Dicas Para Cuidar de Animais de Fazenda

Os cuidados com animais de fazenda são imprescindíveis para atingir o ápice da produção e qualidade do que a propriedade produz. Além de uma questão ética, o bem-estar dos animais, acarreta em economia com a redução de problemas como pragas ou parasitas? e perda de rebanho e em sustentabilidade para o negócio. Então que tal conhecer os principais cuidados a ser tomados com diferentes animais da fazenda?

Cuidados com animais de fazenda

A seguir, listamos alguns cuidados gerais que devem ser tomados com os animais de fazenda.

Estrutura

Para que uma fazenda se torne produtiva a médio e longo prazo, é crucial que tenha estrutura adequada para os animais que vivem nela. Por exemplo, os cavalos necessitam de estábulos para descanso e alimentação enquanto o gado demanda um planejamento acerca do pasto que será oferecido como potencial complemento da sua dieta. Os animais devem estar acomodados em locais que tenham estrutura de higiene e conforto.

Alimentação

A alimentação dos animais na fazenda deve ser determinada por um veterinário que leve em consideração as atividades que esses animais irão desempenhar e suas necessidades nutricionais. Não adianta dar qualquer ração para os animais, eles precisam de acesso a um grupo completo de nutrientes para que possam se desenvolver.

Acompanhamento veterinário

Os animais da fazenda devem contar com acompanhamento de um veterinário, evitando dessa forma que pequenas questões de saúde se tornem grandes problemas para o criador. Além disso, esse profissional deve realizar o controle das vacinas necessárias para cada espécie.

Manutenção da limpeza

Ao pensar na estrutura de uma fazenda que contará com a criação de animais é essencial pensar a respeito da manutenção de limpeza, ou seja, uma forma de evitar que os animais permaneçam por um período prolongado em contato com fezes e urina, assim como deixar seus alimentos protegidos.

Cuidados com cavalos

Confira dicas de como cuidar de cavalos oferecendo-lhe mais bem-estar:

Várias refeições por dia

Cavalos tendem a comer pouco em cada refeição, mas várias vezes por dia, pode ser interessante enriquecer os alimentos dos equinos com substâncias industriais que contribuam para o aumento da concentração de vitaminas em seu organismo, contudo, antes de fazer isso consulte o veterinário. Um cavalo pesa em média 250 kg alimentando-se  cerca de 9 a 10 kg por dia.

Higiene e limpeza dos cavalos

A higiene é fundamental para a saúde dos cavalos, sendo que os banhos devem ser dados em dias quentes e usando shampoo indicado para essa finalidade. A pelagem do animal deve ser escovada com escovas que tenham dentes largos e com muito cuidado evitando movimentos bruscos. O casco dos equinos devem ser escovados com regularidade para evitar que pedras ou sujeiras fiquem presas nas ranhuras.

Ferraduras

Verifique com frequência se as ferraduras dos cavalos não estão soltas ou quebradas.

Cuidados com o gado

Saiba quais são os cuidados importantes com o gado:

Calendário de vacinação

O gado leiteiro e de corte deve seguir com rigor o calendário de vacinação, evitando estar fora do padrão de qualidade exigido pelo mercado. Além disso, é fundamental que os criadores atentem para a aplicação correta das vacinas não causando nenhum dano físico aos animais.

Separação por faixa etária

Para garantir que o gado se torne mais produtivo, é interessante separar os animais por faixa etária, oferecendo cuidados especiais para os bezerros e também para as vacas. Logo após a desmama, os animais devem ter acesso a pasto de melhor qualidade.

Áreas úmidas

Evite deixar os animais em áreas alagadiças ou úmidas, o conforto dos animais deve ser uma das prioridades do fazendeiro.

Cuidados com os porcos

Saiba quais são os principais cuidados com os porcos da sua fazenda:

Bebedouros

Beber água constantemente é fundamental para a boa saúde dos suínos e a dica para evitar que os animais fiquem com sede é atentar para que a altura dos bebedouros seja adequada para todos os espécimes. O fornecimento de água deve ser ainda mais priorizado para as matrizes em lactação.

Temperatura

Os suínos não podem ficar nem em ambientes muito quentes nem muito frios, as variações de temperatura devem levar em consideração o peso médio dos animais, aqueles que têm mais de 70 kg, por exemplo, devem ser mantidos em ambientes com temperatura entre 10°C e 25°C. Durante o verão, é possível tomar precauções em relação aos dias muito quentes com áreas alagadiças como as de lama.

Ventilação

O ar disponível para os suínos deve ser limpo, o local em que ficam deve ser bem ventilado haja vista que esses animais são muito suscetíveis a doenças respiratórias. O cuidado mais relevante é verificar a concentração de amônia que deve ser menor do que 10 ppm e superior a 25 ppm.

Gostou de saber mais sobre os cuidados com os animais da fazenda? Deixe seus comentários.