Propriedade rural
Mundo Country

Propriedade rural: 05 dicas para melhorar a segurança em sua fazenda

Algumas medidas simples podem melhorar consideravelmente a segurança da propriedade rural, reduzindo os riscos de invasão, roubo e outras ocorrências criminosas. Continue lendo e confira 05 dicas para tornar seu dia a dia mais tranquilo. Coloque sempre a sua segurança em primeiro lugar.

Dicas para tornar sua propriedade rural mais segura

A distância de uma propriedade rural para outra, para vias públicas movimentadas e postos da polícia pode gerar certa insegurança nos produtores. Contudo, mesmo com esse isolamento é possível aumentar a segurança reduzindo assim as chances de ocorrências criminosas.

A seguir daremos 05 dicas especiais para você evitar situações de risco e prejuízo.

1 – Invista na delimitação de cercas

Uma medida relativamente simples, mas bastante eficaz, é delimitar a área da sua propriedade com cercas, alambrados e telas. O papel desse elemento não é apenas de tornar mais difícil a entrada de invasores, mas também de deixar claro que o local faz parte de uma fazenda ou sítio privados.

O ideal é fazer esse cercamento com um especialista para garantir que a fixação será bem feita. Não economize na qualidade do material para cercar a propriedade, assim você dificulta a ação dos bandidos.

Além disso, para evitar problemas com vizinhos, faça a medição correta do terreno antes de iniciar a colocação das cercas. Sua segurança é tão importante quanto fazer as coisas corretamente e manter o seu sossego.

2 – Instale sistema de iluminação e pode árvores

Para a proteção da sua roça e dos seus equipamentos, é essencial evitar que haja pontos cegos na sua propriedade. Instale um sistema de iluminação de ampla cobertura que contemple os pontos de acesso e as áreas em volta dos dormitórios e depósitos. Evite que a visão seja obstruída por árvores em áreas específicas, mantenha a poda em dia.

De tempos em tempos, verifique se há algum ponto cego, ou seja, algum lugar mal iluminado ou com uma árvore na frente que dá acesso à propriedade. Essa verificação deve ser constante para evitar surpresas, afinal as árvores continuam crescendo, não é mesmo?

3 – Monitoramento por câmeras e animais de guarda

O sistema de guarda animal, como cães e gansos, não pode ser a única aposta para manter a sua propriedade rural a salvo, porém, tem um papel importante. Esses animais intimidam e dão o alerta sonoro para que o proprietário tenha tempo de verificar o que está acontecendo e informar a polícia.

Contrate uma empresa de segurança para instalar as câmeras, tem opções de sistemas para diferentes bolsos, então não deixe de ter essa solução por achar que sua propriedade é pequena.

Com as câmeras fica mais fácil saber se tem alguém tentando entrar na sua fazenda ou se os animais apenas se assustaram com alguma coisa. Não subestime o poder da combinação da guarda animal com as câmeras.

4 – Guarde maquinários e implementos agrícolas

Maquinários, assim como implementos agrícolas à vista, podem se tornar o foco da ação de bandidos. Como são itens de grande valor agregado, podem motivar uma invasão à sua propriedade. O ideal é não deixar nada de valor à vista, tenha o cuidado de armazenar esses itens num local que possa ser trancado.

Ainda que os bandidos saibam que encontrarão esse tipo de maquinário em propriedades rurais, tendem a se sentir menos confiantes ao perceber que eles estão bem guardados. Tenha sempre em mente a máxima de que se algo tem grande valor agregado, deve ser mantido bem guardado e longe dos olhos dos curiosos.

5 – Conheça seus vizinhos e seus colaboradores

Conhecer as pessoas que estão à sua volta no dia a dia é imprescindível para evitar surpresas. Mantenha uma boa relação com os seus vizinhos, além de ser agradável, é possível estabelecer algumas medidas coletivas de segurança.

A sua propriedade e as demais podem se unir para financiar um sistema mais amplo de segurança, por exemplo. Inclusive, os vizinhos podem avisar uns aos outros se perceberem algo diferente acontecendo.

Ao contratar colaboradores para trabalhar na sua propriedade, é importante saber mais sobre eles. Como eles estarão presentes diariamente na sua fazenda, pode ser arriscado não saber de onde são e seus objetivos. Lembre-se, ainda, que boas relações te ajudam a ter olhos e ouvidos em mais lugares, informações também ajudam a evitar riscos.

Atenção!

Se mesmo com todas as medidas de segurança que indicamos você identificar algum movimento suspeito na sua propriedade, chame a polícia. Qualquer tipo de invasão ou ameaça deve ser contida por profissionais.

Reagir a assaltos ou tentar impedir roubos pode ter um custo muito alto, a sua vida. Então, já sabe, se estiver em dúvidas a respeito de algo fora do comum, ligue para a polícia e aguarde em um local seguro.

Com essas dicas a sua propriedade vai se tornar muito mais segura!

Fonte imagem: beefpoint.com.br