Animais

Por que a espora para cavalo é um acessório tão importante?

espora para andar a cavalo

A espora para cavalo é um item com a finalidade de estabelecer comunicação entre o cavaleiro e o equino. Funciona como um guia para os movimentos do animal, deve ser usado quando os recursos naturais, como o uso das mãos e das pernas, não conseguem cumprir esse papel. Esses acessórios passaram por uma grande transformação ao longo dos séculos e atualmente são desenhados e usados de maneira a não infligir nenhum incômodo para os cavalos.

Afinal, quando surgiu a espora para cavalo?

As esporas antigas para cavalos, usadas até meados do século XII, consistiam em agulhas duras e grossas encaixadas no calcanhar dos cavaleiros. A roseta giratória foi inventada no século XIV, época em que esses homens precisavam driblar a dificuldade imposta pelo uso de armaduras bastante rígidas nas pernas, impedindo a comunicação eficiente por contato com os equinos.

Por muito tempo, esse foi o acessório mais importante dos cavaleiros, um item indispensável e cujo design deveria ser primoroso. A fabricação das esporas para cavalo com muitos detalhes ficava por conta de artesãos renomados da Itália e da Alemanha. Para se ter uma ideia, era considerada uma grande honra quando um cavaleiro tirava a sua espora de ouro na frente de uma pessoa.

A espora foi passando por algumas transformações no decorrer dos anos, a característica mais relevante de mencionar é a de ter se tornado mais maleável e projetada para não machucar o cavalo. O segredo é não forçar o acessório contra a pele do animal.

Conheça diferentes tipos de esporas para cavalos

A seguir, elaboramos um guia para ajudar quem precisa comprar esporas para cavalo, mas ainda tem dúvidas na hora de escolher a correta para cada finalidade.

Espora de trevo

Quem está começando a usar esporas para cavalos deve optar pelo modelo de trevo, pois, com suas pontas arredondadas, não apresenta nenhum risco de machucar o equino, mesmo em casos de emprego de mais força do que o necessário. Encontrar a medida correta de força a ser aplicada depende de ganho de experiência com o item.

Espora californiana

A espora californiana possui roseta com menos pontos de contato e acabamento arredondado nas pontas. É também recomendada para quem está iniciando no uso de esporas, porém, esse é um acessório mais rústico que o de trevo, exigindo maior controle na força da perna.

Espora de roseta pequena

Embora seja uma espora menor em comparação às demais, possui mais pontas em sua roseta. É o modelo preferido de muitos praticantes de três tambores por propiciar uma comunicação mais direta entre o cavaleiro e o cavalo durante a condução.

Espora média de pontas arredondadas

Pontas arredondadas nas rosetas são interessantes para quem ainda não tem pleno domínio da força necessária durante a condução dos equinos. Se a roseta tiver pontas pontiagudas, pode ferir o cavalo quando forçada contra a sua pele. Muitos acidentes de montaria acontecem exatamente pelo uso desmedido de força.

Espora de roseta com pontas diversas

É fundamental usar rosetas de pontas arredondadas, assim você tem certeza de não machucar o animal. É uma boa espora para andar a cavalo por não demandar muita força da perna do cavaleiro. As diversas pontas da roseta permitem uma comunicação mais efetiva por ter mais áreas de contato com a pele do equino. Use quando tiver mais experiência e lembre-se: não se pode pressionar demais essa espora.

Espora sem roseta

Outra boa opção de espora para cavalo, sendo muito utilizada na modalidade de hipismo clássico. Como não possui roseta, esse acessório tem uma ponta redonda chamada de “cão”. O formato arredondado diminui as chances de machucar o cavalo, porém, ainda assim, é necessário ter um bom preparo para usá-la, esse item pode causar machucados por dentro se não for bem conduzida.

Espora de moeda

A diferença dessa espora para as demais é que, ao invés de uma roseta, possui um item parecido com uma pequena moeda. Não tem pontas, sendo mais difícil machucar o equino com ela, no entanto, somente se devem usar acessórios mais complexos tendo mais conhecimento a respeito deles.

Como usar corretamente as esporas para cavalos?

Primeiro, deve ficar claro que esporas são motivadores, ou seja, elementos usados para ensinar aos cavalos, mas não acarretam mudanças automáticas de comportamento. O papel desse acessório é oferecer mais precisão para as mensagens transmitidas pelo movimento e pressão das pernas do cavaleiro. Os cuidados com o bem-estar do cavalo são primordiais.

Outra questão pertinente diz respeito à adaptabilidade do seu cavalo ao uso de esporas, ou seja, se o animal se dá bem com esse acessório. Alguns equinos não conseguem se adaptar e essa incompatibilidade precisa ser respeitada, é possível direcioná-los apenas com a comunicação estabelecida pelas pernas. Conheça bem seus animais para saber se eles vão ser bem conduzidos pelas esporas e que tipo de acessório usar.

Gostou dessas dicas a respeito de esporas para cavalos? Deixe seus comentários compartilhando sua opinião sobre o assunto!