Fivela Country
Mundo Country

5 dicas práticas de como deixar sua fivela brilhando

Fivela Country
Deixe sua Fivela Country brilhando

 

As fivelas country são indispensáveis para muitos cowboys e cowgirls na hora de montar um look western. Se você também gosta desse tipo de acessório para compor as suas produções, então já deve se deparado com o dilema de como fazer a limpeza correta do item, não é mesmo? Continue lendo para ter uma resposta satisfatória para essa questão.

Confira 5 dicas para limpar fivelas country 

Se você tem pelo menos uma fivela country sabe que se trata de um item um tanto quanto difícil de manter brilhante ao longo do tempo. Peças de aço podem ficar sujas e manchadas com uso, de maneira que é essencial saber como fazer a manutenção correta. 

Ao observar manchas na sua fivela de aço, a recomendação é escolher os produtos corretos para devolver o brilho para a mesma. A seguir você confere 5 dicas práticas para manter suas fivelas brilhando!

Dica 1 – Escolha os materiais de limpeza corretos

É fundamental usar limpadores de metal para a tarefa de devolver o brilho para as suas fivelas. Ao utilizar um material inadequado para a limpeza, você pode acabar riscando ou estragando o item. Além disso, é preciso usar um tecido macio e que não solte fiapos para não riscar a superfície da fivela. Tecidos de algodão ou microfibra são os mais indicados para essa tarefa.

Dica 2 – Menos é mais

No momento em que for efetivamente realizar a limpeza da sua fivela country feminina ou masculina, se atente para colocar uma quantidade pequena de produto no tecido. A máxima de que menos é mais é perfeitamente válida nesse caso, haja vista que o uso de produto em excesso pode tornar a limpeza mais difícil. 

Se perceber que não está conseguindo limpar a fivela como deveria, adicione mais produto, mas cuidado para não exagerar, pois isso poderia criar uma barreira para a limpeza. Outra questão relevante em relação à limpeza das fivelas, diz respeito à presença de oleosidade na peça. Se o item está sujo, é válido usar sabão neutro para limpar antes de começar a polir, pois os resíduos de sujeira podem causar riscos na sua peça.

Dica 3 – Faça movimentos circulares

O pano umedecido no produto de limpeza de metais deve ser passado sobre a superfície da fivela com movimentos suaves e circulares. A primeira etapa consiste em esfregar toda a parte da frente da peça, se for um acessório com muitos detalhes é recomendado usar a unha para empurrar o pano, alcançando as áreas mais complicadas. Faça o mesmo processo na parte de trás da fivela.

Caso perceba que ainda há áreas que não foram devidamente limpas por serem difíceis de acessar, é interessante usar uma escova de dentes como sua auxiliar. A ideia é basicamente a mesma, mergulhar o item no produto de limpeza de metais e esfregar suavemente com movimentos circulares. Você também pode usar palito de dentes para limpar áreas mais diminutas, assim como um cotonete para terminar o processo de limpeza. 

Dica bônus – Eliminando manchas

Se a sua fivela country de metal estiver manchada, pode ser interessante recorrer a uma receita caseira, essa solução deve ser empregada nos casos em que há muitas manchas e elas estiverem profundas. Basicamente, você deverá umedecer um pano macio em suco de limão ou vinagre, aplicando sobre a mancha e deixando agir por alguns minutos. 

Caso não dê certo, adicione uma colher de sal a uma colher de vinagre ou suco de limão, aplicando sobre o objeto manchado, esfregue a superfície com suavidade. Enxágue e observe a peça ficar bem mais brilhante rapidamente. Receitas caseiras podem ser uma boa alternativa quando os produtos industrializados de limpeza não alcançam os resultados desejados, no entanto, se possível, aposte primeiro nos fabricados especialmente para esse fim. 

Dica 4 – Polimento

Depois de ter feito todo o processo de limpeza da sua fivela country masculina e feminina, chega o momento de dar o acabamento com o devido polimento. Para isso, você precisará de um tecido de algodão macio e seco. Mais uma vez, a dica é fazer movimentos circulares na fivela, deixando-a mais brilhante. Se a peça ainda estiver um pouco úmida, a recomendação é deixá-la secando. 

Dica 5 – Guarde a fivela com cuidado

A fivela country deverá ser guardada com cuidado dentro de um saquinho de tecido ou mesmo em uma meia que não usa mais, de maneira a evitar que entre em contato com outras peças e acabe arranhada ou manchada. A forma como você guarda a sua fivela contribui para a sua manutenção em médio e longo prazo, portanto, mantenha os cuidados e deixe-a sempre impecável. 

Gostou dessas dicas de como manter a sua fivela brilhando? Deixe seus comentários e compartilhe com os seus amigos cowboys! 

 

Imagem: https://www.shutterstock.com/