Rancho de Madeira
Mundo Country

Rancho de Madeira – Como fazer um simples? Dicas

Um rancho de madeira pode ser uma excelente solução para ampliar casas ou até mesmo a área útil de fazendas. Essa construção, muitas vezes simples, pode ser usada como espaço para guardar aquela bagunça que não tem lugar na área já construída e até para proteger os animais. Confira algumas dicas de como construir um rancho simples. 

Dicas de como fazer um Rancho de Madeira simples

Há diversas interpretações e entendimentos para rancho de madeira, no entanto, o mais convencional é aquele composto por uma cobertura na parte da frente da casa, como se fosse uma extensão do imóvel. Nesse formato, o rancho pode ser usado como uma garagem. 

Também é possível fazer como se fosse uma “casinha” à parte, para finalidades como o armazenamento de objetos ou até abrigo de animais. Abaixo vamos dar dicas de como fazer uma construção simples gastando pouco.

1 – Contrate um marceneiro

Independentemente do quão simples seja o rancho que você pretende construir, é fundamental contar com as orientações de um marceneiro, tanto para o desenho do projeto como para a montagem do mesmo. O profissional será de grande valia para evitar desperdícios de madeira, bem como para te ajudar a construir um rancho que permanecerá em pé em médio e longo prazo. 

2 – Qualidade da madeira

Mesmo que você esteja pensando em construir um rancho rústico de madeira, deve ter em mente que precisará de matéria-prima de qualidade. A madeira, além de boa aparência, deverá ser resistente às mais variadas intempéries do tempo, como sol intenso e chuva. Um tipo de material bastante usado para construir ranchos é a garapeira. 

3 – Verniz

É importante que a madeira usada para montar o rancho receba verniz, tanto por uma questão de aparência, quanto por uma questão de durabilidade. O verniz ajuda a tornar o material mais resistente à ação do tempo. O mais indicado é aplicar verniz na cor da madeira ou transparente, não tendo prejuízo às suas características visuais. 

4 – Escolha das telhas para cobertura

Em teoria, o cowboy pode usar qualquer tipo de telha para a cobertura do seu rancho, mas é interessante observar que esse item ficará aparente por não contar com um forro, que deve ser de qualidade. Embora a beleza do rancho não seja o ponto principal, não se pode negar que é sempre bom investir em aconchego. 

5 – Calor

Um problema recorrente para quem constrói ranchos no modelo de cobertura de extensão é o calor gerado nessas áreas, pelo fato de não existir nada entre o ambiente e o telhado. Uma dica para quem pretende usar o espaço para os animais da fazenda ou, simplesmente, quer reduzir o calor interno, é apostar no uso de um forro, como o de PVC ou de madeira. 

Uma solução ainda melhor para amenizar o calor é usar uma manta térmica, porém, nesse caso, ela pode acabar ficando aparente, sendo usada entre a madeira e o telhado. Há duas maneiras de esconder a manta, a primeira delas é colocá-la em cima do telhado e a segunda é utilizar o forro de madeira para camuflá-la. Claro que isso somente será uma preocupação se você se incomodar com o fato de a manta térmica ficar à vista. 

6 – Manutenção

De maneira geral, o rancho de madeira não demanda manutenção, o único cuidado recorrente é a reaplicação do verniz de tempos em tempos. Fique atento ainda às telhas, substitua as que eventualmente vierem a quebrar. O telhado precisa ser bem fechado para evitar que os animais ou os objetos armazenados embaixo da cobertura recebam sol ou chuva demasiadamente. 

7 – Pense no conforto dos animais

O rancho de madeira está sendo construído para os animais da fazenda? Então, a dica é pensar no conforto deles, além da questão do calor excessivo você deverá se atentar para ter onde posicionar comedouros e bebedouros. 

O local escolhido para posicionar o rancho deve ser pensado para que os animais possam se deslocar e se proteger das intempéries do clima, como chuva e sol intenso. Considere o tempo que você pretende que os animais passem embaixo dessa cobertura, tentando entender se será viável com as condições ofertadas. 

8 – Incremente com o tempo

Talvez, nesse exato momento você não tenha muitos recursos para investir na construção do seu rancho e precise seguir por um caminho mais simples, no entanto, com o passar do tempo pode ir investindo em pequenas e grandes melhorias.

Inclusive, em algum momento você poderá chegar a ter uma verdadeira casa de madeira feita a partir da base do seu rancho. O ideal é que, no primeiro momento, essa construção atenda às suas necessidades básicas, podendo ganhar mais funções com o passar dos anos. 

Gostou de aprender como fazer um rancho de madeira? Confira outras novidades no mundo country em outros artigos do blog e das redes sociais da Rodeo West! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home