Transferência de embriões
Animais

Transferência de embriões: descubra as vantagens dessa biotécnica em equinos

A técnica conhecida como transferência de embriões (TE) está ganhando cada vez mais notoriedade devido à sua eficiência e vantagens na reprodução e melhoramento genético. No artigo a seguir vamos explicar o que é e quais são as vantagens dessa biotécnica. Boa leitura!

O que é transferência de embriões?

A transferência de embriões é uma biotécnica reprodutiva utilizada em equinos. Caracteriza-se pela retirada de um ou mais embriões de uma fêmea doadora para posterior transferência para uma égua receptora.

O ciclo estral é previamente sincronizado para que a biotécnica seja bem-sucedida. O potencial produtivo dos animais de alto padrão é então acelerado. Dessa forma são gerados mais potros para o criador em menos tempo.

A técnica geralmente é realizada de forma não cirúrgica através de um lavado uterino transcervical. O procedimento costuma ser feito de 6 e 9 dias após o começo da ovulação.

Basicamente, o embrião é depositado no corpo da receptora através do uso de uma pipeta de inseminação responsável por atravessar a cérvix. É bastante utilizada pelo fato de ser menos invasiva e tem elevada eficiência. Outra possibilidade é a realização da transferência de embriões por meio de procedimento cirúrgico através de incisão no flanco.

Objetivo

A transferência de embriões tem como objetivo tornar a reprodução animal mais eficiente, saudável e com boa performance. Para alcançar esse resultado é essencial estar a par de todas as etapas e os componentes primários. Isso significa conhecer com detalhes a doadora, a receptora, o embrião e a técnica que será aplicada.

Transferência de embriões: como funciona essa biotécnica?

O processo tem início com a identificação da égua doadora de acordo com seu potencial genético. Essa fêmea passa pelo processo de estimulação ovariana, de maneira que possam ser liberados vários oócitos aptos para fecundação, gerando assim um embrião.

No passo seguinte a égua é coberta ou então inseminada por um garanhão. O animal escolhido deve ter genética superior, isto é, deve reunir todas as características desejadas pelo criador. Tanto o garanhão quanto a doadora precisam ser devidamente avaliados, haja vista que seu material genético possui alto valor de comercialização. Tudo deve transcorrer bem para obter o resultado esperado.

A receptora também deve ser analisada de forma criteriosa, afinal é ela quem vai carregar o embrião em seu ventre. Inclusive, a receptora é entendida como o elemento mais relevante. Não adianta ter material genético de qualidade se não houver um animal capaz de levar a gestação até o final.

No momento da seleção é determinante entender se a fêmea atende a todas as exigências técnicas de qualidade. O uso das receptoras deve ser maximizado após a transferência, de maneira que elas tenham uma gestação segura e boa. Fica evidente que essa biotécnica é composta por uma série de etapas que exigem o máximo de atenção e conhecimento por parte do produtor.

Fatores importantes para o sucesso da transferência de embriões

A seguir você poderá entender quais são os fatores que impactam no sucesso da transferência de embriões em cavalos:

– Método escolhido para realizar a transferência;

– Ter uma equipe técnica à disposição;

– A escolha do garanhão ou sêmen;

– Idade e tamanho dos embriões;

– A morfologia embrionária;

– Estação do ano;

– A forma de manejo da receptora;

– Idade e histórico das éguas;

– Sincronia entre doadora e receptora.

Quais são as vantagens da transferência de embriões?

Essa técnica oferece uma série de vantagens para a criação de equinos levando à melhora do plantel e mais eficiência. Um dos principais benefícios está no fato de uma égua doadora poder produzir um número maior de potros no decorrer da vida.

Seguindo o método tradicional essa égua poderia gerar somente um animal por ano. Isso permite melhorar as características genéticas do plantel com mais agilidade. Confira uma lista de benefícios a seguir:

– Com a transferência de embriões se torna possível ter a gestação de potros de doadoras que participam de competições sem que elas deixem de atuar.

– Alcance de melhoria genética e eficiência reprodutiva.

– Obtenção de um descendente de um animal de grande valor genético sem a necessidade de realizar uma compra.

– O processo permite antecipar o início das fêmeas na reprodução.

– Contribui para obter potros de fêmeas de alto padrão genético que eventualmente tenham problemas como idade avançada ou dificuldade para manter gestações.

– Permite a comercialização de embriões ou animais provenientes de éguas ou, ainda, garanhões específicos.

– Contribui para a obtenção de potros de fêmeas valiosas sem que haja perda da saúde ou do rendimento.

– Torna mais fácil avaliar a progênie materna.

Todas as etapas devem ser avaliadas e estudadas para que seja possível chegar a um resultado consistente. Ter uma equipe treinada e qualificada também é crucial para que a transferência de embriões resulte no aumento do plantel com o foco máximo na evolução de suas características.

Gostou de saber mais sobre a transferência de embriões?

Fonte imagem: pexels.com