Bota Texana
Moda

Guia completo sobre a Bota Texana

Bota Texana
Bota Texana – Saiba como usá-la.

A bota texana é um dos itens mais icônicos do estilo country, disponível para cowboys e cowgirls, se destaca pelo seu cano médio ornamentado e design que se encaixa confortavelmente aos pés. É um calçado perfeito para festas do peão e, também, para quem gosta de produções western mais fashionistas. 

Bota texana: guia completo para cowgirls

Quer montar um look country diferenciado e com muito estilo? Então, vale a pena incluir uma bela bota texana feminina à sua produção. Continue lendo e saiba tudo sobre essa bota!

O que é bota texana?

O design da bota texana facilita o seu calçar, as laterais são mais altas e arredondadas, apresentando abertura frontal, assim, basta puxar levemente para vestir o calçado. Algumas dessas botas, inclusive, contam com puxadores para facilitar a subida ou bifurcações. Trata-se de um item sem amarração e com salto quadrado, prático e bastante confortável para usar por várias horas. O solado pode ser tratorado. 

O cano dessa bota country é um dos seus diferenciais, sendo geralmente ornamentado com bordados, tecidos estampados, pinturas especiais, texturas, entre outros. O bico pode ser quadrado (seguindo um visual mais casual) e fino (seguindo um visual mais fashion). 

Como montar looks com a bota texana? 

A ornamentação faz com que seja uma bota western com uma proposta mais fashionista, podendo ser aquele toque especial para os seus looks de festivais sertanejos e festas do peão. Contudo, também pode ser usada em produções casuais. 

A escolha das peças da produção, podendo ser vestido e bota texana ou calça jeans rasgada e bota texana, depende da proposta que você deseja passar. Confira, a seguir, dicas de como usar essa bota em diferentes ocasiões com muito estilo. 

Looks casuais com bota texana

Como essa bota já chama bastante atenção, por ter seu cano ornamentado e um design diferenciado, é interessante apostar em peças realmente básicas para uma produção casual. Se você vai apenas a um barzinho com os amigos ou dar uma volta no shopping, pode apostar em calça jeans rasgada com uma lavagem clara ou uma calça jeans com lavagem escura. 

Complete o visual com camiseta de cor neutra, pode ser branca, preta ou cinza. Evite usar camisetas com estampas, pois pode ficar pesado junto com a bota que também tem bordados. Camisas xadrez com fundo escuro também podem funcionar, nesse caso, é válido usar camisas com a mesma paleta de cor da bota. 

Looks para festa do peão

Para uma produção de festa do peão ou show sertanejo, é interessante saber como usar bota texana e saia ou com um vestido de balada. Saias em formato de A em couro ou em jeans com lavagem escura são muito bem vindas nesse tipo de look. Complete com um top ornamentado com sobreposição de camisa xadrez ou, então, com um body. Para que não fique over, é interessante ter uma paleta de cores, ou seja, não usar várias peças de cores diferentes e que não conversam entre si. 

Se preferir um vestido, você pode tanto apostar em uma cor neutra que converse com botas texanas ou, ainda, optar por um vestido que seja de uma das cores presentes na estampa da bota. O ideal é conseguir um equilíbrio entre as cores da bota e da roupa, não dá para os itens ficarem muito destoantes entre si. 

Bota texana para cowboys

Há excelentes opções de botas texanas para os cowboys também, o cano ornamentado completa os looks mais festivos, mas também pode fazer parte de uma produção casual, para quem gosta de ter um estilo mais marcante. Para situações mais casuais, é interessante apostar em calça jeans western de lavagem clara com uma camisa básica de uma cor sólida (sem estampa). 

Já para o caso de uma festa do peão, nada melhor do que completar o visual com uma camisa xadrez, um cinto com fivela e, claro, o chapéu. O segredo para eles também é equilibrar as cores presentes no look para que não haja uma confusão visual. Quem segue uma linha mais discreta vai preferir usar essa bota em produções festivas.

Como cuidar da bota texana?

Em relação aos cuidados com esse calçado, é fundamental saber o que passar em bota texana, pois geralmente é feita de couro , não podendo ser limpa e armazenada de qualquer forma. A limpeza deve começar com uma passada de flanela macia e levemente úmida para remover os resíduos de sujeira. 

Ao comprar uma bota texana de couro, é interessante aplicar um produto impermeabilizante antes do primeiro uso para impedir que o calçado absorva água. Para evitar o ressecamento do couro, você pode usar pomadas e graxas específicas para esse material. Não use misturas caseiras e nem produtos que não sejam formulados para o couro, isso pode estragar a sua bota. 

Gostou desse guia completo sobre a bota texana? Cuide bem do seu calçado para que ele dure muito mais tempo! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/