Moda

Saiba como limpar, lavar e conservar roupas de couro

Roupa de couro, além de durável, tem um estilo único, no entanto, algumas pessoas evitam comprar por acreditarem ser difícil limpar, lavar e conservar. Para quem está sonhando com uma jaqueta, calça ou até um vestido desse material, listamos dicas incríveis de como realizar esses processos com o mínimo possível de trabalho e estresse. Mantenha seu estilo impecável com suas peças sempre bem cuidadas!

Como limpar a roupa de couro?

Nos casos em que a roupa de couro precisa apenas de uma limpeza superficial, você pode se valer de alguns truques caseiros. Mas, antes de qualquer dica, temos que lembrar que esse material não gosta muito de água, então, nada de molhar a peça, ok?

Pano úmido

Não se deve usar nenhum tipo de sabão para a limpeza de peças de couro. Sendo assim, a forma mais simples de limpar roupas desse tecido é usando um pano levemente úmido, sem nenhum tipo de detergente ou sabão. Torça bem o pano antes de limpar a sujeira em questão.

Porém, se a limpeza demandar o uso de sabão por causa de uma mancha, você pode usar sabão líquido de castela, que é indicado por não ter substâncias agressivas ao couro. Adicione algumas gotas desse produto a um pouco de água e somente umedeça o pano, torcendo antes de limpar a área. Jamais esfregue as suas roupas de couro.

Limpeza com azeite de oliva

Devemos sempre lembrar que o couro é uma pele, de maneira que pode ser limpo com o uso de azeite de oliva ou outros tipos de óleos vegetais. O uso desse tipo de produto ainda auxilia na conservação da peça porque tem ação hidratante. O processo é simples, use um pano macio e limpo para umedecer no azeite, em seguida, passe sobre a mancha. Não esfregue, apenas passe com delicadeza até que a mancha saia.

Antes que o couro fique seco, pegue outro pano macio e umedeça no vinagre, passando também com delicadeza sobre a mancha. Espere até que fique seco e lustre a sua jaqueta, bota ou calça de couro com um pano limpo.

Lavagem da roupa de couro

De maneira geral, as roupas de couro não podem ser lavadas, contudo, tem algumas peças que não têm uma interação tão desastrosa com o líquido. Para saber se a roupa em questão pode ser lavada, a dica é colocar um pouco de água em um pedacinho da peça. Se o couro não absorver a água é possível lavá-lo sem problemas, mas se absorver é indicado fazer o processo de limpeza com pano úmido.

A lavagem a seco é indicada para quem deseja higienizar as suas roupas de couro sem ter problemas. O ideal é ter uma lavanderia de confiança para realizar esse tipo de lavagem. Mesmo que o procedimento a seco tenha um custo mais elevado, é importante lembrar que, além de mais seguro, não precisa ser feito sempre. Observe a etiqueta da sua roupa, pois nela tem a descrição dos cuidados a serem tomados.

Conservação da roupa de couro

Agora que você já sabe como limpar e lavar roupas de couro, chegou o momento de saber como conservá-las para que durem muito tempo.

Local indicado para guardar

A forma correta de guardar peças como jaqueta de couro e outras, para evitar que elas tenham algum problema, é em um local fresco e arejado em cabides que tenham uma boa distância entre si e, se possível, envolvidas em capas de TNT. 

Se as peças forem guardadas em gavetas, também é possível acondicioná-las dentro de sacos de TNT. O tecido não-tecido (TNT) permite que as peças respirem e fiquem devidamente protegidas do mofo.

Passando roupas de couro

Não se deve passar roupas de couro da forma tradicional como se passa roupas em geral. As peças devem ser passadas com ferro a no máximo 70°C e com uma toalha razoavelmente grossa entre o ferro e o tecido de couro.

Como cuidar e limpar botas de couro?

Aproveitando que o tema é couro, vamos falar de outro acessório bastante popular, as botas. Usar um método errado de armazenamento e limpeza para bota de couro pode danificar o material. Como já mencionamos, o couro não é exatamente um bom amigo da água, então, é muito importante ter cuidado para não umedecer demasiadamente o seu calçado no momento de limpá-lo. 

A limpeza deve ser feita usando uma flanela levemente umedecida por toda a superfície da bota. Não se esqueça de limpar a sola do calçado com um pano úmido, afinal, é nessa parte que está concentrada a maior quantidade de sujeira. 

Impermeabilize suas botas de couro

Uma dica é aplicar produtos impermeabilizantes nos seus calçados de couro assim que forem adquiridos, evitando a absorção de água, como em dias de chuva, por exemplo. Para evitar ressecamentos e rachaduras no calçado você pode usar produtos como graxas, pomadas e sprays que sejam específicos para couro. 

Dicas para guardar suas botas de couro

Se for guardar sua bota em uma caixa, é indicado fazer furos nessa embalagem, permitindo que a peça respire. Também é possível envolver os calçados em sacos de TNT. Para manter a forma de botas de cano médio e longo é recomendável colocar jornal dentro para ajudar a moldá-la, se guardar dobrada pode deixar o material marcado. 

A umidade excessiva e os riscos para peças em couro

A umidade pode ser extremamente danosa para peças de couro porque contribui para a formação de mofo. Em situações em que você tomar chuva ou neve, é importante remover o excesso de umidade assim que estiver em um ambiente seco. Use um tecido limpo, macio e seco para retirar a água acumulada na superfície. 

Deixe que a peça seque naturalmente em um local seco e arejado. Aguarde até que a peça seque sozinha, pode levar até quatro dias. Não se deve usar secadores ou aquecedores para tentar acelerar o processo.

Eliminando o mofo de roupas de couro

No caso de perceber que a peça está com manchas de mofo, a dica é limpar as mesmas com um pano levemente úmido e torcido. Deixe que a roupa de couro seque sozinha no sol pleno. Para que o sol não retire a cor original da sua peça, é recomendado que seja coberta com um tecido de algodão.

Com essas dicas você irá ficar por dentro da moda country com peças de couro bem cuidadas! Para conferir outras dicas, navegue pelo blog da Rodeo West!