Equitação
Mundo Country

Quais os acessórios para aula de equitação?

Se você tem pesquisado sobre aulas de equitação para desenvolver sua técnica de cavalgada e manejo de equinos, precisa conhecer os acessórios essenciais para essa modalidade. A segurança do cavaleiro ou amazona, assim como a do cavalo, é essencial para o estabelecimento de uma relação de confiança e respeito.

Aula de equitação: dicas de acessórios necessários

A seguir, vamos apresentar os acessórios para aula de equitação mais importantes, tanto do ponto de vista da segurança como para facilitar o relacionamento com o cavalo. Esses itens também são relevantes para aulas de hipismo, contudo, vale ressaltar que são duas categorias distintas.

A primeira consiste na prática de cavalgada, enquanto a última refere-se a todas as modalidades esportivas envolvendo o equino, como salto, polo, entre outras. Conhecendo essas diferenças, você já pode começar a conferir as dicas dos acessórios fundamentais para começar as suas aulas.

Sela

Item a ser escolhido com muita atenção e foco na atividade a ser desempenhada em conjunto com o equino. A sela para cavalo consiste em um assento para o cavaleiro/amazona, deve oferecer o máximo de conforto para quem monta e para o animal.

Uma sela mal posicionada ou inadequada pode deixar o equino irritado e causar acidentes bastante sérios. É essencial escolher a peça com atenção. Dependendo da modalidade esportiva, há um modelo mais indicado, no caso dos praticantes de três tambores, as selas mais recomendadas são as de camurça. Os praticantes de laço em dupla também têm um modelo específico.

Para equitação, a sela mais recomendada é a australiana. Converse com seu professor antes de comprar para escolher a peça mais adequada, a sela deve estar alinhada com as necessidades do cavaleiro e do animal.

Capacete

Há diferentes modelos de capacetes hípicos disponíveis no mercado, a dica é buscar por opções com boa ventilação e de um material leve. É essencial usar capacete em qualquer atividade envolvendo equinos, pois há risco de queda e a cabeça deve estar protegida. Atenção para a troca de capacetes após impactos, pois eles podem se tornar mais frágeis.

Colete

Um dos principais acessórios para montaria e que garante a segurança do cavaleiro, essa peça protege a coluna em eventuais impactos. Na hora de comprar, procure por modelos com enchimento para se moldar de maneira mais agradável ao seu corpo. Geralmente, esses coletes possuem sistema de regulagem.

Luvas

Mais um acessório essencial para a prática de hipismo, as luvas servem para dar mais aderência às rédeas do equino. Luvas com pingos de borracha se destacam por deixar as mãos respirando, tornando a sua experiência com o cavalo mais agradável. Outra boa opção é apostar em luvas de couro. Um acessório bastante importante, demandando investimento de tempo para sua escolha.

Vestimenta

É natural que a primeira imagem que se tenha em mente quando se fala sobre hipismo seja a de um cavaleiro ou amazona elegante. A vestimenta adequada para essa prática tem mais do que o objetivo de ser elegante, ela contribui para que o cavaleiro/amazona desempenhe seus movimentos com mais facilidade.

Além do colete, capacete e luvas que mencionamos em outros itens, compõem a vestimenta hípica a casaca (blazer), culote (calça específica para essa atividade) e botas de montaria. Converse com seu instrutor a respeito dos itens que deve adquirir.

Estribos

Fundamental para a prática de hipismo, os estribos ajudam na hora de montar o cavalo e, também, a manter o equilíbrio sobre ele. Podem ser feitos de diferentes materiais, como aço inox, alumínio, plástico e couro.

Os iniciantes na prática da montaria podem optar pelos estribos com formato de sino, que apresentam mais estabilidade. Peça recomendação do seu professor para escolher a peça perfeita para o seu início de atividade.

Caneleira hípica

O objetivo dessa peça é oferecer mais proteção aos tendões do cavalo, sendo utilizada nas patas dianteiras. Para os iniciantes, a dica é comprar as peças com fechamento em velcro para encaixar mais facilmente no equino.

Cabeçada

Esse item é para o cavalo de hipismo e permite ao cavaleiro conquistar maior coordenação na hora de manejar o equino. A peça consiste em um conjunto de tiras de couro utilizadas na cabeça do cavalo, podendo ser de três modelos distintos: testeira nó, testeira com afogador e side pull.

Chicote

Para usar esse acessório, recomendamos algumas aulas em uma escola de equitação, para que compreenda o real objetivo da peça. Quando mal utilizado, o chicote se torna muito mais um problema do que uma solução, podendo, inclusive, irritar o cavalo e resultar em acidentes. Se decidir usar esse item, a recomendação é apostar em alternativas com pontas de borracha ou revestimento de nylon para não machucar o cavalo.

Procure uma boa escola

Para dar início às suas atividades hípicas, a recomendação é procurar por uma boa escola, pois com as recomendações dos professores, ficará mais simples entender como manejar o equino com o máximo de segurança. Confira as avaliações de outras pessoas sobre as escolas na internet e peça indicações para seus conhecidos.

Antes de começar a montar por sua conta, tenha algumas aulas, a equitação e o hipismo podem ser bastante reconfortantes, mas demandam conhecimento daquilo que está sendo feito. Lembre-se que esse é um cuidado tanto para a sua segurança quanto para a segurança do equino.

Conheça mais sobre cavalos

Também é essencial que, antes de dar início às suas atividades de equitação, estude um pouco mais sobre cavalos. Conheça as principais raças de equinos utilizadas para a modalidade hípica a que pretende se dedicar e esteja preparado para os desafios que cada uma oferece.

Esse conhecimento teórico te ajudará a saber como manejar o animal na prática. Esteja preparado para os desafios que a convivência com cavalos pode trazer para aproveitar ao máximo os benefícios. Cavalos são excelentes companheiros e pode ser terapêutico fazer equitação.

Gostou de saber mais sobre os acessórios para aula de equitação e hipismo? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!