Hotel Fazenda: uma oportunidade para seu terreno

Já pensou em montar um hotel fazenda no seu terreno e entrar para o setor turístico de atuação? Saiba que algumas adaptações e cuidados de conforto é possível oferecer um excelente serviço de hospedagem que irá fidelizar seus hóspedes. O turismo rural tem ganhado bastante evidência nos últimos anos e conquistado um espaço significativo dentro desse mercado.

7 dicas para montar um hotel fazenda em sua propriedade

A sua propriedade rural pode se tornar um excelente hotel para atender as demandas de quem tem o desejo de entrar em contato com a natureza, mas sem perder o conforto de uma boa hospedagem. A seguir, listamos dicas que podem ser bastante úteis nesse processo de montagem do seu hotel fazenda.

1 – Atenção para a localização

Se você está pensando em comprar uma propriedade rural para transformar num hotel ou considerando mudar o foco de atuação da sua fazenda, é interessante verificar se a sua localização é assertiva para isso. Observando que o negócio se encaixa na categoria de turismo é essencial que seja de fácil acesso.

Contar com boa malha asfáltica é um diferencial para que as pessoas consigam chegar até o endereço. Porém, também não deve ser uma propriedade demasiadamente próxima a rodovias, pois os hóspedes de hotéis fazenda estão em busca de tranquilidade.

2 – Recursos naturais

Fazendas que possuem boa estrutura de recursos naturais como nascentes dentro da propriedade tendem a fazer mais sucesso junto ao público que busca o contato mais íntimo com a natureza. Não deixe de divulgar esses pontos diferenciais da sua propriedade quando estiver divulgando seu empreendimento.

3 – Estrutura

Geralmente, os hotéis fazenda se caracterizam por ter uma estrutura que permite o relaxamento dos seus hóspedes com foco num ambiente familiar. Para que isso seja possível o recomendado é ter espaços bem equipados e com tamanhos confortáveis. Atente para a criação de espaços como salas de TV, salão de jogos, quadras esportivas, área de piscina e também com opções de atividades que permitam contato com a natureza. As atividades que mais fazem sucesso nesse tipo de hotel certamente são as de pesca, equitação, arborismo, trilhas e passeios em matas nativas.

4 – Contratação de mão de obra qualificada

Para que um hotel ofereça o mínimo de conforto para os seus hóspedes precisa contar com colaboradores que tenham preparo mínimo para as funções que irão realizar. A dica nesse caso é que o negócio esteja instalado numa propriedade próxima a cidades de médio porte. Assim será mais fácil encontrar funcionários qualificados, leve em consideração ainda que você precisará oferecer meios de transporte para os colaboradores.

5 – Sustentabilidade

Para que seu hotel fazenda se torne financeiramente mais equilibrado e com a geração de custos menos significativos recomendamos a observação de algumas questões relativas à sustentabilidade como melhor aproveitamento da água, uso consciente de recursos naturais, promoção de conceitos como reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos e assim por diante. A sustentabilidade pode ainda dar um viés mais ecológico para a imagem do seu hotel atraindo mais turistas.

6 – Refeições

Uma das questões mais pertinentes ao conforto de um hotel fazenda diz respeito à oferta das refeições. Geralmente não há opções para que os hóspedes se alimentem fora do hotel por estarem numa região rural. Sendo assim, o mais indicado é trabalhar com o sistema de hospedagem de pensão completa em que todas as refeições têm seu valor embutido no preço final.

Nesse sistema, é importante ter pelo menos 3 refeições diárias, cobrar à parte pode tornar a hospedagem muito cara, consequentemente, pode reduzir de forma significativa o número de pessoas que vão se hospedar no seu hotel. Uma dica é fazer do menu das refeições um atrativo à parte com opções típicas do ambiente rural. Quem procura por um hotel fazenda deseja se sentir dentro de um ambiente de fazenda.

7 – Atividades específicas de fazenda

Uma das coisas que ajudam a tornar um hotel fazenda mais interessante para os possíveis hóspedes é a oferta de uma grade de atividades típicas do ambiente rural,como ordenha de animais e passeios a cavalo, por exemplo. Para que isso seja possível é necessário manter uma estrutura de fazenda em funcionamento na propriedade.

A oferta de cursos para ensinar como é o preparo artesanal de queijos e doces também pode fazer com que mais pessoas se interessem pela sua estrutura de hospedagem. Mantenha os horários tradicionais de realização dessas atividades para que os hóspedes tenham uma experiência realmente imersiva. Geralmente, as fazendas têm o seu ápice de atividades pela manhã e saiba que até quem busca descanso vai gostar de levantar com o cantar do galo.

Gostou de saber mais sobre como montar um hotel fazenda podendo dar um novo rumo ao seu empreendimento? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!