Texas Longhorn
Animais

Texas Longhorn: raça de gado em expansão no Brasil

A raça de gado Texas Longhorn está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Sua característica mais marcante certamente são seus chifres gigantes. Se você tem curiosidade de saber mais sobre esses animais, veio ao lugar certo, continue a leitura!

A raça Texas Longhorn

Texas Longhorn é uma das raças bovinas descendentes do primeiro gado a ser trazido para a América por Cristóvão Colombo e colonos espanhóis. Foi desenvolvida para ser resistente ao clima árido de algumas regiões da América que sofrem, especialmente, com a seca. Esses bovinos, além dos chifres grandiosos, podem apresentar diferentes padrões de cor e possuem aparência marcante.

Investir em gado Texas Longhorn pode ser bastante rentável, uma vez que é uma raça com aptidão para a produção de carne. É um animal rústico que possui boa resistência a parasitas e alta fertilidade.

Vale ressaltar, ainda, que esse gado possui facilidade para o parto. Os indivíduos puros da espécie podem apresentar diversos padrões de cores e tamanhos de chifres, não há necessariamente uma padronização.

As características da raça foram preservadas naturalmente, havendo sete bases genéticas. É importante ressaltar que os sete grupos são considerados como Texas Longhorn puros, apenas de família (origem) distinta.

Cada uma dessas origens apresenta uma característica marcante diferente. O gado da região do Texas, nos Estados Unidos, antes do desenvolvimento da raça Texas Longhorn, se originou a partir de animais da Península Ibérica.

Genética do gado Texas Longhorn

Essa raça conta com 85% dos genes “taurinos” com descendência dos auroques selvagens que foram domesticados na região do Oriente Médio. Exatamente por esse motivo, há grande semelhança com raças taurinas. Os outros 15% da genética desses animais diz respeito a “indicus”.

Ao chegar ao continente americano, esses animais se tornaram ainda mais selvagens, passando a contar com chifres ainda maiores e mais longos para que pudessem se defender dos predadores e ser mais tolerantes com as características do clima árido. Os rebanhos dessa raça se mantiveram pouco domesticados ou selvagens até o fim da Guerra Civil Americana.

A partir desse momento, os texanos passaram a empregar esses animais para o fornecimento de carne para a população do país. A carne fornecida pelo gado Texas Longhorn é considerada magra, tendo baixa concentração de colesterol e grande quantidade de ômega 3.

Principais características da raça Texas Longhorn

Uma raça que vem crescendo no ramo criação de gado, a Texas Longhorn possui características diferenciadas, confira mais sobre elas a seguir.

Aparência

Os indivíduos dessa raça apresentam bom comprimento, com profundidade e espessuras moderadas. A parte superior do sacro é ligeiramente mais elevada do que as paletas. Possui corpo harmonioso com pernas fortes, os touros têm mais músculos do que as vacas. O desenvolvimento do pescoço é mais evidente na maturidade.

Cabeça

A cabeça tende a ser mais delicada nas fêmeas, de maneira geral, tem largura moderada e comprimento destacado. Possui uma linha reta que se estende do topo da cabeça até o focinho.

Apresenta pigmentação em volta das orelhas, com tamanho e formatos variados, que se posicionam abaixo dos chifres. Os olhos desses bovinos são simétricos e o focinho é alinhado, assim como a dentição, que é completa e alinhada.

Pescoço

Os touros apresentam pescoço musculoso, enquanto as vacas apresentam pescoço mais delicado. Essa região é alongada nesses animais e se destaca por ter o couro solto.

Corpo

Touros apresentam paletas bem musculosas e bem inseridas no pescoço, assim como nas costelas. O peito tem desenho bem delineado com comprimento mais destacado entre paletas e ílios. Os animais Texas Longhorn possuem cauda completa e alongada.

Os machos têm prepúcio curto e retraído. Possuem quartos longos e levemente caídos. As fêmeas, por sua vez, têm úbere firme e bem equilibrado nos 4 quartos, os tetos são pequeninos e possuem pigmentação.

Ossos e cascos

Os animais Texas Longhorn têm ossos alongados e seus cascos são firmes.

Pelo

As fêmeas dessa raça possuem pelos curtos, lisos e com grande brilho. Os touros têm pelo grosso e enrolado no pescoço e cabeça. Nas orelhas, o pelo é longo. Na raça Texas Longhorn não há uma cor de pelagem definida, podendo ser salina, araçá ou até mesmo ser de duas cores ou mais.

Chifres

A principal característica dos animais da raça Texas Longhorn é ter chifres alongados. As fêmeas possuem chifres largos e torcidos para fora, medindo até 100 centímetros de ponta a ponta quando chegam à idade adulta.

Os machos da raça possuem chifres com saídas laterais curvados para frente e para cima. Em relação ao tamanho, os chifres dos machos podem ultrapassar os 115 centímetros de ponta a ponta. A circunferência da base do corno pode ter mais de 30 centímetros.

Agora você já conhece melhor a raça de gado Texas Longhorn!

Fonte imagem: parody.fandom.com