Estilo country feminino: cowgirl próxima de um cavalo
Moda Feminina

06 Curiosidades sobre o estilo country feminino

Repleto de inspirações, o estilo country feminino é versátil, contemporâneo e dono de elementos únicos. Se você quer saber mais sobre o visual de bota e chapéu das cowgirls continue lendo. Vamos descobrir de onde surgiu esse visual icônico?

Estilo country feminino e suas curiosidades

Você é uma cowgirl que capricha no seu look country sempre que vai a uma festa do peão ou em uma balada sertaneja? Já se perguntou de onde vem as inspirações das peças que não saem de moda? Continue lendo e confira!

1 – O xadrez da Escócia

A estampa xadrez é bastante recorrente no estilo country, mas você sabe qual é a sua origem? Esse padrão surgiu na Escócia, no século 16, nas saias chamadas “Tartã”.

Essas peças eram usadas como uma forma de aquecimento no inverno. Feitas de diversos materiais eram encontradas em várias cores. Você tem a sua camisa xadrez? 

2 – Origem da moda country

A moda feminina country foi bastante influenciada pelo estilo masculino. Por sua vez, o visual country dos cowboys se originou no estado norte-americano do Texas. Os primeiros a usarem bota de couro e chapéu foram os defensores do gado dessa região dos Estados Unidos.

Esses indivíduos apostavam em peças de jeans e couro porque precisavam de materiais resistentes. Atualmente, não tem como pensar no visual country sem associar com peças jeans e de couro, não é mesmo? Porém, esses materiais foram escolhidos por suas características de resistência e não pelo visual. 

3 – Bota é uma invenção persa

Você sabia que as botas foram criadas pelos persas? O calçado que é um dos principais símbolos da moda country teve sua origem muito antes das primeiras festas do peão.

Os primeiros registros de sapatos datam de cinco mil anos antes de Cristo na Mesopotâmia e Egito. Nesse mesmo período surgiram as primeiras botas. Os persas criaram as primeiras botas porque viviam nas montanhas e andavam a cavalo.

O frio e o estilo de vida deles criaram a necessidade de um calçado mais fechado. As botas passaram por diversas evoluções ao longo do tempo até chegar nos modelos que conhecemos hoje. As chamadas texanas são um grande hit na moda country.

4 – Bota para trabalhar com o gado

Por falar em botas texanas, é interessante mencionar que esse modelo foi criado com objetivos práticos para a atividade de boiadeiro, mas acabou se tornando item fashion. Também chamadas de bota de cowboy, a bota texana, se caracteriza por:

  • Ter bico fino;
  • Cano entre médio e longo;
  • Salto grosso (com inclinação leve para o lado de dentro);
  • O salto não ultrapassa os 5 cm.

O modelo se tornou popular nos pés dos vaqueiros dos filmes de faroeste e, atualmente, dos cantores sertanejos. Porém, o design foi pensado para atender as necessidades dos pastores de gado (boiadeiros). É uma variação da bota de montaria que oferece mais segurança e estabilidade para o trabalho.

5 – Chapéu de cowboy/cowgirl dos mongóis

O chapéu é um acessório que não pode faltar na produção de cowboys e cowgirls, não é mesmo? A origem desse acessório remonta a 2.000 a.C., nesse período os chapéus tinham abas largas e copas baixas. Os gregos usavam a peça para se proteger do sol.

Foi no período do pré-Renascimento que os chapéus passaram a ter modelos diversificados e se tornaram um indicativo de status social. Mas, e o chapéu de cowboy/cowgirl foi criado por quem? Se você acredita que foi uma invenção dos estadunidenses, saiba que está enganado.

Registros históricos levam a crer que esse modelo foi uma criação dos mongóis no século XIII. Porém, esse tipo de chapéu só se popularizou com a chegada dos ingleses nos Estados Unidos. Peças com um estilo mais rústico passaram a compor produções country deles e delas. 

6 – Franjas têm origem bíblica

Algo que não pode faltar no armário de uma cowgirl é uma peça com franjas. Elas adicionam movimento e estilo para os looks. Curiosamente, o primeiro registro de franjas em vestimentas aparece na Bíblia. Através de Moisés, Deus ordenou que os israelitas adicionassem esse detalhe às suas vestes.

As franjas também apareceram nas vestimentas das tribos indígenas americanas. Para esse povo, elas funcionavam como um tipo de calha para escoar a água da chuva. No âmbito fashion, se popularizaram através da estilista Coco Chanel, na década de 1920. 

O grande sucesso do ritmo musical do Charleston potencializou as franjas, elas davam movimento para a dança das melindrosas. Até hoje têm forte apelo visual pelo movimento que adicionam as produções.

Foi no cinema que passaram a fazer parte do visual dos cowboys. O ator William Cody foi responsável por eternizar a franja no estilo country no filme “Búfalo Bill”. Hoje o item não pode faltar nas produções country femininas. 

Gostou de conhecer mais sobre o estilo country feminino? Acesse outras postagens do blog Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pexels.com