como lacear bota de couro
Moda,  Mundo Country

Veja como Lacear Bota de Couro de maneira simples e rápida

como lacear bota de couro
Comprou ou tem alguma bota de couro apertada? Confira nossas dicas e evite o sofrimento!

Você sabia que existem algumas técnicas para lacear bota de couro para que o material se torne mais maleável? Em vez de ficar sofrendo usando uma bota dura para deixá-la mais confortável, você pode dar aquele “jeitinho” no couro, acelerando o processo. Afinal, o estilo country não combina com dor no pé! 

Dicas de como lacear bota de couro

Comprou uma bota de couro e está com dificuldades para usá-la devido à rigidez do material? Então, saiba que veio ao lugar certo, pois reunimos algumas dicas de como deixar a sua bota mais maleável, seja você cowboy ou cowgirl, confira! 

Laceando a bota com calor

Nessa técnica para lacear bota country feminina ou masculina, você deverá calçar um par de meias grossas, se não tiver nenhuma desse tipo vista de dois a três pares, um sobre o outro. Quanto mais grossa for a camada de meias, mais fácil será lacear o calçado. Em seguida, calce a bota de couro, já avisamos que vai ser um tanto desconfortável, pois ficará bem apertado, mas pense que esse sofrimento será recompensado futuramente.

Para exercer calor sobre a bota, você precisará de um secador de cabelos. Use o vento quente do aparelho direcionado para as áreas da bota que estão apertando. Deixe que o calor faça a sua parte em cada cantinho do seu calçado durante 30 segundos com a potência máxima. Permaneça com a bota calçada até que esfrie, se você tirar o calçado antes pode acontecer de ele encolher e voltar à forma anterior.

Depois, tire alguns pares de meia ou simplesmente vista uma meia mais fina e prove o calçado para saber se foi bem laceado. No caso de as suas botas ainda estarem apertadas, a dica é repetir o procedimento até conseguir um resultado satisfatório. Para fechar bem esse processo você pode aplicar um condicionador de couro ou graxa nas suas botas, a fim de manter o material conservado.

Laceando a bota com gelo

Para esse truque precisaremos de um saco plástico (de preferência aqueles próprios para ir ao freezer) que você possa abrir e fechar com facilidade. O primeiro passo é encher cerca de um terço do saco com água, cuidando para que o ar seja todo removido. A melhor forma de remover completamente o ar de dentro do saco é deixar uma ponta aberta. Feche bem antes de colocar dentro da bota para a água não vazar.

Lembrando que o tamanho do saco dependerá do tamanho da sua bota country masculina ou feminina e se ela precisa ser laceada totalmente ou somente a parte frontal. Insira o saco dentro da bota, de maneira que ela se acomode bem. Se o que você deseja lacear é o cano do calçado, encha o seu interior de jornal, fazendo com que o saco congelado fique exatamente nessa parte. O saco deverá exercer pressão por igual por toda a bota para que não seja laceada de maneira disforme.

Por fim, leve a sua bota com o pacote de água para dentro do freezer por um período de 8 horas, o trabalho de lacear será feito pela expansão da água que se transformará em gelo. Após esse período, você deverá aguardar pelo menos 20 minutos com a sua bota em temperatura ambiente para que o gelo descongele, tornando-se mais fácil de remover. Saiba que, ao tentar puxar o saco com o gelo, você pode danificar o calçado. Prove a bota e, se achar que não laceou o bastante, repita o procedimento.

Laceando a bota com álcool isopropílico

Para esse tutorial de lacear bota de couro, precisaremos de um borrifador de 60 ml e álcool isopropílico 70%. É essencial ficar atento para o correto fechamento da garrafa. Não use álcool com concentração mais alta que 70%, pois esse é o volume ideal para não estragar as suas botas de couro. Borrife o álcool nas partes da bota que precisam ser laceadas com generosidade, ou seja, deixando a superfície bem molhada.

Espere entre 20 e 30 segundos para que o couro possa absorver o álcool. Você deverá, então, calçar as botas, lembrando que isso deve ser feito exatamente antes que elas estejam secas, mas depois que o couro já absorveu todo o álcool. Permaneça com a bota o máximo de tempo que for possível para garantir que ela fique corretamente laceada. Em geral, ao calçar você já sentirá que ela está laceada, mas, se não for o suficiente, repita o procedimento borrifando mais álcool nos pontos críticos.

Laceando a bota com spray industrializado

Há diversos produtos industrializados indicados para lacear botas de couro, se optar por utilizar um deles é importante ler com atenção as recomendações dos rótulos. Essas indicações dizem respeito tanto à segurança quanto à forma como interagem com o material. Como muitos desses produtos contêm apenas álcool isopropílico em suas fórmulas, assim, podem ser substituídos pela dica acima.

Gostou dessas dicas para lacear as suas botas? Escolha a sua preferida e laceie a sua bota para poder usá-la com conforto nas mais diversas ocasiões. E, claro, aproveite para conferir mais dicas de moda country em outros artigos do blog da Rodeo West! 

Copyright:  https://www.shutterstock.com