Cuidar de Plantas no Inverno
Curiosidades

Dicas Rodeo West – Como cuidar de plantas no inverno?

A forma de cuidar de plantas durante o inverno é um pouco diferente daquela do verão e primavera, porque ocorrem importantes mudanças climáticas, como a queda acentuada da média de temperatura e alongamento das noites, com consequente redução dos dias. Logo, esses cuidados precisam focar nessas condições para serem mais assertivos.

Dicas Rodeo West de como cuidar de plantas durante o inverno

As plantas no inverno passam a ter necessidades diferentes daquelas de outras estações, em especial pela alteração de fotoperíodo, que é a redução considerável do período de luminosidade diário. Com menos luz disponível para realizar processos químicos, muitas espécies tendem a adotar a hibernação para conservar energia e, assim, florescer na primavera.  

Quando as plantas entram nesse estágio de dormência, precisam ter os cuidados adaptados para a nova realidade, evitando superdosagens ou oferta reduzida de algo essencial para sua manutenção. Confira, a seguir, algumas dicas de como cuidar das suas plantas na estação mais fria do ano, oferecendo tudo o que elas precisam.

1 – Mudança na rotina de regas

A irrigação é fundamental, tanto para manter uma plantação, como plantas de pequeno porte em vasos, contudo, a rotina de regas deve sofrer alterações conforme o inverno avança. Quando as temperaturas caem, é natural que a umidade aumente e, dessa forma, não dá para deixar a frequência de regas igual. 

O acúmulo de água pode fazer com que raízes e folhas de diferentes espécies vegetais apodreçam. Porém, é necessário dizer que não existe uma regra geral quanto a essa irrigação e o que se pode fazer é usar o parâmetro da observação, ou seja, se o substrato estiver úmido não regar e se estiver seco regar. 

Atenção ainda ao horário da rega, o mais indicado é fornecer água pela manhã, pois a noite costuma ser mais úmida, podendo criar acúmulo, e ao meio-dia pode causar a queima das folhas. Ressaltamos, também, que o Brasil, sendo um país de extensão continental, apresenta invernos com diferentes características em suas várias regiões, inclusive com pouca redução de temperatura em relação ao verão ou primavera. 

2 – Poda

Uma dica para cuidar de plantas com assertividade no inverno é aproveitar esse momento do ano para realizar as podas, afinal, elas sentirão bem menos esse procedimento estando em dormência. Podar ajuda a tornar as plantas mais bem preparadas para a floração e frutificação durante a primavera. 

A ideia é que, através da poda, você indique como deseja que as plantas cresçam e deem flores e frutos. Não é incomum que árvores que não foram podadas apresentem uma quantidade significativa de frutos pequenos. Um macete para não errar é escolher fazer esse procedimento nos meses sem R no nome: maio, junho, julho e agosto. 

Faça a poda em diagonal para não deixar brecha para acúmulo de água, ajude a acelerar a cicatrização dos ramos com canela em pó. Inclusive, vale dizer que a canela tem propriedades antifúngicas e antibactericidas, evitando a proliferação de doenças. 

3 – Atenção com doenças

Quem trabalha com agricultura certamente já percebeu que durante o inverno é mais comum que as plantas apresentem doenças, em especial aquelas decorrentes de fungos e bactérias. As temperaturas mais baixas e a umidade mais elevada criam um ambiente ideal para a proliferação desses micro-organismos. 

Além disso, as plantas são submetidas a um estresse térmico devido à queda da média de temperatura e isso as deixa sensibilizadas. Mais uma vez indicamos que você tenha atenção com a quantidade de água da rega para não criar acúmulos. 

4 – Adubação

Um pouco antes do inverno, é o momento perfeito para adubar as plantas, pois assim se está dando energia para que elas passem por esse momento com saúde e energia. O adubo mais indicado é o NPK 10-10-10, que tem quantidades iguais de nitrogênio, fósforo e potássio. A terra deve estar enriquecida com micronutrientes para que possa favorecer a frutificação. 

5 – Proteja a plantação da geada

Plantações e plantas cultivadas em áreas externas, como jardins, devem ser protegidas da geada, esse fenômeno cria uma película de gelo sobre as plantas que faz com que elas sejam queimadas quando o sol nasce. Uma forma de oferecer essa proteção é através do uso de uma manta ou lona sobre as plantas durante a noite. Essa cobertura funciona tanto como proteção térmica, como proteção contra os raios solares.

No caso de plantas de casa que sejam cultivadas em vasos, a recomendação é trazê-los para dentro. Também é possível evitar os efeitos negativos da geada, regando as suas plantas antes do sol nascer, ao fazer isso você ajuda a derreter a camada fina de gelo sobre elas. Lembre-se de que as plantas demandam um cuidado especial durante o inverno para que possam conservar a sua saúde.

Gostou das dicas de como cuidar das suas plantas e plantações durante o inverno? Agora já pode se programar para oferecer todos os cuidados que a sua plantação precisa na estação mais fria do ano!

Imagem: shutterstock.com/home