Moda

O que considerar na hora de escolher sua Bota Country

Como escolher sua bota country

A bota country é um calçado que adiciona muito estilo para looks de cowboys e cowgirls, ter um par para ir as festas de peão, para uma balada sertaneja ou até para o dia a dia é um desejo de muitas pessoas. Porém, é importante considerar algumas questões na hora de escolher um calçado para chamar de seu, afinal as botas de couro típicas do universo country podem não sair tão em conta.

Guia para comprar bota country: Tudo que você deve considerar

Pensando em comprar uma bota de couro para incrementar os seus looks? Então confira a seguir o que considerar para fazer uma escolha assertiva.

Escolha do material

A chamada bota de cowboy ou bota de cowgirl pode ser feita a partir de diferentes tipos de couro sendo interessante conhecer um pouco melhor os principais do mercado para optar por aquele que mais se adapta ao seu gosto e necessidades.

Couro bovino: no escopo de couro bovino estão couro de touro, boi, vaca e novilho (que possui o nome específico de vacum). O ponto principal que deve ser considerado no que diz respeito a couro bovino é que podem ser usados dois processos distintos que resultam no visual de flor ou raspa. O processo conhecido como flor dá origem a um tecido que tem textura que remete a pele do animal enquanto que no caso da raspa a textura fica aveludada sendo usada em botas de camurça. Dependendo de como é feito o processo de raspa pode dar origem ao acabamento de flor.

Couro caprino: o couro de origem da pele das cabras se caracteriza por ser mais leve e macio que os demais. Tem boa resistência.

Couro suíno: esse material é relativamente mais fino e tem maior resistência a fricção.

Couro ovino: tem excelente capacidade de absorção de água (bom para quem mora em locais com muita chuva), apresenta mais maciez e elasticidade. A origem do couro ovino são os carneiros, ovelhas e borregos.

Couro de tatu: com um visual bem peculiar é um couro texturizado, mas que ainda mantém discrição.

Couro de avestruz e jacaré: as botas feitas de couro desses animais são bem mais caras sendo vistas mais nos pés de cantores sertanejos. Uma boa notícia é que existem versões que imitam esse tipo de couro e saem bem mais em conta para o seu bolso.

Devo escolher botas de cano alto ou cano curto?

Uma dúvida que passa pela cabeça de muitos cowboys e cowgirls que estão se preparando para comprar uma bota de couro. Essa é uma pergunta que não tem uma resposta objetiva, pois depende de alguns fatores sendo o mais importante deles o seu gosto pessoal. Há uma grande variedade de modelos de botas country femininas e masculinas que têm diferenças significativas entre si.

As botas de cano médio e longo podem ter mais identidade country pela aplicação de bordados, porém, as versões de cano baixo podem ser tão ou mais estilosas. Considere qual calçado você acredita que combina mais com o seu visual como um todo (a seguir vamos dar dicas relacionadas ao look). Uma forma de tomar essa decisão é pensar ainda no clima da sua cidade, quem mora em regiões em que o calor predomina até no inverno pode considerar o modelo de cano curto para evitar ficar com os pés ‘cozinhando’.

No caso de cidades com temperaturas mais amenas e muita chuva pode ser interessante ter uma bota montaria ou até uma galocha. O calçado deve ser prático para o seu cotidiano além de estar alinhado com seu gosto pessoal.

Modelos de botas country

Confira os principais modelos de botas country que você encontrará nas lojas:

Bota country ou western: é um modelo claramente inspirado no universo country.

Coturno: bota que possui amarração em toda a extensão do cano.

Ankle boot: essa bota tem cano curto abaixo do tornozelo e salto.

Open boot: bem parecida com a ankle boot se diferencia somente pela abertura frontal para os dedos.

Over knee: é uma bota acima do joelho com salto.

Cano alto flat: uma over knee sem salto.

Bota montaria: bota que lembra os calçados de quem pratica hipismo.

Galocha: geralmente de plástico ou borracha é uma bota ideal para os dias chuvosos.

Saiba mais sobre modelos de botas clicando aqui.

Pense nos looks com a bota country

Como uma bota de couro, masculina ou feminina, demanda um investimento relativamente alto é importante que sua compra seja feita considerando os looks que você tem disponíveis no armário. Pense que botas de cano alto devem ser usadas com calças de barra mais afunilada. As botas femininas podem ser coordenadas com shorts e saias, mas é bom considerar se esses looks irão combinar com seu estilo.

Botas com estilo mais incrementado como as de couro texturizado ou bordados podem destoar significativamente dos seus looks então pense sobre comprar mais de um modelo. Os calçados mais básicos podem ser usados em conjunto com produções mais casuais do dia a dia. Você pode pesquisar na internet looks parecidos com os que costuma usar conferindo qual o tipo de bota que fica mais legal.

Gostou de saber como escolher uma bota country para compor seu visual?