Acessórios para montaria
Mundo Country

Principais acessórios para montaria

Os acessórios para montaria são itens essenciais para a prática dessa atividade que permite entrar em plena sintonia com a natureza. Para quem não conhece ou tem dúvidas a respeito dos itens necessários para empreender essa atividade, vamos dar algumas dicas.

Conheça os principais acessórios para montaria

Para quem deseja se dedicar à montaria, é importante estar familiarizado com os acessórios mais indicados para a atividade. Confira abaixo uma lista com os itens que não podem faltar na sua lista e dicas de como escolhê-los.

Chicotes

Esse instrumento remonta aos tempos mais longínquos da montaria e, hoje, tem uma função distinta daquela época. Esse instrumento não é mais usado com o objetivo de infligir dor ao equino e sim de estabelecer uma comunicação efetiva com o cavaleiro quando comandos de voz e movimento das pernas não se mostram suficientes. Sendo assim, é essencial que o cavaleiro aprenda como domar e persuadir o animal sem apelar para ações bruscas que acarretarão somente em dificuldades.

Há diferentes modelos de chicotes de acordo com a atividade que se pretende desempenhar, modelos trançados com ponta de couro, modelos de chicote de equitação com cabo e ponta de borracha, entre outros. A alça no pulso do chicote facilita o seu manuseio e pode ser interessante especialmente para os acessórios triplos. Algumas peças se destacam por serem feitas de materiais diferenciados, como o couro cru.

Luvas

Os acessórios de montaria de quem pratica hipismo incluem as elegantes luvas que tornam o manejo do cavalo mais correto, evitando que as rédeas deslizem e escapem das mãos do cavaleiro. Luvas que possuem velcro de regulagem fazem toda a diferença em termos de conforto.

As luvas dessa modalidade são, em grande parte, feitas de couro e elastano. Luvas que possuem pingos de borracha são interessantes para evitar que as rédeas escapem das suas mãos, pois elas oferecem mais aderência. Para quem preferir, é possível usar luvas de algodão para realizar atividades de hipismo.

Calças de montaria

Um acessório de montaria muito útil para vaqueiros e cowboys para a realização de atividades de fazenda ou em haras. Usada sobre a roupa, protege o cowboy do suor do animal e de eventuais machucados durante a lida.

Além disso, essa calça ainda permite maior mobilidade e aderência à sela. Geralmente, as calças de montaria apresentam costuras reforçadas. É possível encontrar modelos fechados e peças que possuem as laterais abertas. A escolha fica a critério da sua preferência, o que vai tornar o manejo do equino mais fácil para você.

Joelheira

Atividades equestres podem causar alguns acidentes de impacto para o corpo, sendo essencial utilizar acessórios de segurança como joelheiras. Procure por peças que sejam anatômicas e de materiais que permitam boa adaptabilidade ao seu corpo como as joelheiras de neoprene.

Perneira

Uma peça indicada para quem vai montar usando botas de cano curto e botinas. A perneira é usada para fazer com que o cano da bota fique maior, de maneira a oferecer mais segurança para o cavaleiro conduzir o animal. Uma bota curta, sem a adição da perneira, pode facilitar a ocorrência de incidentes.

Capacete

Item crucial para a segurança, o capacete de hipismo deve contar com reforço interno que evite pancadas em uma eventual queda do equino, assim como protejam a cabeça do cavaleiro em contato com galhos de árvores pelo caminho.

Ao sofrer algum impacto com o capacete é importante substituí-lo, mesmo que não tenha danos aparentes. O capacete pode estar fragilizado, não sendo uma proteção efetiva em uma próxima situação de necessidade.

Colete

A função principal desse item é proteger a coluna do cavaleiro, evitar machucados graves nos trancos dados pelo cavalo ou em uma eventual queda. A estrutura do colete acompanha o formato da coluna e evita problemas decorrentes de movimentos não naturais. Coletes de materiais como lycra e neoprene são interessantes por se ajustarem melhor ao corpo.

Estribos

Estribos são itens essenciais para a montaria, esse acessório ajuda o cavaleiro/amazona a montar o equino. Além disso, o item também ajuda a manter o equilíbrio, uma vez que já se esteja sobre o cavalo. Os estribos podem ser encontrados em diferentes materiais como plástico, couro, alumínio e aço inox.

Quem está iniciando na montaria pode se adaptar melhor aos estribos com forma de sino, que oferecem mais segurança e facilidade de uso no dia a dia. O ideal é testar para ver com que tipo de estribo você se dá melhor.

Gaiola

Um acessório que talvez não seja tão conhecido, mas que tem grande relevância para a segurança da montaria. Basicamente, a gaiola serve para evitar que os pés escorreguem pelo estribo, assim o cavaleiro tem mais estabilidade ao montar o equino. Procure por peças que sejam de fácil fixação nos estribos e cavalgue com muito mais tranquilidade.

Capa para sela

A sela é um item indispensável para a montaria e, enquanto não está em uso, precisa estar devidamente protegida das intempéries do tempo. Uma capa para sela é um item fundamental para manter a sua sela preservada e com a devida proteção.

A dica é apostar em peças que tenham proteção para pito e paralamas. Uma capa bastante prática é aquela que se transforma em uma bolsa, facilitando o trabalho de levar a sela de um lugar ao outro.

Sela

A sela é um item fundamental que deve ser escolhido com todo o cuidado e com foco na atividade que será realizada. É importante que se compreenda que é um assento a ser utilizado pelo cavaleiro/amazona e, portanto, deve ser confortável para quem monta e para o equino.

Uma sela inadequada em formato ou tamanho pode ser extremamente incômoda e gerar irritação no equino. O ideal é procurar por um modelo que se ajuste ao seu cavalo e que seja boa para as atividades que você pretende realizar com o animal.

Gostou de conhecer os acessórios para montaria para tornar essa atividade mais prática e segura em seu dia a dia? Para conferir mais conteúdos informativos, navegue pelo blog da Rodeo West!