Dia do meio ambiente
Curiosidades

Dia do meio ambiente – Como podemos colaborar para sua sustentabilidade?

O dia do meio ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho, essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo central da data é chamar a atenção do mundo para os inúmeros problemas ambientais que o planeta vem enfrentando. Então, que tal saber mais sobre o dia e como ajudar a preservar o planeta em que vivemos?

Dia do Meio Ambiente: 5 de junho

A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma conferência em 1972, em Estocolmo, sobre o Meio Ambiente Humano. Nesse evento foi instituído que o Dia do Meio Ambiente seria celebrado em 5 de junho para que coincidisse com a data da conferência.

Essa ocasião entrou para a história como a Conferência de Estocolmo e representou o início de uma mudança na forma como os problemas ambientais são tratados. Foram estabelecidos princípios diretivos para a política ambiental em todo o mundo. Mas, mesmo com o impacto estrondoso dessa conferência, nem todos os problemas passaram a ser devidamente remediados. Ainda há muito que se fazer.

Importância do Dia do Meio Ambiente

A preservação do meio ambiente tornou-se uma das pautas centrais em discussão no mundo. Cuidar do planeta em que vivemos é fundamental para que as gerações seguintes tenham condições razoáveis para viver.

Nos últimos séculos, o aumento da tecnologia disponível contribuiu para acelerar o consumo dos recursos naturais esgotáveis do planeta. Cada vez mais, o ser humano caminha rumo a uma vida de escassez e falta de condições básicas para sua sobrevivência.

Os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais presentes nas sociedades modernas. Cabe aos governos trabalhar no sentido de reduzir questões como emissão de gases do efeito estufa, desmatamento, entre outros. No entanto, cada um de nós também pode fazer a sua parte, adotando um estilo de vida focado no conceito de sustentabilidade.

Como podemos colaborar para a sustentabilidade do meio ambiente?

Você sabia que pode contribuir para a sustentabilidade adotando atitudes simples em seu dia a dia? Ser ecologicamente correto não demanda grande esforço e investimento financeiro, como muitas pessoas acreditam.

A seguir daremos dicas práticas que você pode incluir em sua rotina para tornar seu estilo de vida mais sustentável.

1 – Apague as luzes e feche as torneiras

A economia de energia elétrica e água pode representar um alívio para o seu orçamento mensal e ainda ajudar o meio ambiente. Confira mensalmente nas suas faturas se o seu consumo vem diminuindo ou aumentando. Veja algumas atitudes que vão ajudar a realizar o seu objetivo de economizar:

  • Quando sair de um cômodo, apague a luz;
  • Use cortinas claras em casa e aproveite a luz natural durante o dia, evitando manter luzes acesas de forma desnecessária;
  • Enquanto escova os dentes, lembre-se de manter a torneira fechada;
  • Deixe o chuveiro desligado enquanto passa xampu e sabonete;
  • Lave as roupas somente quando tiver uma boa quantidade, evitando fazer várias lavagens;
  • Reutilize a água da máquina de lavar para limpar os pisos da sua casa.

Analise a sua rotina e avalie se há outros hábitos que podem ser alterados para economizar.

2 – Tenha uma horta

Hoje em dia, todo mundo pode ter uma horta em casa, há modelos até verticais que aproveitam espaços pequenos. Para o cultivo, você pode usar embalagens que seriam descartadas e até as garrafas pet de água e refrigerante que acumula no dia a dia. Isso ainda garante que você tenha acesso a vegetais e temperos produzidos em casa.

3 – Reduza o uso de embalagens descartáveis

Parece muito mais prático usar pratos, copos e até talheres descartáveis, não é mesmo? Contudo, saiba que para o meio ambiente isso não é nada prático, haja vista que itens de plástico, isopor e garrafas pet não se desfazem com facilidade. Pode levar mais de dois séculos (200 anos) para que eles desapareçam da natureza.

Para fazer a sua parte, dê preferência para embalagens biodegradáveis (vulneráveis à ação de agentes biológicos) e procure usar os bons velhos talheres e pratos de casa que podem ser lavados e reutilizados. Reduzir a quantidade de lixo produzido na Terra é fundamental para preservar o meio ambiente.

4 – Reaproveite as embalagens

É inevitável comprar alguns produtos em embalagens difíceis de descartar de forma ecológica? Não precisa desanimar, nesse caso, a dica é reaproveitar essas embalagens para outras finalidades, como para o cultivo de plantas (mencionado no item 2), para armazenar produtos de limpeza, objetos pequenos, entre outros. Com criatividade é possível encontrar ótimos usos para as embalagens.

5 – Tenha plantas em diferentes ambientes

Plantas são imprescindíveis para a purificação do ar, elas consomem gás carbônico durante a realização da fotossíntese e devolvem para o ambiente oxigênio. Ter plantas em diferentes cômodos da casa é muito positivo.

Prefira as espécies que se adaptam bem a ambientes fechados ou com luz indireta, como espada-de-são-jorge, ráfias, antúrios, lírio da paz, jiboias e begônias.

Gostou de saber mais sobre o Dia do Meio Ambiente e como fazer a sua parte? Acredite, cada gesto conta para preservar nosso planeta!