Cavalo Campeiro
Animais

Cavalo Campeiro: raça originária da região Sul do Brasil

Raça originária do Sul do Brasil, o Cavalo Campeiro possui diversas qualidades ímpares que o tornam único. Continue lendo para saber mais desses animais e como eles surgiram. Boa leitura!

Origens do Cavalo Campeiro

Como mencionamos acima, o cavalo Campeiro é originário da região Sul do Brasil. Trata-se de uma raça de cavalo proveniente de animais de sangue Andaluz, assim como o Crioulo. A sua história teve início com as expedições espanholas que atravessaram o território catarinense rumo ao Paraguai por volta do século XVI.

Alguns indivíduos da espécie foram deixados pelo caminho para auxiliar no trabalho de abastecimento dos navios no porto de Santa Catarina. Atribui-se como marco da origem dessa raça a expedição liderada pelo espanhol Alvar Nuñes (“Cabeça de Vaca”). Em 1541, essa expedição seguiu por terra partindo do litoral de Santa Catarina rumo a Assunção, no Paraguai.

No entanto, estima-se que houve o extravio de animais de outras expedições espanholas que seguiam a mesma rota. É importante citar que a ilha de Santa Catarina (Florianópolis) era o primeiro posto avançado espanhol na América do Sul.

Primeiros registros

Em 1728, houve a abertura do Caminho dos Conventos por Francisco de Souza e Farias e, a partir de então, foram feitos os primeiros registros de cavalos no planalto. Tendo partido de Araranguá, Santa Catarina, Francisco se deparou com um número considerável de cavalos e vacas no planalto.

Após três anos, Cristóvão Pereira de Abreu viajou pelo mesmo caminho e também se deparou com animais, tendo adicionado centenas deles à sua tropa. Passaram quase 200 anos entre a expedição de Alvar Nuñes e o registro dos primeiros cavalos selvagens na região do planalto.

Esses cavalos se espalharam muito além do planalto catarinense, tendo alcançado o planalto do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná, basicamente a região dos Pinheirais do Brasil. Inclusive, é por isso que esses animais são conhecidos popularmente como “Marchadores das Araucárias”. Trata-se de uma espécie que foi se moldando ao sabor da natureza e da criação livre. Formou-se um padrão fenotípico homogêneo ao longo do tempo.

Tradição de criação

Com o surgimento das primeiras fazendas em Curitibanos, em Santa Catarina, teve início a tradição de criação dos cavalos Campeiro. Os fazendeiros locais começaram a adquirir os animais “extraviados”. Ao longo do tempo, os equinos marchadores passaram a ser selecionados e, com isso, teve origem a tradição de criação de animais com esse perfil.

Um criador chamado Ivadi Coninck de Almeida, contando com um lote desses animais e percebendo que eles tinham características diferenciadas, convidou outros criadores para dar início a uma associação para a preservação da raça. Utilizando recursos próprios e com o objetivo de preservação genética, criaram em 1976 a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Campeiro (ABRACCC).

Em 1985, a raça foi oficializada pelo Ministério da Agricultura com o apoio da Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina. Foi realizada uma ampla vistoria com posterior credenciamento do seu livro de registro “Herd Book”. Também foi instituído o Serviço de Registro Genealógico Oficial da Raça.

Cavalo Campeiro: conheça as principais características

Confira abaixo as características mais marcantes dos cavalos Campeiro.

Andamento

Esse cavalo marcha em quatro tempos, isso significa que seu caminhar tem apoios desencontrados que produzem reações suaves e mais conforto para o cavaleiro. Apresenta marcha em todas as suas modalidades, com exceção do trote e da andadura.

Altura

Os machos apresentam altura mínima de 1,42 cm e altura máxima de 1,54 cm. Já as fêmeas têm altura mínima de 1,40 cm e máxima de 1,52 cm.

Pelagens principais

As pelagens mais comuns nesses animais são baio, tordilho e castanho em suas variações. Oficialmente, são permitidas todas as cores de pelagens, com exceção de albina e pampa.

Cabeça

O cavalo Campeiro apresenta sua fronte retilínea e subconvexa. As orelhas têm tamanho médio e são altivas. Os olhos desses equinos são bastante vivos.

Pescoço

Tem o pescoço delicado e alongado, é mais comprido em relação à cabeça. É um animal que possui leveza e facilidade de giro pelo perfeito encaixe do pescoço com a cabeça e com o tronco.

Tronco

Seu tronco é forte e suas costelas arqueadas, oferecendo, assim, estabilidade para o cavaleiro.

Garupa

Sua garupa é ampla e suavemente inclinada de forma que permite um arranque com mais facilidade e alto galope.

Membros

São fortes e delgados, têm aparência bem aprumada. Um animal muito bonito e que se destaca por ser bastante forte e ter uma aparência altiva.

Aptidões

É um cavalo recomendado para passeios e longos percursos. Indicado para as lidas do campo, tem excelente desempenho em esportes do âmbito rural, especialmente as disputas de laços. É um animal muito inteligente e dócil, assim como bastante apto para atividades que demandam destreza.

Gostou de conhecer mais sobre o cavalo Campeiro?

Fonte imagem: pexels.com