Profissões que envolvem rodeio
Rodeio

Quais São as Principais Profissões Que Envolvem o Rodeio?

Durante um evento de rodeio, é bastante comum prestar atenção aos peões que tentam permanecer os 8 segundos em cima dos touros bravos, contudo, além deles, muitas pessoas são responsáveis por fazer o espetáculo acontecer. Você já parou para pensar quais são as outras profissões envolvidas nesse espetáculo?

Rodeio: quais são as principais profissões envolvidas no espetáculo? 

A seguir, vamos desvendar esse mistério para você, falando a respeito dos principais profissionais que ajudam a fazer o show acontecer. Quem sabe você não descobre que tem vocação para o rodeio, sem ser, necessariamente, montando os touros?

Salva-Vidas vestidos de palhaço

Ao assistir um espetáculo de rodeio, algumas pessoas acham divertido ver os palhaços brincando com o público e até com os touros. Porém, ainda que estejam de cara pintada e calças largas, esses profissionais têm uma função bastante séria, que é a de distrair os touros no momento em que o peão terminou a montaria ou quando o mesmo cai do animal antes dos 8 segundos.

Em alguns casos, esses “palhaços” atuam como verdadeiros salva-vidas, pois alguns peões podem ficar com as mãos presas na corda americana ou atados ao touro de outra forma. Se isso acontece, cabe a esses profissionais soltar o peão do touro, mesmo que o animal esteja bravo e em movimento. Os salva-vidas se arriscam para salvar os peões durante os espetáculos.

Essa função exige uma série de habilidades do interessado como, por exemplo, ser ágil, rápido e saber tratar dos touros, conhecendo a sua natureza e como abordá-los. É necessário ter muita coragem e senso de responsabilidade para ajudar os peões em momentos de dificuldade.

Os primeiros profissionais a se destacarem nessa profissão foram os irmãos Django e Meio Quilo. Com mais de duas décadas nessa atividade, ainda permanecem ágeis e concentrados em sua tarefa.

Madrinhador ou Madrinheira

Também são profissionais que atuam para oferecer mais segurança para os peões e para ajudar no andamento da competição. Eles são responsáveis por laçar os animais após as montarias, de maneira a levá-los novamente ao brete.

A atuação desses profissionais tornou os rodeios mais ágeis, permitindo que mais peões pudessem montar nos eventos. Com menos tempo gasto para que os animais sejam reconduzidos ao brete, se tem mais tempo para a competição. Há cada vez mais mulheres atuando nessa atividade.

Locutor da Festa de Rodeio

Uma das figuras de que as pessoas sempre lembram depois de assistir a um rodeio, o locutor deve ser alguém com conhecimentos profundos das regras e do dia a dia dos peões, bem como uma pessoa carismática. Um dos seus principais papéis é manter a plateia compenetrada no que está acontecendo na arena e torcendo pelo peão ou pelo touro.

As festas de peão se tornaram muito populares com a difusão do estilo sertanejo em todo o país e, por isso, o locutor se tornou alguém crucial. Além de narrar as montarias, é esse profissional que dá seguimento à festa mais popular do mundo country. Um dos principais nomes da locução de festas do país é Marco Brasil, que foi eleito cinco vezes como o melhor do ramo e que ainda passou o seu talento para o seu filho Marquinho Brasil.

Sonoplastas

Profissionais que trabalham junto com os locutores, adicionando mais emoção às narrações. São responsáveis por toda a parte do som dessas festas de rodeio em todo o país. Uma função que tem sido reconhecida nos últimos anos, já que os sonoplastas aumentam a interação com o público, tornando as festas do peão mais interessantes até para quem não é desse universo.

Juiz de Rodeios

Talvez, quem está assistindo ao rodeio nem perceba, mas na arena estão posicionados os juízes da montaria. Cabe a esses profissionais avaliar os peões, sendo os responsáveis pelas notas e até pela desclassificação de quem não cumpre as regras. Em todo rodeio há, pelo menos, um juiz no brete para acionar o cronômetro e outros distribuídos na arena.

Quando a montaria chega ao fim, todos os juízes presentes na arena dão suas notas, que serão somadas, formando a nota final do competidor. Como eles têm a responsabilidade de atribuir os valores que consagrarão um vencedor na arena, é fundamental que tenham amplo conhecimento sobre o assunto. Outra função que cabe aos juízes de rodeio é a de evitar que aconteçam invasões.

Artistas

Festa do peão se tornou um sinônimo de shows, além das competições de montaria, os eventos de rodeio oferecem para o público apresentações de cantores nacionais e internacionais. 

É interessante observar que, existindo festas do peão de diferentes portes, há oportunidades também para artistas que ainda não conquistaram um grande público se apresentarem. Atualmente, é comum que os espectadores escolham qual evento prestigiar de acordo com as atrações que se apresentarão. 

Organizadores dos rodeios

Para que uma festa de rodeio aconteça, é essencial que haja profissionais focados em sua organização, ou seja, indivíduos que irão captar recursos para que o evento seja realizado, contratar shows, se certificar da segurança da arena, entre outras funções. 

Uma festa do peão nasce da sinergia do trabalho de profissionais de áreas diferentes que têm como objetivo ajudar a emoção das montarias a tomar conta da plateia e dos competidores.  Nos últimos anos, essa organização de eventos de rodeio se tornou mais profissionalizada com a criação de grupos que contam com indivíduos altamente qualificados para desempenhar suas funções. 

Peões

As grandes estrelas dos rodeios, os peões, devem estar sempre preparados para enfrentar o perigo com todos os seus acessórios de montaria em mãos. O objetivo é fazer uma apresentação impecável para conquistar boas notas e se consagrar como o grande campeão. 

Quando montam em um touro bravo, os peões precisam se manter 8 segundos em cima deles. Em algumas competições, têm como desafio permanecer 8 segundos no lombo de cavalos igualmente nervosos. Atualmente, a função de peão de rodeio é, inclusive, reconhecida por lei.

Gostou de conhecer mais sobre outras profissões relacionadas ao rodeio? Você exerceria qual função se pudesse escolher? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *