Rodeio

Como fazer um laço de cowboy

Você sempre quis saber como fazer um laço de cowboy, mas não sabia para quem perguntar? Pois, veio ao lugar certo, vamos te ensinar a dar o famoso nó de vaqueiro que pode ser bastante útil no cotidiano de uma fazenda ou só para impressionar os outros em festas do peão. Então, vamos começar a dar esse nó agora mesmo?

Como fazer o laço de cowboy: aprenda a fazer o nó

A seguir, vamos ensinar como fazer nó do laço de cowboy, pronto para começar a praticar?

Passo 1 – Escolhendo a corda

Antes de ensinarmos a dar o nó de laço de cowboy, é importante falarmos sobre a escolha da corda. Em termos de comprimento, o ideal é que a corda seja longa o suficiente para que seja dado o nó e formado o laço que será balançado sobre a cabeça do cowboy. Se sobrar corda saiba que ela poderá ser enrolada e carregada, geralmente para adultos 9 metros é o suficiente. No caso de estar fazendo um laço de cowboy para crianças, é interessante que seja mais curta. 

Para quem ainda está no estágio de prática qualquer tipo de corda serve. Porém, para quem está querendo usar o mesmo laço, a recomendação é usar uma corda mais fina e cujo material tenha alguma rigidez. Embora, a rigidez da corda possa tornar mais difícil amarrá-la é desejável para que a corda possa ser empurrada para os devidos ajustes do alcance do seu laço. 

Passo 2 – Dando um nó simples

Comece dando um nó simples no seu laço de cowboy, para isso você só precisa desenhar um círculo com a corda e passar a ponta por dentro dela. É um nó simples, daqueles que fazemos todos os dias em diferentes situações. É fundamental que você não aperte o nó, deve ficar solto de maneira que você tenha bastante espaço para fazer as modificações necessárias nos próximos passos. Ao terminar, a corda deverá ficar parecendo uma grande letra O com um nó solto dentro dele. 

Passo 3 – Criando a base do laço

Prossiga passando a ponta mais longa da corda por dentro do nó. Em seguida, pegue a ponta menor e passe-a  ao redor e por cima do grande O. Essa parte da corda deverá ser amarrada entre a parte externa do grande O resultante do nó simples e a própria corda. Essa corda deverá ser puxada então, aproximadamente, 15 cm de maneira que um novo círculo se forme, aí teremos a base do laço. 

Passo 4 – Nó Honda

Com bastante cuidado, você deverá apertar o nó, mas sem puxar a corda toda. A ponta que ficou solta (que é a parte que o peão irá segurar para dar a laçada) deverá ser puxada, assim como o círculo que acabou de ser criado. Assim que estiver terminado, você dará um nó firme na base do círculo pequeno de maneira que a extremidade do nó saia dele mesmo. Isso é o que se chama de nó Honda. 

Passo 5 – Criando um laço funcional

A ponta da corda que está solta deverá ser passada pelo nó Honda. Para finalizar, você deverá passar a ponta pelo círculo pequeno de forma a criar um laço funcional. Observe que todas as vezes em que você puxar a extremidade solta da corda terá um laço mais apertado para pegar o que deseja. Para quem deseja apenas um laço para entretenimento e demonstrações está pronto, porém, quem deseja utilizá-lo efetivamente deverá colocar em prática o seguinte passo. 

Passo 6 – Nó de bujão (esse passo é opcional)

Retire a ponta da corda do nó Honda, você perceberá que o laço começará a se desfazer, evite isso amarrando um nó de bujão na parte extrema da corda. Basta um nó simples para conseguir o resultado desejado. 

Como balançar o laço de cowboy?

Depois de ter seguido os passos já ensinados, você deverá começar a treinar o balançar do laço. Para isso, segure somente a ponta da corda e comece a balançá-la, perceba que a tensão aplicada à corda irá fechar o laço antes que ele possa ser jogado. Faça o movimento de girar seu punho, segurando a corda sobre a sua cabeça. Tenha muito cuidado para que a corda não acabe se enrolando na sua cabeça.

É importante dizer que não é difícil manter o círculo na horizontal, se mantiver o movimento de balançar a corda com rapidez. Se aplicar uma velocidade muito rápida pode se tornar difícil controlar o laço. Quando o impulso estiver direcionado para frente, você deverá soltar a corda. Soltando a corda libere o círculo, mas sem perder o controle da corda para que o laço possa ser apertado. 

No momento em que o círculo estiver no entorno do que você deseja pegar puxe a corda com força. A corda solta irá passar pelo nó Honda de maneira que o objeto fique bem apertado dentro dele. Não faça o treino do laço próximo a pessoas ou animais, pois existe o risco de sufocamento.

Gostou de saber mais sobre como dar o nó do laço de cowboy? Deixe seus comentários abaixo!