Tamanho do Chapéu
Moda

Como saber o tamanho correto do chapéu?

Tamanho do Chapéu
Veja como saber o tamanho do chapéu

 

O chapéu country é o acessório mais importante no visual de um cowboy ou cowgirl, pois se tornou um símbolo para os apaixonados por esse universo. Porém, não basta escolher qualquer um e colocar na cabeça, é preciso se atentar ao tamanho correto do item, para que fique bonito e confortável. Continue acompanhando e descubra como realizar a medição do acessório na hora da compra para fazer a melhor escolha.

A importância de medir o chapéu country para comprar o tamanho correto

O chapéu é um acessório que precisa ser escolhido com cautela, pois influencia muito no conforto da pessoa que irá usá-lo. Em se tratando de moda country, os cowboys e as cowgirls costumam usar esse item em produções para rodeios, no dia a dia e também para proteger do sol durante a lida no campo, todas ocasiões em que ninguém deseja estar com um chapéu apertado ou solto na cabeça, correndo o risco de perdê-lo por aí.

Outro fator que torna a preocupação com as medidas necessárias é que, assim, é possível realizar a compra do chapéu em lojas online, sem experimentar, podendo ter acesso a um número maior de opções pelos melhores preços. Nesse sentido, você pode medir a sua cabeça e guardar essa informação, para sempre que for comprar um novo acessório precise apenas se atentar às especificações apresentadas no site.

Dicas para descobrir o tamanho correto do chapéu para você

Se está em busca de um chapéu novo para compor um look country cheio de estilo, siga as dicas que serão apresentadas a seguir para descobrir o tamanho correto para você. Em apenas poucos minutos terá essa informação e poderá investir em um acessório de qualidade, que poderá usar por muito tempo.

1 – Posicione um pedaço de barbante ou uma fita métrica cerca de dois dedos acima da orelha e meça a circunferência da sua cabeça. Lembre-se de segurar de modo que fique firme, mas sem apertar demais. Considere a forma como gostaria que o chapéu ficasse, sem pressionar, mas também sem ficar solto demais.

2 – Se usou um barbante, corte-o, deixando apenas o pedaço necessário para contornar sua cabeça. Então, use uma régua, trena ou outro instrumento de medida para saber quantos centímetros de circunferência a sua cabeça tem.

3 – Com a medida em mãos, é hora de compará-la com uma tabela específica de chapéus. Abaixo, veja uma tabela bastante completa, que conta com os seguintes padrões: nacional, americano, inglês e francês, além da versão para chapéus de cerneira elástica, com as determinações de tamanhos em PP, P, M, G e GG. 

Tabela Medida
4 – Se já tiver um chapéu em casa, ainda assim é importante fazer a medição, pois, mesmo que exista um padrão, os tamanhos podem variar de acordo com o fabricante e o material do qual o acessório foi feito, sem contar que o desgaste do uso pode fazer com que a peça laceie. Além disso, poderá comparar a medida da sua cabeça com a do chapéu, para ter uma resposta ainda mais clara sobre o tamanho ideal para você.

5 – Em caso de dúvida ou se a medida ficar em um número não redondo, opte sempre por um número acima, pois, como a diferença de um tamanho para outro é sútil, é melhor que fique um pouquinho folgado do que apertado e gerando desconforto.

Dica extra: quando se trata de bonés, que é um item também famoso dentro da moda country masculina e feminina, não é preciso ter essa preocupação com a medida, já que a grande maioria dos modelos possui um tamanho padrão e a opção de regulagem na parte de trás.

Outras características a serem consideradas ao comprar um chapéu

Agora que já sabe como descobrir o tamanho correto de chapéu, aproveite para conferir mais duas dicas para escolher a opção mais indicada para você.

Material – Esse é outro ponto importante a ser considerado na hora de fazer a sua escolha, pois, assim como acontece com as roupas, também existem chapéus mais indicados para épocas de frio ou calor. Os modelos feitos em lã e outros materiais com potencial de aquecimento são ótimos para o inverno. Já nas estações mais quentes, é indicado optar por aqueles feitos em palha ou com detalhes vazados, para permitir que a pele respire.

Cor – A grande maioria dos chapéus country disponíveis no mercado possui cores neutras, como branco, bege, marrom e preto. Embora sejam tonalidades realmente fáceis de combinar, é interessante que considere suas características pessoais, como tom de pele e dos cabelos. Partindo desse ponto, dê preferência aos chapéus em cores que criem um contraste e se destaquem, isso fará toda a diferença no seu visual.

O chapéu é, sem dúvidas, o ponto alto de uma produção de moda country feminina e masculina. Com essas dicas você estará pronto para fazer a melhor escolha e arrasar por onde for!

Imagem: https://www.shutterstock.com/home

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *