Corredor de Baias
Curiosidades

Saiba como manter o corredor de baias mais seguro

O corredor de baias é um lugar que merece atenção especial quando se trata de garantir mais segurança para seus animais. Algumas armadilhas podem passar despercebidas e gerar riscos também para os visitantes e tratadores. Continue lendo para saber como tornar esse corredor mais seguro. 

Corredor de baias: dicas de como mantê-lo mais seguro

Um corredor de baias mal projetado pode representar um grande risco tanto para os equinos quanto para as pessoas que interagem com eles como visitantes e tratadores. Para quem tem dúvidas sobre como eliminar esses riscos, listamos a seguir dicas de como manter esse lugar mais seguro. 

1 – O espaço deve ser confortável

Ao projetar o estábulo é fundamental considerar a largura ideal do corredor de baias, esse espaço pode variar de acordo com as necessidades do proprietário. É essencial que sejam considerados pontos como a quantidade de equinos que deverão ser comportados no espaço e quantos cavaleiros vão circular pelo espaço ao mesmo tempo. Seja razoável ao pensar no espaço para evitar desconforto e aperto.  

No caso de estar construindo uma cocheira particular, somente para você e sua família circular, não precisa ser tão espaçosa. Contudo, isso muda completamente se estiver construindo um haras ou uma hípica. Nesse caso, o espaço precisa ser muito mais amplo para abrigar um número maior de cavalos e ginetes ao mesmo tempo. 

2 – Outros usos do corredor de baias

Outro ponto que deve ser considerado quando se está projetando o corredor de baias diz respeito aos usos que o mesmo terá. O local será utilizado somente para a circulação dos cavalos e visitantes? Há casos em que o corredor pode ser utilizado para a circulação de algum tipo de maquinário. Os cavalos serão amarrados por lá? Pense nisso ao definir a largura do corredor.

3 – Piso de qualidade

A escolha do piso para o estábulo é fundamental para garantir a segurança e conforto dos animais. É essencial que o piso seja durável, mas sem ser demasiadamente rígido para não maltratar as patas dos cavalos. Deve ter certa maleabilidade, mas não tanto para não potencializar a tração do cavalo. Outro ponto fundamental é que essas características sejam preservadas mesmo quando o piso estiver molhado.

Um dos tipos de piso mais escolhidos para o corredor de baias é o piso intertravado de borracha que possui durabilidade prolongada. Uma opção mais econômica é adquirir tapetes de borracha que apresentam a mesma durabilidade. Uma alternativa que vários proprietários de haras adotam. 

4 – Espaços de armazenamento

Os espaços de armazenamento são relevantes para organizar o corredor de baias, contudo, dependendo de como estão dispostos, podem tornar o espaço inseguro para os cavalos e tratadores. O ideal é que esses espaços não fiquem no corredor para não criar armadilhas. Para quem já tem o estábulo pronto a dica é pensar com criatividade como tirar esses espaços de armazenamento do caminho.

5 – Iluminação

A iluminação é essencial para manter a segurança no espaço, vale a pena investir um pouco mais em luzes gerais de qualidade para iluminar completamente o corredor. Janelas e claraboias têm um papel importante na iluminação, contribuindo ainda para reduzir a conta de eletricidade.

6 – Crie uma área de escovação de cavalos

Independentemente das raças de cavalos que usarão as baias é fundamental que o estábulo possua uma área para a escovação dos animais. Você pode criar ou modificar um espaço para ser essa área que, além de ser usada para a escovação, também pode ser usada para medicar seus animais. Ter um local específico para essas atividades é importante para não as realizar no corredor. 

É válido dizer que essa é uma medida que vai além de conforto e também é fundamental para tornar seu estábulo mais seguro. Quando as cocheiras e os corredores são inseguros podem resultar em graves acidentes com os seus cavalos. Dê uma atenção especial para a adequação do espaço. 

7 – Áreas individuais de alimentação

Por fim, chegamos ao tópico a respeito da alimentação dos cavalos no corredor de baias. O ideal é evitar o modelo construtivo, que concentra a alimentação de todos os animais em um único ponto. Isso pode levar a uma situação em que nem todos os conseguem se alimentar como deveriam. A competição entre os equinos pode fazer com que apenas os mais fortes tenham acesso ao alimento.

O ideal é investir em locais individuais para alimentação dos equinos com a separação de divisórias. Dessa forma, todos os cavalos conseguirão se alimentar e haverá, inclusive, a possibilidade de pensar em alimentações específicas para cada animal. O acompanhamento de um veterinário te ajudará a definir melhor a alimentação dos seus equinos no tocante a informações nutricionais.

Com essas dicas você conseguirá deixar o corredor de baias mais seguro para seus cavalos, tratadores e visitantes!