Câmara aprova criação do Dia Nacional do Rodeio
Uma das principais atividades competitivas e festivas do Brasil, o rodeio agora tem um dia nacional em sua homenagem. O fato de a câmara dos deputados ter aprovado a criação dessa data demonstra a relevância cultural que os rodeios têm para o país, além de contribuir para difundir o seu conceito desfazendo alguns mal-entendidos que por anos afastaram muitas pessoas dessas grandes festas.
Dia Nacional do Rodeio
Observando o grande número de pessoas que comparece a uma festa de peão, como a de Barretos, por exemplo, o autor do Projeto de Lei 6218/16 — deputado Capitão Augusto (PR-SP) — defendeu que essa é uma manifestação cultural das pessoas que vivem e trabalham no meio rural, tornando nosso país forte economicamente. A data em que será celebrado o Dia Nacional do Rodeio é 4 de outubro, dia em que também é comemorado o Dia de São Francisco de Assis, santo reconhecido como protetor dos animais.
A escolha da data não aconteceu por acaso: durante muitos anos se difundiu na imprensa que os animais que participam de festa de rodeio sofrem com maus tratos, algo que os organizadores desses eventos tentam dissipar, divulgando o quanto esses animais são bem tratados, afinal, são as estrelas do show. Todos os animais envolvidos numa festa de peão têm acompanhamento veterinário e recebem cuidados primorosos para que, no momento de brilhar, estejam em plena forma.
Senado
Depois de aprovada pela Câmara, a proposta de lei vai para a apreciação do Senado. De acordo com o relator da proposta, o deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG), o texto atende a todos os requisitos necessários para vigorar. Além disso, o projeto já chega ao Senado com a chancela da aprovação pela Comissão da Cultura, que fez somente um pequeno ajuste na proposta. O relator Fábio Mitidieri (PSD-SE) apenas excluiu do texto a passagem que prevê a inclusão dessa data comemorativa no calendário oficial do país, pois isso poderia criar um novo feriado ou ponto facultativo.
Competições no Rodeio
As festas de rodeio têm crescido progressivamente nos últimos anos e novas modalidades competitivas foram adicionadas à grade de atividades. A seguir, conheça um pouco mais sobre essas modalidades esportivas.
Sela Americana
Também chamada por seu nome em inglês, Saddle Bronc, consiste no uso de uma sela rústica que não tem pito e cujo cabresto é diferenciado. Para se dar bem nessa modalidade é necessário permanecer durante 8 segundos em cima do animal sem tocar em nada.
Laço de Bezerro
Essa modalidade consiste em laçar o pescoço de um bezerro enquanto está montado num cavalo. Depois de conseguir dar a laçada, o peão deve amarrar as patas do animal e levantar os braços para que o juiz pare o cronômetro. Aquele que conseguir realizar esse feito mais rapidamente é o ganhador, e o tempo máximo é de 120 segundos.
Laço em Dupla
Realizada em duplas, essa prova consiste em um dos peões laçar a cabeça do bezerro, e outro, as suas patas traseiras. Aqueles que fizerem a laçada em menor tempo serão os vencedores.
Cutiano
Modalidade realizada somente no Brasil, que consiste em deixar o peão sem apoio e com o arreio mais raso com apenas duas cordas amarradas ao peito do animal. O objetivo do cowboy é se manter em cima do animal por 8 segundos sem tocar em nada com o braço livre.
Prova dos Três Tambores
Prova do rodeio em que as mulheres têm boa tradição, trata-se de contornar três tambores em cima de um cavalo sem tocar em nenhum obstáculo e arrancar para a linha de chegada. Quem faz esse percurso em menos tempo é o vencedor.
Bull Riding
Modalidade referência quando se pensa em rodeio, a montaria em touros tem sua origem nos Estados Unidos e chegou ao Brasil a partir dos anos 1970. O peão precisa se manter em cima do animal por 8 segundos, deixando um dos braços esticado sem tocar em nada. Se o touro não apresentar bom desempenho, o competidor pode refazer a prova com outro animal.
Bareback
Outra modalidade bastante comum nas festas de rodeio, o Bareback se caracteriza por ter uma cernelha presa entre o dorso e a crina do animal, criando alguma dificuldade para o peão. Muitos participantes utilizam uma proteção de cóccix, uma vez que sofrem duros impactos quando estão em cima do animal.
Para quem ficou curioso sobre as modalidades competitivas a dica é conferir alguns vídeos inesquecíveis em nosso blog.
Festa de Peão e a Tradição Cultural Brasileira
Ao longo das últimas décadas o rodeio adquiriu mais relevância no que diz respeito ao seu caráter festivo e competitivo, com mais atletas brasileiros ganhando destaque no cenário nacional e internacional. A festa de peão de Barretos é uma das maiores do mundo e atrai milhares de pessoas todos os anos para o interior de São Paulo.
As modalidades competitivas são apenas um dos atrativos, pois não se pode esquecer dos shows de grande porte com artistas de destaque especialmente na música sertaneja. O público encontra diversão para toda a família nessas festas que movimentam milhões de reais. Elas têm caráter cultural e econômico de grande impacto para o Brasil, pois é um dos setores que mais cresce por aqui.