Curiosidades

O surgimento do country no Brasil

Cultura Country - Quando ele começou no Brasil?
O início do cultura Country no Brasil – Crédito da imagem: http://blogmail.com.br/

Apesar de ser considerado rural, o estilo country de vida que envolve desde vestuário até o cinema está inserido há muito tempo no cenário urbano. Inspirando composições de roupas, músicas, filmes de gerações em vários locais do mundo.

Logo que os ingleses chegaram à terra que hoje é chamada de Estados Unidos acharam por bem bombardear os índios com a cultura deles. Eram sapatos, casacos e esporas para todos os lados. E aos poucos isso começou a fazer parte do DNA do país.

Pouso em terras brasileiras

Para entrar no Brasil foi fácil, pois não é complicado adaptar esse estilo de vaqueiro às cidades interioranas brasileiras.

Nos anos 70, surgiram boates e casas noturnas que ofereciam música e cultura country diretamente da terra do Tio Sam.

Além da música, a literatura e, principalmente, o cinema tiveram grande papel na introdução dessa cultura em terras tupiniquins. Os filmes de faroeste ou western lotavam salas de cinema e atraíam o grande público.

Continue lendo esse post para entender melhor como essa cultura ficou forte o suficiente nos Estados Unidos para que pudesse influenciar outros países do mundo. E por outros países, incluímos o Brasil.

Western nas telonas

Entre as décadas de 40 e 70, os filmes de faroeste ou western fizeram muito sucesso internacionalmente. Os índios (nativos norte-americanos), homens da lei e xerifes, caçadores de recompensas, foras da lei, bandidos e cidadãos normais fazem parte do elenco desse tipo de filme. Em alguns filmes, os índios, que são os povos originais da terra, fazem o papel de malvados da história. Impossível esquecer os saloons com as portas estilo bang bang e cheios de homens bebendo.

Aqui no Brasil e em Portugal, esse gênero cinematográfico ficou conhecido como faroeste, que nada mais é do que a junção aportuguesada de “far” com “west”. Logo mais explicaremos o que significa a expressão faroeste. Porém, você também pode ter ouvido ou lido o termo “bang bang” que faz referência ao som das balas disparadas das armas usadas nos filmes. O termo bang bang também inspirou o nome das portas que são iguais as das entradas dos saloons, que falamos mais acima.

A película de 1903, “Kit Carson”, foi o primeiro filme considerado faroeste nos estados Unidos. “O Grande Roubo do Trem” (Great Train Robbery) de 1963 e com direção de Edwin S. Porter já foi considerado o segundo filme do gênero, porém o primeiro sucesso.

Existem ainda outros clássicos dessa era de ouro é “Sete Homens e um Destino” (The Magnificent Seven) de 1960, que foi dirigido por John Sturges. Detalhe: foi feito um remake dessa película em 2016 com direção de Antoine Fuqua.

Também é impossível se esquecer do ano de 1962 que presenteou o cinema com “Pistoleiros do Entardecer” (Ride the High Country), dirigido por Sam Peckinpah e “O Homem Que Matou Facínora” (The Man Who Shot Liberty Valance), que contou com a dupla implacável John Ford na direção e John Wayne no elenco. Fizemos um post sobre o John Wayne. Conheça mais esse saudoso astro.

Ainda temos que citar “Por um Punhado de Dólares” (A Fistful of Dollars) dirigido por Sergio Leone e lançado em 1964, “Shenandoah” de 1965, que conta com a direção de Andrew V. McLaglen e “Meu Ódio Será Sua Herança” (The Wild Bunch) de 1969 que tem direção de Sam Peckinpah.

E fique atento, pois os filmes western produzidos na Europa, os chamados Spaghetti Westerns, não tinham o mesmo propósito que os dos Estados Unidos.

Afinal, o que significa faroeste

Ao desmembrarmos a palavra “faroeste” é possível entender o que ela expressa culturalmente. A palavra “far” em inglês tem sentido de “longe” ou “distante”, já a palavra “west” em inglês quer dizer “oeste”, ou o famoso ocidente. Algumas interpretações mostram que olhando um mapa dos Estados Unidos e analisando o contexto histórico da colonização, o lado ocidental do país é menos urbano, já o oriente é mais urbanizado.

Vasta abrangência

E não é só nos filmes que a cultura country está introduzida. Programas de TV e outras formas de arte usam esse estilo tradicional como referência. Na literatura, por exemplo, os romances de Karl May e Max Brand foram usados em literaturas populares. E alguns estudiosos consideram “The Virginian”, de Owen Wister, lançado em 1902, como primeiro romance do estilo.

Nas passarelas nacionais e internacionais

Na indústria da moda, é possível ver essa inspiração com facilidade. Botas de couro, chapéus country, calças jeans, camisas xadrez, cintos com fivela e coletes fazem parte do vestuário de quem é fã do estilo sertanejo. É fácil identificar esse tipo de composição de roupas em festas de peão e em eventos, shows e baladas do sertanejo.

A música sertaneja

No Brasil, temos a tradicional e harmônica música caipira. Leia mais sobre o estilo aqui. Porém, não há como negar que a música country tem grande influência na música sertaneja brasileira mais atual, principalmente com o chamado sertanejo universitário.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *