Quais São os Instrumentos da Música Country?
A música country é um gênero norte-americano que teve origem na década de 1920 e tem influência sobre a popular música sertaneja brasileira que nasceu mais ou menos nesse período também. Os dois gêneros surgiram como uma expressão do meio rural e tiveram sua fase ‘caipira’, além disso, ambos têm uma legião de fãs. Que tal conhecer os instrumentos que os dois estilos compartilham e aqueles que têm diferentes?
Música country: Quais são seus principais instrumentos?
Conheça os instrumentos country que fazem parte da música tradicional e contemporânea.
Instrumentos de corda: na música country é possível observar uma influência direta do blues, as canções têm ainda como característica forte as baladas e melodias de dança acompanhadas por instrumentos de corda. Destacam-se nesse segmento de instrumentos de corda country: banjo, violino, bandolim, guitarra acústica e harmônica. No estilo country contemporâneo, também se destaca a guitarra elétrica e o baixo para o acompanhamento.
Pedal Steel: um dos instrumentos mais curiosos usados na música country, certamente, é o pedal steel que de maneira geral pode ser descrito como uma espécie de guitarra elétrica que possui sobre suas cordas um bastão de metal que substitui a pressão dos dedos (usada na guitarra tradicional para tocar). O diferencial desse instrumento é contar com pedais para ser tocado, o motivo para ter esse nome.
Piano: um instrumento que pode ser usado em algumas canções country, trazendo um pouco mais de dramaticidade para as canções.
Flauta: mais um instrumento que aos poucos foi conquistando seu espaço na música country.
Bateria: assim como a guitarra elétrica foi se tornando mais recorrente com o passar do tempo no country contemporâneo.
Música sertaneja: quais são seus principais instrumentos?
Confira que nem só de viola é feita a música sertaneja.
A música sertaneja se desenvolveu no Brasil em paralelo à música country dos Estados Unidos. Esse estilo nasceu falando a respeito da vida e das dificuldades dos sertanejos, aqueles que vivem no interior e precisam da terra para sobreviver. Inicialmente, a viola e o violão eram os instrumentos principais para entoar os modões ou emboladas como também eram chamadas essas músicas.
Algo interessante em relação a esse gênero musical brasileiro é a sua transformação ao longo das décadas. Mais ou menos na metade do século passado, a música sertaneja foi se modernizando ganhando guitarras e baterias em seu plano de fundo e mudando a temática das composições. Durante algumas décadas, o sertanejo foi predominantemente romântico, contudo, com a chegada do século 21 e a difusão dos moradores do interior para as grandes cidades para estudar nasceu o sertanejo universitário.
A atual música mais presente nas baladas conta com que o há de mais moderno em termos de instrumentos e mixagens. Talvez o grande mérito desse gênero seja exatamente a sua capacidade de transformação e adaptação à linguagem dos seus ouvintes contemporâneos. Vamos conhecer os instrumentos?
Sertanejo tradicional
Viola: o estilo que já foi chamado de moda de viola tem nesse instrumento o precursor de tudo o que foi construído posteriormente. Para quem não sabe, a viola é uma ‘prima’ do violino, inclusive seu design é muito semelhante. A diferença fica por conta do som menos estridente e mais doce.
Violão: o violão também é um instrumento que se destaca nessa fase da música sertaneja em especial o violão de 12 cordas que possui uma gama mais ampla de sons.
Acordeão: ainda dentro do chamado sertanejo de raiz, podemos destacar o acordeão, chamado popularmente de sanfona e gaita. Esse aerofone – de origem alemã – é um instrumento de teclas e palhetas livres que tem duas caixas harmônicas feitas de madeira.
Guitarra: também tem sua participação no sertanejo de raiz.
Sertanejo contemporâneo
Nos anos 60, teve início uma fase de transição em que a música caipira passou a contar com novos instrumentos em especial pela influência na música country norte-americana.
Guitarra elétrica: esse é um dos instrumentos que ajudou a fazer essa transição com sucesso que nada mais é do que um instrumento de corda que tem seu som amplificado, dando mais potência às notas emitidas.
Contrabaixo: contribui com um som grave que deixa as melodias mais encorpadas.
Percussão: instrumentos de percussão têm sido bastante utilizados na música sertaneja adicionando mais dinâmica para as melodias. Considera-se como instrumento de percussão aquele cujo som é obtido por meio de impacto (como batuque), raspagem ou algum tipo de agitação.
Teclado: mais comum de ser visto nesse gênero musical, o teclado tem se tornado o apoio de muitos cantores sertanejos.
Bateria: está sendo cada vez mais utilizada no estilo sertanejo universitário em especial para os artistas que buscam uma conversa com o universo do rock.
Saxofone: mais um instrumento que tem ganhado espaço devido ao sertanejo universitário.
Gostou de saber mais sobre os instrumentos usados na música country e os instrumentos da música sertaneja?