Mundo Country,  Música

Músicas sertanejas para festas juninas

Música de festa junina boa é aquela que anima os participantes e ajuda todos a entrarem no clima da festividade. O estilo de música brasileira que mais se encaixa nesse tipo de festa com certeza é o sertanejo, que, além de ter um ritmo bom para dançar, é o mais comum ao universo country, a inspiração para boa parte dessas comemorações. Que tal aprender um pouco mais sobre as festas juninas e montar uma playlist especial?

Música de festa junina – descobrindo a festividade e montando a sua playlist

Vamos apresentar um pouco mais dos detalhes que ajudam a fazer dessa comemoração uma das mais divertidas do ano e as músicas do estilo sertanejo para festa junina que podem transformar a sua playlist.

Festa junina, julina e agostina

As festas juninas são tradicionalmente brasileiras e não se restringem ao mês de junho, por isso existem as chamadas festas julinas (em julho) e agostinas (em agosto). Inicialmente, era uma tradição da Igreja Católica para homenagear três santos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). Aos poucos, foi se tornando uma festa popular que acontece em quase todo o território nacional, com variações para cada região.

Na hora de escolher músicas para festa junina em qualquer região do país vale a pena apostar nas canções mais animadas e divertidas como estas aqui:

“É tenso” – Fernando & Sorocaba

https://www.youtube.com/watch?v=YCFxT3DDscI

“Largado às traças” – Zé Neto e Cristiano

https://www.youtube.com/watch?v=WcTRQXtXJPs

“Moda da pinta” – Inezita Barroso

https://www.youtube.com/watch?v=HeMEMkgnbng (para quem é fã das músicas antigas)

Fogueira

A razão original da fogueira em festas juninas era agradecer a boa colheita, mas também é válido pensar que as festas juninas acontecem na época do ano em que as temperaturas caem em muitos estados brasileiros. Trata-se de um elemento que ajuda a trazer uma aura mais country. Selecionamos algumas músicas para um momento romântico em volta do fogo.

“Escreve aí” – Luan Santana

https://www.youtube.com/watch?v=ysZP–fcgnc

“Cuida bem dela” – Henrique e Juliano

https://www.youtube.com/watch?v=2Q6eFRuYa2w

“126 Cabides” – Simone e Simaria

https://www.youtube.com/watch?v=dcOzCdvp3iI

Dança de quadrilha

A quadrilha é uma das tradições da festa junina em que os participantes dançam formando casais e seguem as instruções do narrador. Atualmente, é comum que esse momento conte com canções do chamado sertanejo universitário, em que os “dançarinos” ficam mais livres para fazer o que quiserem na pista. Que tal incluir na sua playlist as músicas sertanejas dançantes abaixo?

“Balada” – Gusttavo Lima

https://www.youtube.com/watch?v=Z1ZKaR-9Kt4

“Sorte que cê beija bem” – Maiara e Maraisa

https://www.youtube.com/watch?v=soC-46cfs_w

“Não tô valendo nada” – Henrique e Juliano com participação de João Neto e Frederico

https://www.youtube.com/watch?v=oQGTRuykgLU

Milho

Já percebeu que a maior parte dos pratos tradicionais da festa junina tem o milho como ingrediente principal? Isso se deve ao fato de o meio do ano ser a melhor época de safra. Quem é ligado ao meio rural adora festejar a boa colheita com pamonha, curau, cuscuz, entre outros. É claro que também existem muitas músicas sobre o campo para incluir nessa playlist da festa junina.

“Saudade da minha terra” – Chitãozinho e Xororó

https://www.youtube.com/watch?v=LSRMQQF-wnU

“Meu reino encantado” – Daniel

https://www.youtube.com/watch?v=Z90bHH_k35E

“Chico mineiro” – Sérgio Reis

https://www.youtube.com/watch?v=-eDWHD3vRFQ

Looks juninos

Com o passar dos anos, as roupas para festa junina foram se modernizando e ficando cada vez mais parecidas com os looks de cowboy e cowgirl das festas de peão. Aliás, uma dica para quem adora um bom rodeio é dar um toque especial nas calças jeans e camisas xadrez, pendurando retalhos de tecido com alfinetes ou fita dupla face. Quanto mais cores, mais legal para festejar. Confira músicas que podem facilmente acompanhar a animação das roupas coloridas.

“Pegada que desgrama” – Naiara Azevedo

https://www.youtube.com/watch?v=LL4VqYxbg2w

“Terapinga” – Fernando & Sorocaba

https://www.youtube.com/watch?v=6dx5ip08_6E

“Copo na mão” – Munhoz e Mariano

https://www.youtube.com/watch?v=G57kMbNCTaw

Brincadeiras

Uma boa festa junina deve contar com as brincadeiras clássicas, como pescaria, boca do palhaço, entre outras, para animar os participantes. Em paralelo a uma tentativa e outra de ganhar prêmios, é legal ter uma música sertaneja animada tocando. Veja boas opções para esse momento também.

“Apelido carinhoso” – Gusttavo Lima

https://www.youtube.com/watch?v=B9Mi1-qn_PQ

“Dona Maria” – Thiago Brava com participação especial de Jorge

https://www.youtube.com/watch?v=u6HYrWjc3xM

“Loka” – Simone e Simaria com participação especial de Anitta

https://www.youtube.com/watch?v=UrT0zCmsN8c

Correio elegante

Em tempos de Tinder, o correio elegante ainda tem vez. Os bilhetinhos românticos enviados em festas juninas podem ajudar a formar muitos casais, e a playlist também pode ajudar a dar aquele empurrãozinho. Muitas músicas sertanejas falam sobre paquera, seja de um jeito mais divertido ou de um jeito mais romântico.

“Aquele 1%” – Marcos & Belutti com participação especial de Wesley Safadão

https://www.youtube.com/watch?v=JFnWGEDZGBk

“Coisa de Deus” – Michel Teló com participação especial de Jorge & Mateus

https://www.youtube.com/watch?v=DKuK8d8v-f4

“Eu vou te buscar” – Gusttavo Lima com participação especial de Hungria

https://www.youtube.com/watch?v=LuDLSFob6GA

Gostou de saber um pouco mais sobre as tradições da festa junina e das dicas de playlist? Comece a organizar agora mesmo a sua festança!