Planta representando a Evapotranspiração
Curiosidades

O que é e qual a importância da evapotranspiração?

Você sabe o que é o processo de evapotranspiração? Se ainda não conhece esse conceito, saiba que ele é muito importante para as plantações. Continue lendo para entender como esse processo acontece e qual é a sua importância.

O que é evapotranspiração?

A evapotranspiração consiste no processo de evaporação da água da terra, somada à transpiração da vegetação. Esse processo age devolvendo a água à atmosfera, ou seja, tem relação direta com o ciclo da água.

Como acontece o processo de evapotranspiração?

Como vimos acima, a evapotranspiração consiste na evaporação da água do solo em conjunto com a transpiração dos vegetais. É um processo mais comum nas regiões que apresentam médias de temperatura mais altas e chuvas abundantes.

Os fatores que devem ser considerados nesse processo são a disponibilidade de água no solo e a fase de desenvolvimento da vegetação. Nas áreas de matas e florestas, a transpiração vegetal varia conforme a quantidade de folhas de cada planta. O estado em que essas folhas se encontram também tem importância.

A taxa de transpiração em culturas agrícolas varia de acordo com as fases (semeadura, crescimento, maturidade e colheita). A estação do ano também apresenta influência sobre o processo de evapotranspiração. Os produtores agrícolas devem ficar atentos para esses fatores para que possam administrá-los e, assim, ter melhores resultados.

Evaporação e transpiração

O processo de evapotranspiração está intimamente relacionado ao processo de evaporação da água do solo e de transpiração das plantas. Vamos conhecer melhor esses dois processos que combinados dão origem a evapotranspiração?

Evaporação

A evaporação consiste no processo de mudança de estado físico da água de líquido para gasoso. Então, após esse processo a água passa para o estado de vapor da água. Esse processo acontece em rios, lagos, oceanos, solos e vegetações. Trata-se de uma transformação endotérmica (em que acontece a absorção do calor).

Transpiração

O processo de transpiração é biofísico, nele a planta expele a água excedente por meio das suas folhas. Devemos observar que a folha é a principal superfície de contato que uma planta possui. Os estômatos e a cutícula são responsáveis pela transferência da água usada no metabolismo.

A transpiração das plantas é afetada diretamente pela abertura e fechamento dos estômatos. Se fechados, os estômatos impedem que ocorra a perda de água pela transpiração. Contudo, também impedem a entrada de dióxido de carbono.

O processo de transpiração também está relacionado à absorção de gás carbônico pela folha. Esse processo é essencial para que a planta possa fazer fotossíntese. A transpiração das plantas pode ser entendida como um “mal” inevitável.

Transpiração em excesso pode ser prejudicial para os vegetais. Em alguns casos, pode gerar desidratação das plantas e levá-las a óbito. Esse processo deve ocorrer na medida para não gerar prejuízos para os vegetais e afete a sua saúde.

A evapotranspiração na Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta, uma parte considerável dela se encontra no território brasileiro. Sendo uma floresta de grande porte, a Amazônia é responsável por formar massas de ar com vapor de água. Essas massas são conhecidas como “rios voadores”.

O calor do Sol leva a evaporação das águas do Oceano Atlântico. Esse vapor formado entra no continente em decorrência da ação dos ventos alísios. A coluna de ar úmido proveniente do oceano recebe, então, a umidade que é liberada pela transpiração das árvores da floresta.

São os “rios voadores” que garantem que a água se desloque para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Contudo, o aumento do desmatamento da Amazônia nos últimos anos vem ameaçando o trabalho dos rios voadores. A derrubada das árvores vem afetando o regime de chuvas em todo o Brasil.

Por que a evapotranspiração é importante?

O processo de evapotranspiração é fundamental para o ciclo da água. Através dele, uma quantidade significativa de água volta para a atmosfera. O retorno da água para a atmosfera contribui para a formação de nuvens, ajudando a regular o regime de chuvas.

A evapotranspiração é um processo necessário para a manutenção da umidade atmosférica. Auxilia também na manutenção de microbacias e desenvolvimento de plantações. De acordo com estudos, em torno de 70% da água que retorna para a superfície terrestre através de precipitação é originária da evapotranspiração.

Esse processo também é importante como indicativo, pois através da mensuração da evapotranspiração é possível fazer estimativas da capacidade de aquíferos ou reservatórios. A partir dessas avaliações, é possível identificar e tomar medidas para contornar eventuais fases de escassez.

O processo de evapotranspiração pode servir de base ainda para o desenvolvimento de projetos de irrigação para a agricultura e disponibilidade de água para a população. Sendo assim, a evapotranspiração é essencial tanto por seus efeitos quanto por seu caráter de análise.

Agora você conhece o processo de evapotranspiração e a sua importância!