Cavalo para Criança
Animais

Cavalo para criança – Veja dicas de como encontrar um especial!

Você está procurando um cavalo para criança para presentear seu filho? Se sim, deve saber que não é uma tarefa tão simples, pois, muito além da aparência, é necessário buscar por um animal dócil e que atenda as demandas da atividade para o qual é desejado. Continue lendo para conferir as dicas especiais que listamos abaixo para te ajudar a concluir essa tarefa com sucesso.

Dicas de como escolher cavalo para criança

Crianças têm muito a ganhar convivendo com cavalos, esses animais ajudam a despertar o senso de responsabilidade dos pequenos, que precisam guiá-los, e, também, seu respeito pela natureza. No entanto, algumas pessoas têm dificuldades para encontrar o equino ideal para as crianças. A seguir daremos dicas de como fazer uma boa escolha.

1 – Cavalo domado

Quando se está em busca de um cavalo para criança, é essencial dar preferência para animais já domados. O pequeno cavaleiro ou amazona está em fase de aprendizagem de como conduzir um equino, de maneira que não pode ter como preocupação o mau comportamento do animal. Não é seguro entregar para uma criança um cavalo que não esteja domado.

2 – Temperamento dócil

Seguindo a linha da dica anterior, é importante escolher um cavalo com temperamento dócil, ou seja, um animal tranquilo que permita que a criança o conduza sem dificuldades. Um temperamento instável é muito arriscado, haja vista que os pequenos ainda estão aprendendo a como conduzir os cavalos.

3 – O tamanho do cavalo

É essencial que a escolha do cavalo leve em consideração o tamanho daquele que irá montá-lo, crianças pequenas precisam de cavalos de pequeno porte, como um pônei, por exemplo. Porém, se o seu filho é alto, considere a compra de um cavalo um pouco maior. Leve em conta que o equino e a criança devem formar um conjunto harmonioso e, além disso, é interessante que o pequeno consiga cuidar do animal quando não o estiver montando.

4 – Raça

É importante ressaltar que não há uma resposta exata em relação às melhores raças de cavalos para crianças. Cada uma possui um conjunto de características gerais, mas cada cavalo é um ser único, logo, um pode ter um temperamento destoante do descrito para sua raça. O ideal é iniciar a busca considerando as raças tidas como mais dóceis, mas analisando os indivíduos em questão.

5 – Cavalo veterano

O objetivo da compra do cavalo para a criança é dar início ao treinamento de alguma modalidade equestre? Se sim, é interessante que o comprador dê preferência para um animal mais velho e com experiência no esporte. 

Não precisa ser um cavalo vencedor, apenas um animal com conhecimento da atividade, é o que se chama de “professor”. Os cavalos tendem a perceber quando o seu tutor precisa de auxílio, prestando toda a ajuda necessária. Um equino mais velho tende a ser mais paciente, no entanto, foque na palavra tende, pois, como já dissemos, cada cavalo é um cavalo. 

6 – Check-up completo

Ao comprar um cavalo, é sempre bom submeter o animal a um check-up completo para ter certeza de que está tudo bem com ele. Esse cuidado é recomendado especialmente para quem está dando preferência para um espécime mais velho. É uma forma de se preparar para suprir alguma eventual necessidade do cavalo no futuro.

7 – Tenha ajuda profissional para fazer a compra

Para evitar cair em fraudes ou comprar um cavalo inadequado para seu filho, recomendamos que você conte com ajuda profissional para fazer a aquisição. Ter o acompanhamento de alguém mais experiente possibilita escolher o animal ideal, olhando para muito mais do que a aparência. Lembre-se de que o visual bonito não é o suficiente para garantir a segurança do seu pequeno cavaleiro ou amazona. 

Um profissional acostumado a fazer compra de cavalos saberá como verificar o temperamento do equino e se o animal está com um visual saudável nos mínimos detalhes. Claro que, para ter certeza quanto à saúde, será necessário seguir a dica anterior e submeter o animal a um exame veterinário.

8 – Prepare a criança

Antes de presentear uma criança com um cavalo, é necessário ter certeza de que ela está pronta para assumir essa responsabilidade. Converse com o pequeno a respeito dos cuidados que ele precisará ter com o animal, lembre-se que esses cuidados o ajudarão a desenvolver o respeito pelos equinos e pela natureza como um todo.

Também é interessante que a criança estabeleça contato e convívio com cavalos de outras pessoas, para que fique claro se ela está mesmo pronta para ser tutora de um equino. Esse é um passo muito importante que demanda muita paciência e capacidade de avaliação quanto ao seu preparo para assumir essa responsabilidade. 

Confira mais novidades no mundo country em outros artigos do Blog da Rodeo West e fique por dentro de tudo que é tendência entre cowboys e cowgirls! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/