Agricultura irrigada
Agronegócio

Agricultura irrigada: saiba como colocar em prática

A prática da agricultura irrigada vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Tem se destacado especialmente na região do semiárido em que há escassez de água e na região central que há períodos prolongados de seca. Continue a leitura para entender como esse método funciona e como colocá-lo em prática.

Agricultura irrigada: o que é?

A agricultura irrigada nada mais é do que um conjunto de ações, maquinários e estratégias que visam possibilitar a irrigação em média ou larga escala da produção agrícola. Basicamente, é um método para oferecer água de forma não natural para as plantações. Assim, é possível garantir a produção mesmo durante períodos de seca ou em regiões com escassez desse recurso.

Como permite o cultivo de plantações em diferentes tipos de terrenos e em momentos distintos do ano, contribui para potencializar a economia e o setor agropecuário. A agricultura irrigada permite que várias culturas sejam cultivadas em diferentes momentos do ano.

Principais tipos de agricultura irrigada

A agricultura irrigada é bastante utilizada no Brasil nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Abaixo você poderá conhecer os principais sistemas aplicados a diferentes tipos de lavoura.

Irrigação por superfície

É o sistema de agricultura irrigada mais utilizado nas culturas de cereais. Consiste em um método de canais de irrigação em que a água circula por gravidade, a parte central é mais elevada para as plantas.

Dessa forma, a água que desce pela parte superior de um canal central é responsável por abastecer os demais. É possível aplicar esse método de irrigação por superfície de duas maneiras:

Sistema em nível

Formato empregado para a irrigação de áreas planas que possuem menos de 0,1% de declive. Pode apresentar variações entre os seguintes modelos: faixa em contorno, tabuleiro e sulcos em contorno.

Sistema em declive

Trata-se de um tipo de irrigação em que o sistema implantado possui declive que pode variar entre 0,1% a 15%. Pode ter as seguintes variações: canais em contorno, faixas em declive, corrugação, sulcos em declive e sulcos em contorno.

Irrigação por aspersão

A principal característica desse sistema é que a água é aspergida pelo ar, de maneira a se parecer com uma chuva bem fina. Tendo um ou mais jatos, esse sistema, produz o efeito de uma chuva artificial. Tem a facilidade de poder ser adaptado para vários tipos de culturas e topografias. Inclusive, é um dos métodos mais utilizados no mundo.

Irrigação por microaspersão

Esse é um sistema de irrigação localizada que conta com o uso de microaspersores autocompensados e tela ou filtros de discos. A diferença em relação à técnica de agricultura irrigada por aspersão é que a microaspersão produz uma precipitação mais suave e com uniformidade. Consiste em um sistema que possibilita economia e praticidade para a aplicação de fertilizantes.

Irrigação autopropelidos

Nesse sistema, há um aspersor de médio ou amplo alcance chamado de canhão ou mini canhão hidráulico. Esse equipamento atua se deslocando longitudinalmente ao longo da área a ser irrigada.

Basicamente, se trata de um tipo de irrigação por aspersão que é movido por energia hidráulica que é produzida por meio da água bombeada. A aplicação é recomendada para áreas com topografia plana ou inclinada.

Esse é um método bastante versátil dentro do agronegócio porque se adapta a culturas variadas, como plantio de cana-de-açúcar, pastagens e frutíferas. Contudo, é importante ressaltar que esse é um sistema que necessita bastante atenção e bom planejamento para que a água seja distribuída de maneira uniforme.

Irrigação por gotejamento

Esse tipo de agricultura irrigada é feita a partir do gotejamento que entrega gota a gota para a planta por cima do solo. O objetivo dessa distribuição gradual de água é manter a umidade do solo o mais perto possível das necessidades reais das plantas.

Um dos principais resultados obtidos com essa técnica é o melhor desenvolvimento das raízes das plantas que recebem a mesma quantidade de água e fertilizantes. Também é interessante mencionar que esse sistema permite manter a superfície da planta sem molhar, ao mesmo tempo em que o solo permanece úmido na proporção correta.

Como escolher o melhor método de agricultura irrigada?

Para que a agricultura irrigada entregue bons resultados, é essencial escolher o método mais adequado para o seu tipo de propriedade. É importante saber como os diferentes sistemas funcionam e também observar algumas condições:

Cultura

O produtor deve conhecer o sistema radicular e saber quais são os coeficientes da cultura em relação à evapotranspiração de referência.

Solo

Também é necessário ter conhecimento a respeito das características hídricas, como a infiltração, massa específica e a curva característica da água.

Local ou campo a ser usado

É essencial conhecer a topografia do terreno para determinar qual o sistema mais interessante para o local.

Clima

O interessado em adotar um sistema de agricultura irrigada deve considerar o regime de chuvas, ventos, temperatura e umidade relativa do ar.

Questão econômica

Leve em consideração ainda a capacidade de pagamento da água.

Gostou de conhecer mais sobre a agricultura irrigada? Navegue pelo blog Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com