a.C. as raças começaram a se disseminar pelo noroeste da Europa. Houve expansão por todo o continente. Acredita-se ainda que foram domesticados de maneiras distintas em diferentes lugares. O cavalo se tornou ao longo da história humana um forte aliado.

Além de sua força de trabalho e do seu uso estratégico em conflitos bélicos, os cavalos se tornaram animais próximos do ser humano. Inclusive, essa proximidade abriu a possibilidade do desenvolvimento de uma relação amistosa com os cavalos que culminou no surgimento de atividades como a equoterapia.

Gostou de conhecer mais sobre a evolução dos cavalos?

Fonte imagem: pixabay.com