O que é o capim Tifton?
Curiosidades

Capim Tifton: ótima opção de pastejo

O capim Tifton é uma gramínea com boa resistência ao frio e a seca que vem sendo utilizado como pastagem para alimentar bovinos, equinos, caprinos e ovinos. No artigo a seguir apresentaremos com mais detalhes essa opção.

O que é o capim Tifton?

Gramínea do gênero Cynodon, o capim Tifton foi desenvolvido com foco em produtividade e qualidade forrageira. Tem se mostrado uma ótima alternativa para quem trabalha com criação de gado

Por ter facilidade de adaptação, essa forrageira é ideal para a alimentação de bovinos, caprinos, ovinos e equinos. É resistente ao frio e a seca, pode ser cultivada em clima quente ou frio. Tem bom desempenho em solos arenosos, argilosos e mistos. A única restrição é não suportar terrenos sombreados e encharcados. 

É utilizado para a produção de pastejo e feno com ótimos resultados. O cultivo do capim Tifton é feito através de estolões. A recomendação é plantar essa gramínea durante as estações das águas (outubro a janeiro).

Em outras épocas do ano, o plantio é recomendado apenas em áreas irrigadas. As mudas do capim Tifton são bem sensíveis à falta de água e desidratam com facilidade. Esse é um fator que demanda atenção. 

Características do capim Tifton

Bastante utilizado em pastagens, o capim Tifton pertence ao gênero Cynodon que é originário da África. Dessa forma apresenta características de plantas com bom desenvolvimento em climas mais quentes. Nos climas mais frios, esse capim tende a ter crescimento reduzido. 

Confira as características dessa gramínea abaixo: 

  • Planta do tipo perene;
  • Estolonífera com grande massa folhear;
  • Rizomas grossos (elemento que favorece maior quantidade de reservas de nutrientes e carboidratos); 
  • Resistentes à seca, fogos e geadas;
  • É recomendado para pastejo e fenação;
  • Ótima resistência a doenças;
  • Baixa resistência à acidez. 

O congelamento ou fogo pode matar essa planta, nesses casos é necessário que o gramado passe por novo estabelecimento de plantas. 

Como plantar capim Tifton?

Com grande potencial para ser usado como capim para gado, o Tifton é bastante flexível e pode gerar grande produção. Dentre seus usos mais comuns estão:

  • Pastejo;
  • Silagem;
  • Feno;
  • Pré-secado. 

Uma vez que não produz sementes, o capim Tifton é cultivado por meio de estolões ou estruturas vegetativas com implantação através de sulco, covas ou lanço. O ideal é que as mudas sejam plantadas quando estiverem maduras, algo em torno de 100 dias. Quando são muito pequenas tem grande facilidade de desidratar. 

Esse cultivo deve ser feito em uma profundidade de 5 a 15 cm. O espaçamento entre o plantio deve ser de 50 cm. Menos espaçamento pode proporcionar maior controle de plantas daninhas e cobertura mais rápida. Assim é possível ter maior controle da erosão. 

Como é feito o manejo do capim Tifton? 

Para garantir a longevidade e a produtividade da planta forrageira é essencial realizar o correto manejo do capim Tifton. Mantendo a qualidade dessa gramínea é possível atender mais efetivamente as exigências nutricionais do gado. 

Essa planta é recomendada para formar pastos em áreas de maior declive ou em solos com estruturação franca. Assim ajuda a reduzir problemas com erosão. Porém, essas áreas devem estar em solos bem drenados e profundos. 

É uma planta que não tolera o encharcamento do solo. A textura do solo pode se mostrar como um fator limitante para o crescimento da planta. Antes de iniciar a cobertura com essa gramínea é importante analisar esses fatores.

Produtividade do capim Tifton

Num cenário de boas condições de plantio, o capim Tifton pode chegar a proporcionar em torno de 20 toneladas de MS/ha/ano. A proteína bruta pode ficar entre 11 e 13% e a digestibilidade fica em 65%. 

Como citamos ao longo do artigo, é uma ótima gramínea para produzir feno. É recomendada para vacas leiteiras como as vacas holandesas. O consumo crítico de proteína bruta na matéria seca, para vacas que estejam em lactação, deve ser de 7%.

Para um bom desempenho a forragem deve apresentar de 11 a 12% de PB. Dessa forma, o capim Tifton atinge as recomendações para a produção do rebanho leiteiro. É uma gramínea com excelente capacidade de desempenho que pode trazer uma série de benefícios para a sua criação de gado. 

Conclusão

As gramíneas do gênero Cynodon spp., conhecidas como capim Tifton, são indicadas como forrageiras para alimentar bovinos e equinos. Isso porque apresentam excelente qualidade e quantidade de matéria seca. 

Como tem origem africana, essas plantas se adaptam às condições climáticas tropicais e subtropicais. Tem como características mais marcantes ter porte alto, colmos alongados e folhas extensas. Excelente alternativa para quem está buscando uma forrageira para alimentar a sua criação de gado. 

O cultivo deve ser feito preferencialmente entre outubro e janeiro (estações das águas) para garantir bons resultados. Contudo, se a área for bem irrigada é possível investir no plantio fora desse período. 

Gostou de saber mais sobre o capim Tifton? Acesse outras postagens do blog Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com