Estação de monta
Animais

Tudo que você precisa saber sobre estação de monta equina

A estação de monta corresponde ao período em que as éguas manifestam o seu comportamento sexual. Em geral, ocorre durante as estações da primavera e verão, pois os cavalos precisam de dias com duração prolongada do sol para a reprodução. Continue lendo para saber mais.

Estação de monta: tudo o que os criadores de cavalos precisam saber

Quem trabalha com criação de cavalos precisa estar a par dos detalhes do período de monta, algo crucial para a reprodução da espécie. A seguir explicaremos tudo o que os criadores precisam saber sobre o tema.

Primavera e verão

Como já mencionamos, a estação de monta dos equinos costuma acontecer em épocas do ano em que o sol dura mais tempo, ou seja, nos dias de primavera e verão. Em geral, ocorre entre os meses de agosto e fevereiro.

Os criadores precisam aproveitar bem esse período, pois se uma égua não emprenha pode ter um ano inteiro improdutivo. Se o foco da sua criação é a reprodução, dedique-se a compreender bem a estação de monta.

Período estral

Recebe o nome de período estral o tempo entre as ovulações das águas. Vale ressaltar que esses animais são poliéstricos, ou seja, apresentam vários cios na mesma estação de monta. Em cada uma dessas ovulações, a égua está pronta para receber o sêmen do garanhão, dando sequência, assim, à concepção e, posteriormente, à gestação.

Em geral, esse período é subdividido em: proestro, estro, metaestro e diestro. O melhor momento para inseminar a égua é durante o estro. Há alguns sinais que indicam que a fêmea está no momento de estro, como: urinar mais vezes, vulva inchada, olhos brilhantes, relinchos em busca do macho, cauda levantada e movimento do clitóris.

Exame ginecológico das fêmeas

Para que a estação de monta seja bem-sucedida, é imprescindível que as éguas sejam submetidas ao exame ginecológico. O exame objetiva avaliar as condições dos órgãos sexuais, assim como seu trato reprodutivo. A avaliação nesse caso observa: ovidutos, útero, vulva, ovários e cérvix.

A avaliação dessas estruturas pode ser feita a partir de exame de palpação retal e ultrassonografia. Há outros aspectos que precisam ser observados para ter a certeza de que a égua está pronta para a monta.

Exame andrológico

Além de acompanhar as éguas de perto para reconhecer o período estral, é essencial realizar o exame andrológico nos garanhões. Esse procedimento é importante para que seja possível escolher somente os animais aptos para a monta e a coleta de sêmen.

Alguns aspectos podem ser observados nesses animais, como: histórico de saúde, condição física, qualidade do sêmen, fatores hereditários, saúde dos órgãos genitais e estrutura do sistema locomotor.

Manejo reprodutivo

O manejo reprodutivo de equinos se mostra relevante, uma vez que permite a seleção dos melhores animais para a reprodução. É um processo essencial para garantir que se obtenha um número maior de descendentes. Em paralelo ao maior número de animais, também se tem um reforço para a saúde dos equinos.

O manejo ainda contribui para controlar doenças sanitárias, ajudar a égua a voltar para o período de estro mais rapidamente após o parto e ainda aplicar biotécnicas reprodutivas. Os melhores animais são selecionados para a reprodução a partir desse trabalho de manejo, chegando a resultados mais consistentes.

Manejo alimentar e nutricional

Um fator decisivo para que a estação de monta seja um sucesso é o manejo alimentar e nutricional. Uma nutrição balanceada ajuda no fortalecimento ósseo dos animais, tornando-os, assim, mais eficientes no processo de reprodução. Contribui, ainda, para diminuir as cólicas e também torna mais eficiente a produção de hormônios reprodutivos.

Biotécnicas utilizadas

Para aproveitar adequadamente a estação de monta equina, é interessante investir no uso de biotécnicas para auxiliar o andamento natural. A monta natural possui alguns desafios que podem ser contornados com o uso dessas biotécnicas.

Com essas técnicas é possível melhorar a qualidade genética do plantel. O tempo entre as gestações pode ser reduzido e também cria mais chances para que a égua emprenhe no período.

É importante que os criadores acompanhem todo o processo para garantir que os animais estejam saudáveis. Entre as biotécnicas mais eficientes, estão: aspiração folicular, transferência de embriões, congelamento de sêmen e inseminação artificial.

Animais de alto padrão

O sucesso da reprodução dos equinos depende da escolha de animais de alto padrão genético. A partir dessa seleção, é possível ter mais eficiência no programa de melhoramento em médio e longo prazo. O criador deve dar preferência para animais que correspondam à função que irão desempenhar.

Destacam-se entre os principais aspectos a serem observados: bom histórico de fertilidade, não ter anomalias congênitas, ter genética superior, bom escore corporal, não ter risco de doenças infectocontagiosas, além de trato reprodutivo saudável e apto a receber as biotécnicas.

Agora você já sabe tudo sobre a estação monta equina!

Fonte imagem: pixabay.com