Agronegócio

Começando Sua Plantação de Uva

Para quem deseja iniciar uma atividade agrícola com boas expectativas de rentabilidade a dica é considerar uma plantação de uva. Contudo, é essencial ter conhecimento a respeito das variedades e finalidades que a fruta pode ter no mercado. As uvas podem ser um excelente investimento quando se tem um planejamento adequado para iniciar a produção.

Plantação de Uva – Como Iniciar e o Que Considerar

Mais que saber como plantar uva é necessário entender como funciona a lógica do cultivo, isto é, que algumas variedades da fruta são destinadas ao consumo in natura, enquanto outras têm melhores resultados na produção de vinhos. Algumas variedades somente se prestam a uma dessas finalidades, por isso é necessário definir em qual segmento se quer atuar.

Conhecendo os Tipos de Uvas

Como citamos inicialmente, há uma grande variedade de espécies de uvas que podem ser cultivadas, e cada uma delas é mais adequada para uma finalidade.

Videira

As espécies de videiras que pertencem à família Vitaceae são originárias da Europa e suas características as tornam mais adequadas ao fabrico de vinhos finos, destacando a variedade cabernet sauvignon. Ressaltamos que algumas dessas uvas não se adequam ao consumo in natura, exceto a uva Itália.

Uva Thompson

A espécie Vitis vinífera, conhecida popularmente como uva Thompson, é a mais relevante dentre as espécies sem sementes do planeta. Essa variedade pode ser consumida in natura ou então ser destinada ao fabrico de passas ou vinhos.

Uva Americana

Originária da América do Norte, a espécie Vitis labrusca é conhecida popularmente como uva Americana e possui variedades que podem ser consumidas tanto in natura (como a Niágara rosada) como para fabricar sucos ou vinhos de caráter mais popular (como é o caso da uva Isabel).

Uva Tropical

O sistema de cultivo com porta-enxerto é bastante comum no cultivo de variedades como Vitis labrusca e a Vitis vinifera. Os cultivares utilizados como porta-enxertos apresentam maior precocidade, além de terem mais vigor e saúde para enfrentar eventuais infestações de pragas no solo. Nessa categoria o destaque fica para a variedade Tropical, que surgiu a partir do cruzamento da Golia (Vitis riparia) e da Vitis cinérea. É excelente alternativa para o cultivo em solos argilosos e arenosos.

Dicas de Como Plantar Uva

Confira a seguir algumas dicas para tornar o cultivo das videiras mais assertivo.

Clima

A planta apresenta melhor desenvolvimento quando cultivada em áreas com predominância do clima mediterrâneo. No entanto, não tem problemas para ser cultivada em outros tipos de climas. Para que o processo de fotossíntese aconteça como deve é essencial que se estabeleça numa faixa de temperaturas entre 15°C e 30°C, algo que influencia diretamente a quantidade de dias entre a floração e a colheita, assim como a produtividade.

Um adendo importante é que as videiras necessitam de boa luminosidade no período em que estão passando pela floração. Tenha atenção com o excesso de vento no local: se necessário, use um quebra-ventos.

Solo

De maneira geral essa planta se adequa bem a diferentes tipos de solos, a única exceção são os solos encharcados.

Videiras São Trepadeiras

Esse é o ponto mais importante a se considerar a respeito do cultivo de uvas, pois as plantas precisarão de suportes para que seus ramos possam se desenvolver. A formação da pérgola ou latada acontece através de malhas suspensas que ficam a cerca de dois metros do chão. Geralmente o cultivo é feito no sentido horizontal para que haja maior produtividade.

A variação e adoção do sistema de cultivo no sentido vertical se dá apenas quando se está trabalhando com a produção de vinhos finos. Essa modalidade recebe o nome de espaldeira. Para que seja possível mantê-la vertical, a videira é cultivada em armações formadas em postes. O resultado final é a criação de uma estrutura de cerca.

Produção

O tempo entre a poda a colheita pode ser de 85 a 200 dias. O que influencia no maior ou menor tempo é a condição luminosa e a temperatura. Mantenha uma boa irrigação em paralelo.

Como Dar Início a Uma Plantação de Uva

Confira a seguir um passo a passo de como dar início ao cultivo de uvas.

Compra das mudas

O início do processo de cultivo de uvas se dá pela compra das mudas. Procure produtores devidamente registrados no Ministério da Agricultura. O valor das mudas varia entre R$ 1,50 e R$ 3,50. Escolha levando em conta como será possível cultivar no espaço disponível em sua propriedade.

Plantio das uvas

A escolha do período para o cultivo das uvas depende de que tipo de plantio será realizado. No caso de mudas com enxerto de raiz nua indicamos que o período seja entre julho e agosto. Se as mudassão do tipo torrão, é possível plantar durante o ano todo. Observe que é necessário montar um caramanchão de suporte para a planta.

Cuidados de adubação

Cada variedade tem suas particularidades quanto à adubação, por isso é indicado procurar por um profissional especializado. Atente para o fato de que o solo deverá ser do tipo areno-argiloso, bem drenado, fértil e com pH próximo a 5.

Podas

As videiras precisam de dois tipos de podas. A primeira delas é a de formação, realizada do plantio até alcançar tamanho e forma desejados. O segundo tipo de poda que deve ser feito é o de produção, que tem como finalidade manter o equilíbrio da planta em termos de vegetações e frutificação.

Gostou dessas dicas para dar início a plantação de uva?