Poda de árvores frutíferas
Curiosidades

Poda de árvores frutíferas: aprenda fazer de forma correta

A poda de árvores frutíferas é fundamental para a preservação da saúde delas, vez que foca em remover os ramos quebrados e/ou doentes. Manter esses ramos significa comprometer a boa saúde das plantas. Continue lendo para conhecer a forma mais adequada de realizar a poda.

Poda de árvores frutíferas: por que é importante?

A poda das árvores frutíferas consiste em um processo de cortar partes da planta (como folhas, galhos e tronco) que não estão saudáveis. Não realizar a poda pode comprometer consideravelmente a qualidade dos frutos e a saúde da árvore como um todo. Basicamente, as partes que estão comprometidas devem ser removidas.

Contudo, a poda deve ser feita observando alguns cuidados, de maneira a não causar outros danos às árvores. Saber qual é o momento certo para fazer esses cortes é imprescindível.

As plantas podem ser prejudicadas pela realização de podas exageradas ou inadequadas. Quando o processo é feito sem cuidados, pode deixar a planta exposta e desprotegida antes da cicatrização.

Tipos de poda

Quem deseja investir no cultivo de frutas deve ficar atento aos diferentes tipos de poda existentes. O tipo escolhido depende do objetivo que esse procedimento tem, a seguir apresentaremos os principais.

Poda de formação

Na poda de formação o objetivo é adequar o tamanho dos galhos e tronco para a colheita das frutas. É uma forma de facilitar esse trabalho e permitir que a planta fique mais arejada e bem iluminada.

Poda de frutificação

Trata-se da poda que objetiva melhorar a qualidade dos frutos através do controle da produção. É importante que a planta não produza tantos frutos para não comprometer o sabor.

Poda de rejuvenescimento e reconstituição

É a poda em que são removidos ramos doentes, improdutivos e que têm fungos. A copa da árvore pode ser reformada nesse processo, para isso basta dar atenção aos galhos principais. Porém, como se trata de uma poda considerada radical, tende a ser feita apenas quando vai ser feito o transplante das plantas já adultas.

Poda de limpeza

Dentre todas é a poda mais suave sendo feita com tesoura, seu objetivo é promover a limpeza da árvore. O objetivo é remover os galhos doentes ou que estão dificultando a colheita.

Como deve ser feita a poda adequada?

A poda de árvore frutífera deve ser feita com ferramentas adequadas, o ideal é contar com uma tesoura de jardim afiada. Se a árvore em questão for mais jovem, o ideal é que a tesoura esteja bem afiada para conseguir remover os galhos com mais precisão.

Para as árvores mais velhas o ideal é usar ferramentas como serrotes e serrilhas de jardinagem. A seguir listamos o passo a passo de como a poda adequada deve ser feita.

1 – Observe a árvore

Antes de iniciar o processo de poda da árvore é importante analisá-la criteriosamente. Observe os galhos e nunca corte aqueles que fazem parte da estrutura principal. Geralmente, esses galhos são mais grossos, a partir deles nascem os outros galhos.

2 – Corte os problemas

Tendo feito essa análise, é importante realizar o corte dos galhos que apresentam partes quebradas e/ou comprometidas. Esses galhos dificultam a absorção de água e nutrientes pelas árvores comprometendo a sua saúde e o seu crescimento.

3 – Atenção aos galhos sobrepostos

É válido também retirar os galhos sobrepostos, uma vez que eles podem atrapalhar a circulação do ar na árvore. Essa remoção é muito importante porque galhos acumulados podem causar o ataque de insetos e fungos.

4 – Escolha a melhor época

O ideal é realizar a poda nos períodos em que o metabolismo das plantas é mais lento. Então deixe para podar suas árvores frutíferas no outono e inverno.

5 – Atenção à casca

Ao podar uma árvore frutífera, é importante se atentar para o fato de que não se deve remover a casca, pois a função dela é proteger a planta.

Boas práticas de poda de árvores

Quando for podar árvores, é essencial estar com as ferramentas bem afiadas para evitar machucar as plantas sem necessidade. Ao usar as ferramentas para cortar ramos doentes, lembre-se de esterilizá-las, assim evita contaminar áreas saudáveis da planta. Para finalizar, aplique na planta produtos à base de cal virgem ou cobre, esse cuidado previne o ataque de fungos.

O trabalho de poda se reflete em uma produção mais profícua e com mais qualidade. A planta se torna ainda mais produtiva e os frutos mais saudáveis. É importante manter uma rotina de podas, mas sempre se atentando para os cuidados mais relevantes.

Essa “limpeza” elimina tudo o que não está contribuindo para o bem-estar das plantas. Com uma poda bem feita, é possível reduzir a incidência de fungos e outras pragas.

Gostou de conhecer mais sobre as podas e como elas podem ajudar na produção das árvores frutíferas?

Fonte imagem: wilkes.ces.ncsu.edu