Como implantar a pecuária sustentável?
Animais

Saiba como implantar uma pecuária sustentável

A pecuária sustentável é um conceito que está ganhando mais espaço no agronegócio. Além de ser essencial no contexto das mudanças climáticas, também representa a possibilidade de reduzir custos para os criadores. Continue lendo para entender mais sobre o conceito e como implantá-lo.

O que é pecuária sustentável?

O conceito de pecuária sustentável refere-se a adoção de boas práticas de criação e manejo para reduzir os impactos ao meio ambiente. Em pleno desenvolvimento, ainda existem questões que precisam ser melhor definidas dentro desse conceito. 

As bases para a implementação de um estilo pecuário sustentável estão em utilizar técnicas humanizadas e regenerativas. Essas técnicas são positivas para o meio ambiente e também geram potenciais economias para os criadores.

E não podemos deixar de mencionar que a sustentabilidade está se tornando um conceito cada vez mais forte no mercado. Os consumidores estão dando preferência para o consumo de itens alinhados com a preservação do meio ambiente. 

Então esse tipo de pecuária pode se refletir também em aumento de participação no mercado. Atualmente, tornou-se muito mais fácil rastrear as origens dos produtos disponíveis em supermercados. 

Por que adotar a pecuária sustentável?

As mudanças climáticas já são uma certeza e uma presença em nossas vidas. Estudos focados nos efeitos do aumento de temperatura do planeta no agro identificaram a possibilidade de aumento de custos de produção de carne bovina em até 160%. 

Além disso, se o ser humano não adotar medidas para conter essas mudanças, tornará bastante difícil criações como a de gado. As regiões desérticas e de savanas tendem a aumentar em decorrência da subida das temperaturas médias. As pastagens serão degradadas, dificultando alimentar os animais.

As secas severas se tornarão mais comuns em um contexto de temperaturas mais elevadas. Então os criadores que adotam medidas sustentáveis hoje estão se preparando para o futuro. 

Como já mencionamos, essa é uma forma de tornar a sua marca e os seus produtos mais atraentes para os consumidores que vêm buscando alternativas sustentáveis. É um círculo virtuoso em que o planeta e o criador saem beneficiados.

Como implantar a pecuária sustentável?

Os criadores que desejam adotar um sistema de pecuária sustentável devem investir num estudo prévio. É preciso compreender primeiro qual é o impacto da produção atualmente e como reduzi-lo. Esse conhecimento é essencial para compreender como os danos podem ser reduzidos em médio e longo prazo.

Esse sistema de pecuária com foco na sustentabilidade permite agregar valor à produção assim como minimizar os danos causados ao meio ambiente.

Confira a seguir algumas dicas de medidas que contribuirão para a implantação da pecuária sustentável em sua propriedade.

Integração lavoura-pecuária-floresta

Os sistemas agroflorestais adotados permitem a interação da produção agrícola e/ou animais com a terra e as árvores. Esses sistemas podem ser implementados sequencial ou simultaneamente ao desenvolvimento da plantação ou da criação. Assim a produção por hectare é potencializada de forma sustentável.

É uma forma de trabalhar que reduz os impactos da atividade agropecuária e também gera valor através da melhoria da qualidade dos produtos. Nesse sistema de pecuária sustentável a produção de carne vermelha se torna mais alinhada com a preservação do meio ambiente.

Integração com a floresta (ILPF)

Manter a floresta em pé e integrá-la a produção pecuária contribui para frear as mudanças climáticas e ainda gera mais qualidade de vida para o gado. As árvores produzem uma agradável região de sombra para o gado. 

Manejo de pastagem

Realizar um manejo de pastagem sustentável contribui para a saúde dos seus animais e também para superar mais rapidamente períodos de secas. 

Pastoreio racional

É um sistema que se caracteriza por uma proposta de equilibrar as relações entre solo, capim e gado. Trata-se de uma forma de chegar a uma maior sustentabilidade da sua produção. 

Preservação dos recursos hídricos

O armazenamento da água em reservatórios contribui para reduzir o processo de erosão e assoreamento dos cursos de água. Também contribui para gerar grande economia para a produção da propriedade.

Diminuição do desperdício de energia elétrica

Uma forma bastante significativa de contribuir para um mundo mais sustentável é reduzir o desperdício de energia elétrica. O produtor que adota medidas práticas para diminuir esse desperdício potencializa a sua capacidade produtiva por hectare. O atual sistema produtivo da propriedade deve passar por uma revisão completa.

Biodiversidade

Com o aumento da biodiversidade é possível reduzir as chances de desenvolvimento de pragas e também de doenças nos animais. A pastagem tende a se tornar melhor e fortalecida também. A qualidade da carne produzida é outro fator que merece ser destacado.

O investimento em um sistema de pecuária sustentável se reflete em grandes ganhos, tanto para o planeta quanto para o produtor. Dessa forma é interessante buscar a orientação de profissionais especializados nesse tema para iniciar a sua transformação. 

Com essas dicas você já pode iniciar o projeto de pecuária sustentável para a sua produção. Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com