Saiba como limpar, lavar e conservar roupas de couro

como lavar roupas de couro

Confira algumas dicas para limpar, lavar e conservar roupas de couro (Foto: Shutterstock)

Roupas de couro são duráveis e tem um estilo único, no entanto, algumas pessoas evitam compra-las por acreditar ser difícil limpar, lavar e conservar as mesmas. Para quem está sonhando com uma jaqueta, calça ou até um vestido de couro listamos dicas incríveis abaixo de como realizar esses processos com o mínimo possível de trabalho e estresse. Mantenha seu estilo impecável com suas peças de couro sempre bem cuidadas!

Como limpar roupas de couro

Nos casos em que a roupa de couro precisa apenas de uma limpeza superficial você pode se valer de alguns truques caseiros. Mas, antes de qualquer dica temos que lembrar que o couro não gosta muito de água então nada de molhar a peça, ok?

Pano úmido

Não se deve usar nenhum tipo de sabão para a limpeza de peças de couro. Sendo assim a forma mais simples de limpar suas roupas desse tecido é usando um pano levemente úmido sem nenhum tipo de detergente ou sabão. Torça bem o pano antes de limpar a sujeira em questão.

Porém, se a limpeza demandar o uso de um sabão por causa de uma mancha você pode usar sabão líquido de castella que é indicado por não ter substâncias agressivas ao couro. Adicione algumas gotas desse sabão a um pouco de água e somente umedeça o pano, torça o mesmo e somente depois limpe o local. Jamais esfregue as suas roupas de couro.

Limpeza com azeite de oliva

Devemos sempre lembrar que o couro é uma pele de maneira que pode ser limpo com o uso de azeite de oliva ou outros tipos de óleos vegetais. O uso desse tipo de produto ainda auxilia na conservação da peça porque tem ação hidratante. O processo é simples, use um pano macio e limpo para umedecer no azeite, em seguida passe sobre a mancha. Não esfregue, apenas passe com delicadeza até que a mancha saia.

Antes que o couro fique seco pegue outro pano macio e umedeça no vinagre passando também com delicadeza sobre a mancha. Espere até que fique seco e então lustre a sua roupa de couro com um pano limpo.

Como lavar roupas de couro

De maneira geral as roupas de couro não podem ser lavadas, contudo, tem algumas peças que não tem uma interação tão desastrosa com o líquido. Para saber se a roupa em questão pode ser lavada a dica é colocar um pouco de água num pedacinho da peça. No caso do couro não absorver a água é possível lavá-lo sem problemas. Já se o couro absorver é indicado fazer o processo de limpeza com pano úmido.

A lavagem a seco é indicada para quem deseja lavar as suas roupas de couro sem ter problemas. Ter uma lavanderia de confiança é sempre bom para quem deseja que as suas peças estejam sempre limpas e bem cuidadas. Mesmo que o procedimento de lavagem a seco seja caro é importante lembrar que além de mais seguro não precisa ser feito sempre. Observe a etiqueta da sua roupa, pois nela está indicado como cuidar da mesma.

Como conservar roupas de couro

Agora que você já sabe como limpar e lavar roupas de couro chegou o momento de saber como conservá-las para que durem muito tempo.

Local indicado para guardar

A forma correta de guardar as suas roupas de couro para evitar que elas tenham algum problema é num local fresco e arejado em cabides que tenham uma boa distância entre si e se possível envolvidas em capas de TNT. Se as peças forem guardadas em gavetas também é possível acondiciona-las dentro de sacos de TNT. O tecido não-tecido (TNT) permite que as peças respirem e fiquem devidamente protegidas do mofo.

Cuidado com umidade excessiva

A umidade pode ser extremamente danosa para peças de couro porque contribui para a formação de mofo. Em situações em que você tomar chuva ou neve é importante remover o excesso de umidade assim que estiver num ambiente seco. Use um tecido limpo, macio e seco para retirar a água acumulada na superfície. Deixe que a peça seque naturalmente num local seco e arejado. Aguarde até que a peça seque sozinha, pode levar até quatro dias. Não se deve usar secadores ou aquecedores para tentar secar a peça.

No caso de perceber que a peça está com manchas de mofo a dica é limpar as mesmas com um pano levemente úmido e torcido. Deixe que a roupa de couro seque sozinha no sol pleno. Para que o sol não retire a cor original da sua peça é recomendado que você cubra a mesma com um tecido de algodão.

Passando roupas de couro

Não se deve passar roupas de couro da forma tradicional como se passa roupas em geral. As peças devem ser passadas com ferro a no máximo 70°C e com uma toalha razoavelmente grossa entre o ferro e o tecido de couro.

Com essas dicas você já pode deixar as suas peças de couro como novas por mais tempo!

Conheça alguns de nossos produtos!