Como é o Nó do Laço de Cowboy

Você sempre quis saber como fazer um laço de cowboy, mas não sabia para quem perguntar? Pois, veio ao lugar certo, vamos te ensinar a dar o famoso nó de vaqueiro que pode ser bastante útil no cotidiano de uma fazenda ou só para impressionar os outros em festas do peão. Então, vamos começar a dar esse nó agora mesmo?

Como fazer o laço de cowboy: aprenda a fazer o nó

A seguir, vamos ensinar como fazer nó do laço de cowboy, pronto para começar a praticar?

Passo 1 – Escolhendo a corda

Antes de ensinarmos a dar o nó de laço de cowboy, é importante falarmos sobre a escolha da corda. Em termos de comprimento, o ideal é que a corda seja longa o suficiente para que seja dado o nó e formado o laço que será balançado sobre a cabeça do cowboy. Se sobrar corda saiba que ela poderá ser enrolada e carregada, geralmente para adultos 9 metros é o suficiente. No caso de estar fazendo um laço de cowboy para crianças, é interessante que seja mais curta. 

Para quem ainda está no estágio de prática qualquer tipo de corda serve. Porém, para quem está querendo usar o mesmo laço, a recomendação é usar uma corda mais fina e cujo material tenha alguma rigidez. Embora, a rigidez da corda possa tornar mais difícil amarrá-la é desejável para que a corda possa ser empurrada para os devidos ajustes do alcance do seu laço. 

Passo 2 – Dando um nó simples

Comece dando um nó simples no seu laço de cowboy, para isso você só precisa desenhar um círculo com a corda e passar a ponta por dentro dela. É um nó simples, daqueles que fazemos todos os dias em diferentes situações. É fundamental que você não aperte o nó, deve ficar solto de maneira que você tenha bastante espaço para fazer as modificações necessárias nos próximos passos. Ao terminar, a corda deverá ficar parecendo uma grande letra O com um nó solto dentro dele. 

Passo 3 – Criando a base do laço

Prossiga passando a ponta mais longa da corda por dentro do nó. Em seguida, pegue a ponta menor e passe-a  ao redor e por cima do grande O. Essa parte da corda deverá ser amarrada entre a parte externa do grande O resultante do nó simples e a própria corda. Essa corda deverá ser puxada então, aproximadamente, 15 cm de maneira que um novo círculo se forme, aí teremos a base do laço. 

Passo 4 – Nó Honda

Com bastante cuidado, você deverá apertar o nó, mas sem puxar a corda toda. A ponta que ficou solta (que é a parte que o peão irá segurar para dar a laçada) deverá ser puxada, assim como o círculo que acabou de ser criado. Assim que estiver terminado, você dará um nó firme na base do círculo pequeno de maneira que a extremidade do nó saia dele mesmo. Isso é o que se chama de nó Honda. 

Passo 5 – Criando um laço funcional

A ponta da corda que está solta deverá ser passada pelo nó Honda. Para finalizar, você deverá passar a ponta pelo círculo pequeno de forma a criar um laço funcional. Observe que todas as vezes em que você puxar a extremidade solta da corda terá um laço mais apertado para pegar o que deseja. Para quem deseja apenas um laço para entretenimento e demonstrações está pronto, porém, quem deseja utilizá-lo efetivamente deverá colocar em prática o seguinte passo. 

Passo 6 – Nó de bujão (esse passo é opcional)

Retire a ponta da corda do nó Honda, você perceberá que o laço começará a se desfazer, evite isso amarrando um nó de bujão na parte extrema da corda. Basta um nó simples para conseguir o resultado desejado. 

Como balançar o laço de cowboy?

Depois de ter seguido os passos já ensinados, você deverá começar a treinar o balançar do laço. Para isso, segure somente a ponta da corda e comece a balançá-la, perceba que a tensão aplicada à corda irá fechar o laço antes que ele possa ser jogado. Faça o movimento de girar seu punho, segurando a corda sobre a sua cabeça. Tenha muito cuidado para que a corda não acabe se enrolando na sua cabeça.

É importante dizer que não é difícil manter o círculo na horizontal, se mantiver o movimento de balançar a corda com rapidez. Se aplicar uma velocidade muito rápida pode se tornar difícil controlar o laço. Quando o impulso estiver direcionado para frente, você deverá soltar a corda. Soltando a corda libere o círculo, mas sem perder o controle da corda para que o laço possa ser apertado. 

No momento em que o círculo estiver no entorno do que você deseja pegar puxe a corda com força. A corda solta irá passar pelo nó Honda de maneira que o objeto fique bem apertado dentro dele. Não faça o treino do laço próximo a pessoas ou animais, pois existe o risco de sufocamento.

Gostou de saber mais sobre como dar o nó do laço de cowboy? Deixe seus comentários abaixo!