Veja como lacear bota de couro de maneira simples e rápida

como lacear bota de couro

Comprou ou tem alguma bota de couro apertada? Confira nossas dicas e evite o sofrimento! (Foto: Shutterstock)

Comprar uma bota de couro é um excelente investimento, pois é um material resistente e com muito estilo. O couro por ser uma matéria-prima dura tende a ser pouco maleável de maneira que exige muitos usos para que se torne mais adequada ao formato do pé. Se você quer evitar o ‘sofrimento’ inicial de uso com a sua bota de couro confira as dicas que listamos abaixo de como laceá-la!

Dicas práticas de como lacear a sua bota de couro

Laceando a bota com calor

Nessa técnica usaremos o calor para deixar a bota de couro laceada. Comece vestindo um par de meias grossas, se não tiver meias grossas vista de dois a três pares. Quanto mais grossa for a camada de meias mais fácil será lacear o calçado. Em seguida calce a bota de couro, já avisamos que vai ser um tanto desconfortável, pois ficará bem apertado, mas pense que esse sofrimento será recompensado futuramente.

Para exercer calor sobre a bota você precisará de um secador de cabelos. Use o vento quente do aparelho direcionado para as áreas da bota que estão apertadas. Deixe que o calor faça a sua parte em cada cantinho do seu calçado durante 30 segundos com a potência máxima. Permaneça com a bota calçada até que esfrie, se você tirar o calçado antes pode acontecer dele encolher novamente.

Deixe que a bota volte à temperatura ambiente antes tirá-las. Depois tire alguns pares de meia ou simplesmente vista uma meia mais fina e prove o calçado para saber se foi bem laceado. No caso de suas botas ainda estarem apertadas a dica é repetir o procedimento até conseguir um resultado satisfatório. Para fechar bem esse processo você pode aplicar um condicionador de couro ou graxa nas suas botas.

Laceando a bota com gelo

Para esse truque precisaremos de um saco plástico (de preferência aqueles próprios para ir ao freezer) que você possa abrir e fechar com facilidade. O primeiro passo é encher cerca de um terço do saco com água cuidando para que o ar seja removido. A melhor forma de remover completamente o ar de dentro do saco é deixar uma ponta aberta. Feche bem antes de colocar dentro da bota.

Lembrando que o tamanho do saco dependerá do tamanho da sua bota e se ela precisa ser laceada totalmente ou somente a parte frontal. Insira o saco dentro da bota de maneira que ela se acomode bem no local que precisa ser laceado. Se o que você deseja lacear é o cano da sua bota encha o seu interior de jornal fazendo com que o saco congelado fique nessa parte do calçado. O saco deverá exercer pressão por igual por toda a bota para que não seja laceada de maneira disforme.

Por fim leve a sua bota com o pacote de água para dentro do freezer por um período de 8 horas, o trabalho de lacear será feito pela expansão da água que se transformará em gelo. Após esse período você deverá aguardar pelo menos 20 minutos com a sua bota em temperatura ambiente para que o gelo descongele se tornando mais fácil de remover. Saiba que ao tentar puxar o saco com o gelo você pode danificar o calçado. Prove a bota e se achar que não laceou o bastante repita o procedimento.

Laceando a bota com couro isopropílico

Para esse tutorial precisaremos de um borrifador de 60 ml e álcool isopropílico 70%. É essencial ficar atento para o correto fechamento da garrafa. Não use álcool com concentração mais alta que 70%, pois esse é o volume ideal para não estragar as suas botas de couro. Borrife o álcool nas partes da bota que precisam ser laceadas com generosidade, isto é, deixando a superfície bem molhada.

Espere entre 20 e 30 segundos para que o couro possa absorver o álcool. Você deverá então calçar as botas lembrando que isso deve ser feito antes que as botas estejam secas, mas depois que o couro já absorveu o álcool. Permaneça com a bota o máximo de tempo que for possível para garantir que ela fique corretamente laceada.

Após o período de uso deixe as botas de lado um pouco e aguarde que fiquem laceadas devidamente. Em geral ao calçar a bota você já sentirá que ela está laceada, mas se não for o suficiente repita o procedimento borrifando mais álcool nos pontos críticos.

Laceando a bota com spray industrializado

Existem produtos industrializados específicos para laceamento de botas, mas antes de usá-los leia com atenção os seus rótulos que em indicações quanto à segurança ou não do seu uso para todo tipo de couro. Siga as instruções com cuidado para que a aplicação seja correta. Vale dizer que alguns desses produtos não tem nada além de álcool isopropílico em suas fórmulas de maneira que podem ser substituídos pela dica dada acima.

Pronto para lacear as suas botas de couro?

Conheça alguns de nossos produtos!