tipos-de-bota-texana
Moda

Um guia completo sobre a bota texana

tipos-de-bota-texana
A bota texana é um item fundamental nas produções country de cowboys e cowgirls e com seu cano longo e ornamentado, dá destaque para as mais variadas produções. Pode ser tanto um calçado para looks para festa do peão, como aquele toque especial para curtir um show sertanejo. A seguir, você poderá conferir um guia completo de como adicionar essa peça às suas produções western.

Principais características da bota texana

Esse tipo de calçado é um modelo de bota country diferenciado pela ornamentação e pelas duas bifurcações na parte superior do seu cano, tornando o calçar mais fácil. Trata-se de uma bota sem amarração e com salto quase sempre quadrado e há muitos modelos confortáveis para tornar o caminhar mais suave. O bico pode ser redondo ou fino, quanto mais fino, mais visual festivo possui.

A decoração da bota texana feminina é bastante variada, sendo possível encontrar modelos com estampas florais, Paisley, entre outros. Os modelos masculinos também apresentam uma grande variedade de estampas, com destaque para as figurativas e mais divertidas. Escolha uma bota considerando as peças do seu guarda-roupa, assim poderá combinar os itens com mais facilidade.

Dicas para usar botas texanas

Se você gostou da ideia de comprar uma bota texana, daremos dicas de como montar looks femininos e masculinos com esse calçado diferenciado.

Looks com bota texana para cowgirls

Se você se pergunta como usar bota texana e saia, vai gostar de saber que há diversas maneiras. Para uma festa do peão, a dica é usar o calçado com uma saia de couro, um top sobreposto por jaqueta ou até com uma camisa xadrez. Para as cowgirls irem a um festival sertanejo, a dica é apostar em uma saia jeans com uma camisa xadrez ou até uma camiseta com estampa western.

Como a bota tem um cano mais soltinho, é legal usar uma saia mais ajustada ao corpo.
Essa bota pode ser usada em produções com calça jeans skinny, seguindo para uma vertente mais country e outra opção é usar vestido e bota texana Você pode sofisticar essa produção apostando em um visual boho.

Para isso, aposte em um vestido longo fluido com colete de franjas e um belo chapéu. A peça nunca sai das principais tendências da moda country e que, com certeza, vai fazer sucesso nas suas composições western.

Looks com bota texana para cowboys

Essa bota country masculina é bastante versátil, permitindo criar uma grande variedade de looks. Para um visual mais casual, a dica é apostar na combinação com peças neutras, como calça jeans escura e camisa de cor lisa, assim o calçado se torna o único elemento destoante.

Por ser uma bota consideravelmente confortável, pode ser usada em produções mais cotidianas. Inclusive, um bom truque de styling é usar a calça para cobrir o cano quando quiser um visual mais discreto.

Saindo do básico para montar uma produção de rodeio, a dica é optar por uma bota mais chamativa, com direito a acabamento brilhante e mais ornamentação. Combine com uma calça western e uma camisa de estampa xadrez.

Para fechar esse look, não pode faltar um chapéu de cowboy e um belo cinto com fivela decorada. Quando estiver se arrumando para uma ocasião mais festiva, estão liberadas botas com cores e padrões variados. Se tiver dificuldade para equilibrar as cores, use o truque de escolher um tom da estampa da bota para ter nas roupas.

Como limpar a sua bota texana

Você sabe o que passar em bota texana para limpá-la? Depois de encontrar um par de botas decoradas para chamar de seu, é fundamental saber como mantê-lo bem cuidado. Jamais use sabão comum para lavar calçados de couro, isso pode causar estragos irreversíveis. Quando for lavar suas botas texanas, tenha cuidado para não usar água demais e nem produtos com caráter abrasivo, como detergentes, por exemplo.

Os acessórios de limpeza das suas botas devem ser escolhidos de acordo com sua maciez, prefira esponjas não abrasivas, um pano apenas umedecido ou uma flanela limpa. O sabão neutro já dá conta de realizar a remoção de resíduos de sujeira, quando aplicado em movimentos suaves e sem esfregar para não riscar o couro. Delicadeza faz toda a diferença para manter a sua bota como nova por muito mais tempo.

A sola pode ser limpa com uma escova de dentes velha, esse item chega mais profundamente nas bifurcações dos desenhos do solado. E, para finalizar com capricho, a recomendação é usar produtos próprios para hidratar couro, como graxa incolor.

Evite guardar logo após ter realizado a limpeza, a bota texana de couro precisa respirar um pouco, mas apenas lembre-se de não deixar no sol. Guarde-a sempre com um enchimento dentro do cano para não amassar ou deformar.

Gostou desse guia completo sobre bota texana? Você já tem a sua ou ainda vai investir em uma?