Cavalo Frísio
Animais

Principais curiosidades sobre o Cavalo Frísio

Com pelagem negra brilhante, o cavalo Frísio é originário de uma província no litoral norte da Holanda de nome Frísia. Não é possível precisar o ano de sua origem, mas há diversas pinturas que comprovam a sua popularidade na Idade Média. A raça foi amplamente usada nos conflitos bélicos da Segunda Guerra Mundial e quase foi extinta. Continue lendo para saber mais sobre esses belos equinos.

Confira curiosidades sobre o Cavalo Frísio

Um belo exemplar de equino, o cavalo Frísio é o único originário da Holanda que resistiu à passagem do tempo. Abaixo listamos algumas curiosidades sobre esse belo equino. 

Origem

Essa raça existe há milênios, acredita-se que seja descendente direto do Equus robustus, tendo surgido por volta de 500 a.C., quando o povo frísio trouxe seus cavalos para a região do mar do norte para se estabelecer. O mar do norte era chamado de mar Frísio por volta do ano 800. 

Menções na história

Historiadores romanos mencionam a cavalaria frísia por volta do ano 150, os ginetes estariam montando belos exemplares de cavalos Frísios. No século 4, o escritor inglês Anthony Dent cita a presença das tropas frísias montadas sobre garanhões da raça. 

Registro escrito sobre o Cavalo Frísio

Como mencionamos no início, não é possível afirmar com precisão o ano de origem da raça de cavalo Frísio, porém, há muitas gravuras e escritos da Idade Média que se referem ao animal, demonstrando sua grande popularidade na época. A referência mais antiga da raça data de 1544. 

Sangue árabe

Ao longo das Cruzadas e até o término da guerra dos oitenta anos, a raça Frísia foi recebendo sangue de cavalos árabes. 

Carga

Os cavalos dessa raça foram bastante usados para carregar carga embaixo da sela durante o século 17. Como possui um espetacular trote, eram utilizados para a realização de trabalhos leves, algo que limitou o seu uso na agricultura e corroborou para uma redução significativa do número de equinos Frísios no século 20. 

Redução da presença do Cavalo Frísio

O declínio da Europa Feudal, no fim do século 19, fez com que a raça fosse novamente restrita ao território frísio. Os animais participavam de competições de corrida atrelados a carruagens. Não demorou para que essas competições se tornarem populares, sendo realizadas ao longo de toda a província. 

Registro genealógico do Cavalo Frísio

O registro genealógico do cavalo Frísio foi formado em uma pequena aldeia chamada Roodahuizum, no dia 1° de maio de 1879. 

Desastre de 1913

O ano de 1913 foi bastante difícil para a raça de cavalos Frísio, pois, após um desastre, restaram apenas três garanhões aptos para a reprodução, eles se chamavam: Prins 109, Alva 113 e Friso 117. Nesse momento decisivo para a história da raça, um grupo de agricultores locais uniu esforços para a preservação. O cavalo que, até então, era de luxo, passou a ser usado para serviços rurais também. 

Quase extinção 

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a raça de cavalo Frísio foi utilizada para puxar canhões e chegou bem perto da extinção. Com poucas éguas e cinco garanhões, a raça levou algum tempo para se restabelecer a partir de uma reprodução sistemática. 

A superação das inúmeras ameaças de extinção se deve ao entusiasmo de um grupo de interessados pela raça. Atualmente, a taxa de nascimentos de novos exemplares é crescente. Mais uma vez ressaltamos que, entre todas as raças de cavalos da Holanda, essa foi a única que ainda se mantém. 

Características do Cavalo Frísio

Um belo equino que se destaca por seu pelo negro muito brilhante, mede entre 1,65 m e 1,75 m de cernelha. Esse é um cavalo robusto e muito forte. Trata-se de um ótimo animal de tiro, mas que é utilizado com mais afinco como animal de sela. 

Com temperamento dócil e alegre, é fácil de manter, inclusive em termos econômicos. Na Idade Média, esses cavalos se destacavam por conseguir carregar tranquilamente um solado com sua pesada armadura. 

Dois tipos de Cavalo Frísio

Atualmente, existem dois tipos distintos de cavalo Frísio, que são chamados de barroco e moderno. O primeiro apresenta uma construção mais robusta. Já o segundo é um cavalo com perfil mais leve e esportivo, pois a sua ossatura é mais fina. A partir da segunda metade do século 20, a demanda pelo cavalo Frísio do tipo moderno cresceu consideravelmente por ser mais ágil e leve. 

Cavalo de filme

O cavalo Frísio se tornou amplamente popular em decorrência de alguns filmes famosos, como é o caso de “O Feitiço de Áquila”, que durante muitos anos fez sucesso ao ser exibido na Sessão da Tarde, na Rede Globo. 

Estátua da raça

Em 1981, o artista Auke Hettema fez uma estátua em homenagem ao cavalo Frísio e que está exposta em Nieuwestad, na Holanda. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o cavalo Frísio? Para mais novidades sobre o mundo country, acompanhe outros posts do nosso blog e as redes sociais da Rodeo West!