A Inteligência Artificial complementa o trabalho humano.
Agronegócio

Inteligência Artificial: 05 motivos para utilizá-la na agricultura

A Inteligência Artificial (IA) é um recurso tecnológico que vem sendo cada vez mais utilizado no agronegócio. Trata-se de uma ferramenta que contribui para tornar os processos otimizados. Continue lendo e conheça 05 motivos para aplicá-la no manejo das suas plantações. 

O que é Inteligência Artificial?

Em linhas gerais, a Inteligência Artificial diz respeito a máquinas ou sistemas que operam mimetizando a inteligência humana. Esses recursos estão associados a técnicas de machine learning e deep learning, permitindo a demonstração de um comportamento inteligente.

O uso de IA pode ser observado em diferentes áreas como a agricultura, por exemplo. No Brasil, esse tipo de tecnologia ainda não é tão difundido no campo, mas há tendência de crescimento.  

Por que usar Inteligência Artificial na agricultura?

O conceito de agricultura 4.0 ou agricultura digital está se tornando uma realidade no setor do agronegócio brasileiro. Dentre os diversos recursos tecnológicos que vem ganhando destaque está a Inteligência Artificial. Confira a seguir 05 motivos para utilizá-la na agricultura.

1. Monitoramento da colheita

Recursos como sensoriamento remoto e digitalização a laser 3D permitem ter acesso a métricas de safra em áreas bastante amplas, com milhares de hectares. Com esses recursos o agricultor pode mudar a sua forma de trabalhar conquistando mais eficiência.

Trabalhar com dados precisos torna a tomada de decisões muito mais prática. As chances de erro são bastante reduzidas e se pode chegar a um resultado muito acima do esperado. 

Os recursos de Inteligência Artificial também facilitam a identificação das condições climáticas e as necessidades de recursos como água, por exemplo. O preparo do solo é outro fator que se torna mais fácil com esse auxílio da tecnologia.

2. Insights com base em imagens

A agricultura de precisão é uma forma muito mais eficiente de gerir as plantações. Recursos como visão computacional e dados coletados por drones permitem que os agricultores tenham acesso a um panorama completo do que se passa em sua propriedade.

Tecnologias baseadas no fornecimento de imagens têm se tornado grandes aliadas na identificação de doenças e pragas assim como para fazer ajustes. A Inteligência Artificial pode ser implementada como uma forma de gerenciar as safras por imagens reduzindo eventuais perdas.

3. Gerenciamento dos desafios ambientais

As mudanças climáticas já são uma realidade que dificulta a produtividade no campo. Nesse contexto, a Inteligência Artificial funciona como uma aliada que permite detectar com antecedência as principais dificuldades que podem surgir.

Os agricultores podem se preparar com mais facilidade para contornar os problemas ambientais. Com softwares de controle é possível gerenciar os desafios climáticos de maneira estratégica evitando a perda de produção e outros potenciais prejuízos.

4. Adoção da agricultura de precisão

A tecnologia no campo vem evoluindo a passos largos e já garante uma série de ganhos para os agricultores que adotam seu uso. A agricultura de precisão permite fazer um monitoramento mais amplo das condições das plantações. Assim pequenas alterações são detectadas tornando mais simples resolvê-las.

Pragas e doenças nas lavouras são identificadas mais rapidamente com o uso desses recursos. Os sensores permitem identificar quais são e onde estão as ervas daninhas, recomendando os melhores herbicidas. É uma forma de evitar o uso em excesso de herbicidas, por exemplo. 

5. Modelos de previsão sazonal

Muitos agricultores estão aproveitando os recursos tecnológicos de Inteligência Artificial para desenvolver modelos de previsão sazonal. Assim se torna mais fácil fazer previsões e aprimoramentos para aumentar a capacidade produtiva da propriedade. A tecnologia permite ter acesso a dados e os dados geram informações valiosas.

Há a possibilidade de identificar novas oportunidades de produção e de mercado. O que antes passaria despercebido agora é monitorado com dados precisos. Os agricultores estão trabalhando com cada vez menos variáveis imprevisíveis. Poder prever o que irá acontecer com a plantação permite direcionar a estratégia para o lugar certo.

Desafios da Inteligência Artificial na agricultura

Ao longo deste artigo, apresentamos 05 excelentes motivos para adotar o uso de Inteligência Artificial na agricultura. Porém, mesmo com esse reconhecimento de vantagens é importante falar sobre os desafios existentes. 

Um dos mais relevantes é a falta de familiaridade de parte dos produtores rurais com a tecnologia como um todo. Essa é uma questão que gradativamente vem sendo solucionada devido ao aumento de jovens atuando no agronegócio.

Contudo, há ainda outro fator que impede o pleno crescimento do uso de tecnologias no campo, o alto investimento inicial. Para otimizar o trabalho rural pode ser necessário ter um volume considerável de recursos financeiros. Alguns produtores que não têm esse capital, buscam a ajuda de linhas de crédito com essa finalidade.

É importante que se tenha a compreensão de que esse é um investimento e não apenas um custo. Há grande potencial de retorno e redução de custos com a correção dos processos. 

Gostou de conhecer os 05 motivos para utilizar a inteligência artificial na agricultura? Acesse outras postagens do blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos sobre o setor agropecuário e novidades sobre o universo country!