Mundo Country
Mundo Country

Competidoras e Rainhas – As mulheres no mundo Country

Mundo Country
Competidoras e Rainhas do Mundo country

 

A presença feminina no universo country tem sido cada vez maior, seja como competidoras ou como concorrentes dos concursos realizados em paralelo aos rodeios. A verdade é que as cowgirls têm conquistado um espaço significativo com trabalho árduo dentro e fora das arenas.

Mulheres no universo country: as Competidoras

Conheça um pouco mais sobre a história de competidoras de rodeios que têm ajudado a firmar a presença feminina nesse meio nos últimos anos. Também falaremos sobre as rainhas que ajudam a deixar as competições de rodeio ainda mais vibrantes. 

Renata Simonetto – Melhor Amazona de Laço Comprido

A competidora foi eleita em 2019 pela ABQM Awards como a Melhor Amazona de Laço Comprido. Nascida em Videira, Santa Catarina, Renata se mudou para Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para se dedicar à sua paixão pelas provas de Laço Comprido, em que compete desde 2016. Para ela, um dos momentos mais emocionantes da carreira foi a participação no Nacional de 2018, em que saiu vitoriosa em três categorias.

Renata tem uma parceria bonita com a água VPJ Pop Doo Doo, afinal, foi com ela que conquistou duas vitórias na competição citada anteriormente e, também, a terceira colocação na final Aberta Júnior, no campeonato estadual. A primeira competição de laço comprido de Renata foi aos 7 anos de idade, junto com seu pai. Ela não laçou nenhum boi, mas ficou em segundo lugar pelo fato de ele ter acertado todas as laçadas. 

Lettícia Pessin – Campeã de Três Tambores

Um dos nomes referência da modalidade de Três Tambores, Lettícia Pessin conquistou sua primeira medalha com apenas 9 anos de idade. No ano de 2017, a jovem se sagrou a campeã do Rodeio Internacional, nesse momento, tinha apenas 14 anos. Uma verdadeira inspiração para as jovens que querem entrar no mundo country, ela viaja com seus pais pelo Brasil participando de competições. 

Fatiana Ferreira: Tetracampeã de Três Tambores de volta à ativa

Fatiana Ferreira tem uma história de mais de duas décadas competindo na modalidade de Três Tambores, sendo tetracampeã. Em 2019, ela precisou fazer uma parada na carreira para se dedicar ao nascimento do seu primeiro filho, Pedro Luiz. Após seis semanas de ter dado à luz, a competidora já estava se preparando para retornar às arenas com mais vontade do que nunca de vencer. 

Thais Munique – Destaque da modalidade de Três Tambores

Competidora da modalidade silver racer, a amazona Thais Munique é um dos nomes em evidência no circuito de Três Tambores. A jovem de Votuporanga, São Paulo, ganhou o título de 2017 e tem se mostrado uma grande competidora. Com muita vontade de vencer, ela se dedica a longos treinos para aperfeiçoar a sua técnica nessa modalidade. Certamente ela tem um grande futuro pela frente. 

Mulheres no universo country: as Rainhas

Os concursos para escolher as rainhas do rodeio movimentam as arenas e engajam os espectadores. O sonho de muitas cowgirls é receber a faixa e a coroa no grande dia do rodeio. É importante esclarecer que, mais do que uma competição de beleza, se trata da busca por uma cowgirl que consiga difundir conceitos country e despertar o interesse de mais pessoas para a competição. Que tal conhecer um pouco mais sobre a trajetória de algumas rainhas? 

Camila Rocha – Educadora física que fez história

Camila Rocha é uma rainha da Festa do Peão de Barretos bastante inspiradora, pois foi a segunda mulher negra da história a vencer a competição, ela foi coroada em 2013. A jovem é formada em educação física e, dos 11 aos 18 anos, competiu como corredora profissional. Ela chegou, inclusive, a disputar campeonatos estaduais e regionais. A primeira rainha negra de Barretos foi Adriele Nascimento, que venceu em 2006. 

Kamila Oliveira – A rainha estudante de medicina

No ano de 2012, a jovem de apenas 17 anos, Kamila Oliveira, foi a grande vencedora da competição de rainha da Festa do Peão de Barretos. Mesmo sendo muito nova, ela garantiu que estava pronta para realizar todos os compromissos da função e se dedicar para a difusão da cultura country. A vida de Kamila mudou, pois, como prêmio do concurso, ela ganhou uma bolsa de estudos para cursar medicina. 

Juliana Cordeiro Joi – Uma rainha discreta

Rainha da Festa do Peão de Barretos em 2014, Juliana Cordeiro Joi se destaca por sua personalidade mais introspectiva e seu jeito mais discreto. Algo interessante sobre seu reinado foi o fato de ela ter trocado as roupas cheias de plumas por looks básicos, compostos de calça jeans e camisa xadrez. Ela desejava fazer com que a função de rainha fosse vista com mais seriedade. Juliana é advogada e acredita que essa experiência ajudou muito. 

É inspirador conhecer a história de tantas mulheres que fazem a diferença no universo country e abrem portas para outras que desejam se consolidar em suas funções! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/