Quais São as Principais Diferenças Entre os Cowboys Tradicionais e os Modernos?

Você sabe diferenciar um Cowboy tradicional do moderno?
Cowboy tradicional e moderno: conheça suas principais diferenças

O estilo country tem estado em evidência nos últimos anos, tornando-se uma grande influência para a moda, cinema, séries, entre outros setores. Podemos dizer que o estilo essencialmente rural tem chegado ao asfalto e sido integrado cada vez mais ao dia a dia das cidades. Com esse movimento de assimilação, algumas características dos cowboys tradicionais têm sido adaptadas, dando origem ao que chamamos de cowboys modernos.

Essas adaptações se deram pelo fato de que os ditos cowboys modernos passam mais tempo nas grandes cidades, em alguns casos são moradores delas. As roupas e acessórios passam por transformações que as tornam aptas para esses cenários. Que tal conferir quais são as principais diferenças entre os cowboys tradicionais e os modernos?

Cowboys Tradicionais x Cowboys Modernos: Quais São as Principais Diferenças?

Botas

As famosas botas de cowboy tradicionais são desenhadas para quem tem uma rotina pesada no campo. Esses calçados são um tanto desconfortáveis, devido ao seu formato afunilado no bico que aperta os dedos e ao salto traseiro, que pode causar dores nos calcanhares depois de um longo período de uso. A função dessas botas é oferecer mais segurança para que os cowboys cheguem até os bezerros.

Em contrapartida, os cowboys modernos contam com botas mais confortáveis, mas que não são adequadas para longas caminhadas ou para o trabalho. Os calçados que recebem a alcunha de fashion se caracterizam pela maior ornamentação, uso de mais cores e a possibilidade de integrar looks próprios para festa. Um único cowboy deve ter os dois tipos de botas, já que nessa vida há tempo para trabalhar e para curtir, não é mesmo?

Estilo do Campo

Quando analisamos o visual dos cowboys tradicionais, em termos de roupas, podemos encontrar algumas diferenças em relação aos cowboys modernos. Antes, o estilo estava ligado ao trabalho e ao campo, essencialmente. O tempo foi responsável por algumas mudanças, com isso as roupas foram se tornando mais modernas.

Uma forma bem simples de perceber isso no Brasil é através do estilo de roupas dos cantores sertanejos. Se nas décadas de 1970 e 1980 esses artistas tinham um visual com chapéu e camisa xadrez, atualmente apostam em looks mais modernos com peças destroyed (com alguns rasgos e desgastes). Além da preocupação de estar pronto para o trabalho, os cowboys modernos ficam atentos para ter uma aparência interessante e se sentirem bonitos.

Camisa x Camiseta

No guarda-roupa de boa parte dos cowboys tradicionais, as camisas dominam, já as produções dos cowboys modernos têm uma presença mais forte das camisetas. As camisas com estampa xadrez se consolidaram ao longo dos anos como parte do visual de cowboy, contudo, os mais modernos têm apostado em usar o seu chapéu junto com confortáveis camisetas.

Chapéu

Difícil pensar num cowboy sem um chapéu? Realmente, de tradicionais a modernos, os cowboys não largam esse acessório, no entanto, podemos encontrar diferenças entre os modelos. Por exemplo, os cowboys de estilo mais tradicional gostam de chapéus como o cattleman (aquele que tem três vincos na parte de cima) e o gus (sua coroa é alta e conta com três recortes profundos).

Para os cowboys mais modernos, os chapéus que deixam o rosto mais em evidência, como o pinchfront (com reentrâncias profundas nas laterais), se mostram escolhas mais interessantes. Claro que a escolha do chapéu tem muito a ver com gosto pessoal, mas também reflete a inclinação para o gosto mais tradicional ou moderno.

Toque de Rock

Com o passar dos anos, o estilo country foi se transformando e incorporando características de outros estilos. Hoje, não é incomum ver alguns cowboys que, mesmo seguindo esse estilo, têm algum toque de rock em seu visual. As roupas e os acessórios country que receberam esse toque se tornaram mais modernos e com mais atitude. Chapéus, botas e camisas passaram a contar, em alguns casos, com figuras de caveiras, por exemplo. Assumir e usar essas influências indica um estilo mais moderno do cowboy.

Ocupações

Os cowboys tradicionais trabalhavam, de maneira geral, no campo realizando tarefas, como cuidar de animais. Hoje em dia, os cowboys podem ter as mais variadas ocupações e muitos dos que se definem como tal nem mesmo vivem no campo. Não é raro ver ditos cowboys que trabalham em empresas das cidades grandes e extravasam seu gosto pelo campo nos finais de semana nas baladas e shows sertanejos que apresentaram grande crescimento nos últimos anos.

Influência de Cowboy

Com o crescimento da divulgação do estilo country na mídia nos últimos anos, se observou uma influência da moda de cowboy. Mesmo pessoas que não têm afinidade com o campo podem, em algum momento, se identificar com algumas peças do vestuário e adaptá-las para a sua realidade. Essa interação é muito interessante para que haja reconhecimento do country enquanto estilo, assim como torna mais dinâmica a maneira como as pessoas se expressam.

Você é um cowboy tradicional ou moderno? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *