Principais Acessórios Para Montaria

A montaria é uma atividade que proporciona ao homem a possibilidade de estar em plena sintonia com a natureza. Para que esse momento seja realizado com o máximo de efetividade e segurança é fundamental contar com alguns acessórios indispensáveis. Para quem não conhece ou tem dúvidas a respeito dos itens necessários para empreender essa atividade, vamos dar algumas dicas.

Para quem deseja se dedicar a atividade é essencial contar com alguns acessórios de montaria, abaixo listamos alguns desses itens que são indispensáveis para a sua segurança e conforto.

1 – Chicotes

Esse instrumento remonta aos tempos mais longínquos da montaria e hoje tem uma função distinta daquela época. Esse instrumento não é mais usado com o objetivo de infligir dor ao equino e sim de estabelecer uma comunicação efetiva com o cavaleiro quando comandos de voz e movimento das pernas não se mostra suficiente. Sendo assim é essencial que o cavaleiro aprenda como domar e persuadir o animal sem apelar para ações bruscas que acarretarão somente em dificuldades.

Há diferentes modelos de chicotes de acordo com a atividade que se pretende desempenhar, modelos trançados com ponta de couro, modelos de chicote de equitação com cabo e ponta de borracha entre outros. A alça no pulso do chicote facilita o seu manuseio e pode ser interessante especialmente, para os acessórios triplos. Algumas peças se destacam por serem feitas de materiais diferenciados como couro cru.

2 – Luvas

Os acessórios de montaria de quem pratica hipismo incluem as elegantes luvas que tornam o manejo do cavalo mais assertivo, evitando que as rédeas deslizem e escapem das mãos do cavaleiro. Luvas que possuem velcro de regulagem da peça a mão do cavaleiro fazem toda a diferença em termos de conforto. As luvas dessa modalidade são em grande parte feitas de couro e elastano. Para quem preferir é possível usar luvas de algodão para realizar atividades de hipismo.

3 – Calças montaria

Um acessório de montaria muito útil para vaqueiros e cowboys para a realização de atividades de fazenda ou em haras. Usada sobre a roupa protege o cowboy do suor do animal e de eventuais machucados durante a lida. Além disso, essa calça ainda permite maior mobilidade e aderência à sela. Geralmente, as calças de montaria apresentam costuras reforçadas. Além dos modelos fechados é possível encontrar peças que têm as laterais abertas.

4 – Joelheira

Atividades equestres podem causar alguns acidentes de impacto para o corpo sendo essencial utilizar acessórios de segurança como joelheiras. Procure por peças que sejam anatômicas e de materiais que permitam boa adaptabilidade ao seu corpo como as joelheiras de neoprene.

5 – Perneira

Uma peça indicada para quem vai montar usando botas de cano curto e botinas. A perneira é usada para fazer com que o cano da bota fique maior de maneira a oferecer mais segurança para o cavaleiro conduzir o animal.

6 – Capacete

Item crucial para a segurança, o capacete de hipismo, deve contar com reforço interno que evite pancadas numa eventual queda do equino, assim como protejam a cabeça do cavaleiro em contato com galhos de árvores pelo caminho.

7 – Colete

A função principal desse item é proteger a coluna do cavaleiro, evitar machucados graves nos trancos dados pelo cavalo ou numa eventual queda. A estrutura do colete acompanha o formato da coluna e evita problemas decorrentes de movimentos não naturais. Coletes de materiais como lycra e neoprene são interessantes por se ajustarem com mais assertividade ao corpo.

8 – Gaiola

Um acessório que talvez não seja tão conhecido, mas que tem grande relevância para a segurança da montaria. Basicamente a gaiola serve para evitar que os pés escorreguem pelo estribo, assim o cavaleiro tem mais estabilidade ao montar o equino. Procure por peças que sejam de fácil fixação nos estribos.

9 – Capa para sela

A sela é um item indispensável para a montaria e enquanto não está em uso precisa estar devidamente protegida das intempéries do tempo. Uma capa para sela é um item fundamental para manter a sua sela preservada e com a devida proteção. A dica é apostar em peças que tenham proteção para pito e paralamas. Uma capa bastante prática é aquela que se transforma numa bolsa facilitando o trabalho de levar a sela de um lugar ao outro.

Agora que você já sabe mais sobre os acessórios para montaria vai gostar de saber como selar um cavalo clicando aqui. Afinal, para a montaria nada mais relevante do que saber como usar a sela corretamente no equino, não é mesmo?

Gostou de conhecer os acessórios para montaria para tornar essa atividade mais prática e segura em seu dia a dia? Deixe seus comentários e aproveite para conhecer mais sobre esses itens que não podem faltar no seu dia a dia de atividades de montaria.