Equitação – Aprenda a Manejar o Cavalo

Conheça o papel da equitação

Dicas para manejar o cavalo de forma segura – Crédito da Imagem: http://www.spr.caf.ufv.brAlgumas pessoas têm o desejo e a curiosidade de aprender a montar, mas ficam receosas diante do animal imponente que é o cavalo. O segredo para montar com segurança é aprender com bons profissionais em locais adequados. Nos últimos anos, com o crescimento do mercado de cavalos, houve, também, o surgimento de novas escolas de equitação. Atualmente, é possível encontrar alternativas em todo o território nacional.

Equitação – Esporte com Sensação de Liberdade

Aprender a montar a cavalo pode ser uma atividade bastante divertida e boa para a saúde. O cavaleiro observa significativa melhora em sua postura, bem como em seu ritmo cardíaco, após algumas semanas. A escolha da equitação como esporte é uma forma de se manter em contato constante com a natureza por ser uma atividade realizada ao ar livre. Porém, é fundamental que o indivíduo saiba que precisará se dedicar à prática da equitação para chegar aos resultados esperados.

O manejo adequado do cavalo não se aprende em poucas aulas, sendo necessário o emprego de boa dose de energia. Todo o esforço é recompensado pela sensação de liberdade que se tem ao cavalgar. O cavaleiro sabe que está no caminho certo quando sente que existe uma forte conexão entre ele e o cavalo. Para que a prática seja mais positiva, é importante observar alguns pontos que detalharemos a seguir.

Dicas Para Aprender a Manejar o Cavalo

Pesquise Para Encontrar uma Boa Escola de Equitação

Como explicamos acima, devido ao crescimento do mercado de equinos nos últimos anos, abriram várias escolas de equitação pelo país e, para escolher a mais adequada, é essencial observar algumas questões.

Instrutores: O instrutor que irá te ensinar a manejar o cavalo deve ser um cavaleiro experiente e ter boa didática, pois montar exige uma série de procedimentos.

Animal: A escola de equitação deve ter um time de cavalos dóceis e amigáveis para garantir o bem-estar e a segurança dos alunos. A recomendação é que os animais utilizados para ensinar novos cavaleiros tenham mais de 8 anos de idade.

Prefira o estilo inglês: Quando estiver escolhendo uma escola de equitação, atente para aquelas que ensinam o estilo inglês de montar que, embora seja o mais exigente, é o que oferece a melhor base para os novos cavaleiros. Aprender o estilo que contempla mais regras facilita depois para que o cavaleiro escolha o método com que se sentir mais à vontade.

Indicação: Se possível, peça indicação para a escolha da escola de equitação para os seus amigos e conhecidos. Pesquisas na internet também te ajudarão a saber se a escola é ou não respeitada e se oferece um bom método de ensino.

Equipamentos Adequados Para Equitação

Os cavaleiros devem estar sempre corretamente equipados para que possam montar em segurança. Dentre os equipamentos necessários para começar a montar estão: calções para montar (sem costuras), proteção para a cabeça, calçados adequados (botas de montaria ou botas de borracha) e colete de proteção.

Equitação é, Também, um Exercício de Disciplina

Quem pensa que aulas de equitação incluem apenas montar e cavalgar está bem enganado. As escolas também ensinam a alinhar, selar e, até, limpar o animal, pois é fundamental que o cavaleiro saiba como cuidar do cavalo. Aprender como guardar e retirar o animal da baia consiste em outros ensinamentos relevantes. Uma boa dica de manejo é solicitar ao instrutor a possibilidade de ficar por perto dos estábulos antes e depois de montar, para que os animais se acostumem com a sua presença.

Aprender a “Ler” o Animal

Antes de, efetivamente, montar o cavalo é essencial saber averiguar se ele está bem para a atividade. Identificar alguma possível lesão ou incômodo no animal é uma forma de evitar acidentes. Cavaleiros que não prestam a devida atenção às condições do animal para cavalgar podem enfrentar quedas no decorrer do trajeto com consequências bastante graves. A primeira lição de manejo que se deve aprender é como estabelecer uma relação de companheirismo e respeito com o seu cavalo.

Montando o Cavalo

Após as lições de como se entender e verificar a saúde do cavalo, vem o momento de montar. Os cavaleiros inexperientes devem ter muita atenção à sua postura ao subir no animal, os ombros devem ficar direitos enquanto as costas devem adquirir uma postura quase côncava. A equitação exige uma postura confortável, procure se adequar de acordo com a necessidade que sentir. Não se preocupe, pois, a postura é desenvolvida naturalmente no decorrer das primeiras aulas. O instrutor costuma levar o cavalo à mão nos primeiros dias para que os alunos possam encontrar a posição mais assertiva.

Equitação é Movimento

O cavaleiro aprende nas lições de manejo que equitação é a arte de saber se movimentar adequadamente usando o peso do seu corpo, a sua voz, as pernas e as rédeas. Os movimentos do cavaleiro indicam para o cavalo se ele deve seguir em frente, ir para trás ou mudar de direção entre esquerda e direita. Essa capacidade é adquirida de acordo com a experiência.

Do Passo Para o Trote e Galope

Basicamente, os cavalos têm três andamentos diferentes, que são: o passo, o trote e o galope. O cavaleiro somente estará habilitado a realizar o trote e o galope se conseguir realizar o andamento de passo sozinho. No trote, o andamento é a dois tempos, enquanto que no galope é a três tempos.

A equitação é um esporte que vem adquirindo novos adeptos com o passar do tempo e pode ser uma excelente escolha para melhorar sua postura, atenção e coordenação motora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *