como encilhar cavalo passo a passo
Selaria

Saiba o passo a passo para encilhar um cavalo

como encilhar cavalo passo a passo

Você tem dúvidas de como encilhar um cavalo? Então, continue lendo para conferir um passo a passo bem simples de como encilhar os equinos com segurança. A colocação da sela deve ser feita corretamente, com cuidado para não irritar o animal, pois isso pode resultar em acidentes. Pegue a sela e vamos começar!

Encilha completa: Passo a passo

A encilha de cavalo deve ser feita seguindo uma sequência de passos, de maneira a não esquecer nenhum item, garantindo a segurança do cavaleiro e o conforto do animal. A seguir, você poderá conferir os passos detalhadamente.

Passo 1 – Colocação do bridão

O primeiro passo para encilhar o cavalo é a colocação do bridão (embocadura usada em equinos) sem as rédeas. A dica é optar por uma peça grossa, mas, ao mesmo tempo, leve e que possua pinças laterais. O bridão deve ser colocado pela lateral da boca do animal, evitando machucar sua gengiva.

Passo 2 – Colocação da manta

Tenha por hábito escovar os seus cavalos com frequência, isso contribui para reduzir a sensação de cócegas no momento de adicionar os itens de encilhamento, como a manta. A função da manta é evitar que a sela toque diretamente o dorso do animal, algo que pode ferir a sua pele. Exatamente por isso que as mantas geralmente têm revestimento de pelos, para não causar atrito, há diversas versões com acabamento interno de pelúcia.

Um truque para o equino não se irritar ou se incomodar com o encilhamento é permitir que ele cheire os itens antes de colocá-los. Leve a manta com cuidado e devagar até o focinho do cavalo, aguarde um tempinho para ele sentir o odor da peça. Na sequência, passe-a delicadamente pelo pescoço e dorso do cavalo, de um lado para o outro.
Posicione-a na cernelha (protuberância dos ombros) do cavalo.

Passo 3 – A sela

Assim como foi feito com a manta, é importante deixar o cavalo cheirar a sela antes de colocá-la. Verifique se a barrigueira e os estribos estão para cima, estando tudo certo, posicione-se do lado esquerdo do equino e coloque-a sobre as suas costas. É importante dizer que a peça deve ficar centralizada.

Passo 4 – Barrigueira e estribos

A barrigueira e os estribos devem ser puxados para baixo. Novamente, fique à esquerda do cavalo para enganchar o estribo (tipo de pedal usado pelo cavaleiro para subir no animal) esquerdo no pito. Passando sua mão por baixo do equino, puxe a barrigueira no seu sentido. Prossiga passando o látego esquerdo pela argola localizada na ponta da barrigueira e, em seguida, pela argola D. Faça isso duas vezes.

Puxe e então passe o látego por trás da argola D, direcionando para a esquerda, será necessário dar a volta pela frente. Mais uma vez, passe por trás e por dentro, tendo feito tudo certo, haverá uma ponta saindo pela argola. Puxe para baixo, passando por trás da alça que foi criada, é mais ou menos como o nó de uma gravata. Para deixar o equino mais tranquilo, vá conversando com ele em tom amigável enquanto vai colocando os itens.

Passo 5 – Apertando a cilha e a barrigueira

Neste passo para da encilha completa é necessário apertar de leve (levemente mesmo) a cilha, uma faixa de nylon ou cabedal contendo fivelas nas duas laterais, cuja função é manter a sela no lugar. Para saber se apertou na medida certa, verifique se consegue passar sua mão entre a cilha e o animal.

Na sequência aperte, levemente também, a barrigueira, deixe o cavalo dar uns dois passos e aperte um pouco mais. Essa medida é importante porque alguns cavalos tendem a estufar a barriga no momento de passar a barrigueira, deixando a sela solta. Não pode apertar muito para não causar desconforto no equino, isso poderia deixá-lo irritado ou fazê-lo desfalecer.

Passo 6 – Ajude o cavalo a ter desenvoltura

Por fim, depois de ter feito todo o processo de encilha do cavalo, faça com que o animal caminhe para se acostumar. Ao perceber que ele está caminhando com boa desenvoltura, prepare-se para montá-lo.

Dicas importantes

Confira, a seguir, algumas dicas relevantes para quem vai encilhar um cavalo.

– Posicione-se sempre ao lado do cavalo, jamais fique atrás do animal, pois ele pode se irritar com alguma coisa e desferir um coice;
– Antes de encilhar um cavalo é muito importante escová-lo para remover os pelos soltos e a sujeira, que podem causar atrito com a sela;
– Quando o cavalo a ser encilhado é muito largo, pode ser interessante amarrá-lo de ambos os lados, mas com tranquilidade para deixá-lo calmo;
– Faça um teste com a sela antes de montar para ter certeza de que está fixa e não ficará se movendo;
– Não deixe o animal amarrado e encilhado, pois, em alguns animais, isso gera uma sensação de medo,
– Tenha acessórios de montaria para tornar a experiência mais completa.

Gostou do passo a passo de como encilhar um cavalo? Deixe seu comentário!