Estábulo
Curiosidades

Saiba como montar e as principais características de um estábulo

O estábulo pode ser entendido como a casa dos equinos em propriedades como fazendas, haras e sítios. Deve ser um local vedado e seguro para que os animais possam descansar com tranquilidade de sua rotina, evitando o estresse. Continue lendo para saber como montar e quais as características principais desse espaço.

Estábulo: conheça as principais características 

Confira a seguir quais são as principais características de um estábulo para seus equinos. 

1 – Atenção à qualidade das instalações dos animais

Os cavalos geralmente utilizam a estrutura do estábulo para se alimentar e descansar, atividades fundamentais para a manutenção da boa saúde dos animais. Dê uma atenção especial para o tamanho de cada baia, o espaço individual que será usado por cada animal. 

O ideal é que as baias tenham no mínimo 4×4 metros para evitar que os equinos fiquem estressados durante o confinamento. Não conseguir se movimentar como desejado pode se tornar um fator de irritação para seus cavalos, podendo torná-los agressivos. 

2 – Portas dos boxes do estábulo

O tipo de portas ideal para os boxes do estábulo é aquela que se divide em dois segmentos, uma superior e outra inferior. É importante que os dois segmentos sejam independentes, de maneira que você possa abrir um enquanto mantém o outro fechado. 

A porta superior serve para que seu cavalo possa observar o ambiente, assim como para promover a circulação de ar na baia. Essa porta deve permitir que o cavalo coloque a cabeça para fora. A porta inferior deve ficar fechada para que os cavalos não fujam caso fiquem assustados com alguma coisa. Mantendo essa porta fechada não é necessário deixar seus cavalos amarrados.

3 – Divisórias de grades

O desenvolvimento dos cavalos se torna muito mais positivo quando há um relacionamento entre eles. A dica, nesse caso, é apostar no uso de divisórias de grades que permitem que eles se vejam e interajam entre si. Ao longo do tempo você perceberá que os cavalos se tornarão mais sociáveis. 

4 – Circulação de ar e iluminação do estábulo

O ideal para uma boa iluminação no seu estábulo é trabalhar com um projeto de iluminação natural (com grandes janelas) e artificial (com lâmpadas). As janelas têm um papel também de promover a circulação de ar dentro do estábulo, tornando as baias mais agradáveis para seus equinos. 

Algo importante de ressaltar é que não precisa deixar as lâmpadas acesas durante a noite, pois os equinos enxergam bem mesmo com pouca luminosidade. Também é interessante apostar no uso de telhas de vidro para tornar mais fácil a passagem da luz natural. Além de ser bom para os animais receber luz natural, também contribui para que sua conta de luz venha mais baixa. 

Conheça os equipamentos para montar um estábulo 

A seguir vamos apresentar os principais equipamentos para montar um estábulo prático e confortável.

Cochos e bebedouros

Os cavalos se alimentam dentro do estábulo e, por isso, é necessário pensar na estrutura destinada para esse momento. O ideal é que eles tenham cochos e bebedouros individuais para que consigam se alimentar sem animosidade e disputas entre si. 

Os cochos (para comida) e bebedouros (para água) devem ficar a uma altura entre 30 e 60 cm em relação ao chão. A profundidade ideal desses equipamentos é de 20 cm. Os equinos poderão se alimentar com muito mais comodidade e conforto observando essas medidas. 

Higiene dos estábulos

A higiene dos estábulos é fundamental para manter a boa saúde dos seus animais. Para isso, tenha o hábito de trocar a cama dos cavalos uma vez a cada 15 dias e realizar uma limpeza diária. Eles não podem ficar em contato com as fezes e urina.

Todos os dias, realize a desinfecção dos cochos evitando, assim, a proliferação de fungos que podem levar seus cavalos a desenvolver doenças. Quando resíduos de sujeira ficam muito tempo no piso em contato com os animais, podem causar problemas. 

Espaço de circulação

O corredor de baias do estábulo deve ter largura adequada para a quantidadse de cavalos, tratadores e visitantes que irão circular ao mesmo tempo. O espaço não pode ser demasiadamente apertado, pois isso pode gerar desconforto e, até mesmo, acidentes no manejo cotidiano dos animais. Lembre-se de que o estábulo é como a casa dos seus cavalos, devendo ser dessa forma confortável e adequado para os equinos. 

Segurança

Antes de fazer a instalação dos seus animais no estábulo, é importante verificar questões básicas de segurança. O piso deve ser adequado para as patas dos seus cavalos, não pode ser escorregadio e nem demasiadamente duro para não levar a uma tração intensa. Observe se há espaços de armazenamento em posições inadequadas no corredor que podem levar a acidentes. 

Com essas dicas você já consegue montar um estábulo confortável e seguro para seus animais!