Associativismo rural: conheça sua importância
Agronegócio

Associativismo rural: conheça a importância dessa atividade

O associativismo rural é uma ferramenta que tem permitido que comunidades de produtores rurais saiam do anonimato ganhando mais expressão social e relevância no seu segmento de atuação. Continue lendo para entender mais sobre essa atividade e a sua importância.

Afinal, o que é associativismo rural?

O associativismo rural consiste num mecanismo de formalização para comunidades que trabalham com produção rural, permitindo, assim, que esses grupos adquiram mais força e relevância. O ponto chave é que as associações precisam ser formalizadas, ou seja, registradas oficialmente em cartório. Esse fator confere mais poder representativo para esses produtores. 

Embora seja formalmente constituída, a associação não apresenta fins lucrativos. Uma associação rural é formada livremente pela união da comunidade como pessoa jurídica, com duas ou mais pessoas. Entre os objetivos desse tipo de formalização estão garantir maior participação, união, solidariedade e cooperação para os associados. 

Características de uma associação rural

Em linhas gerais, uma associação é formada por pessoas que se unem em prol da defesa de interesses e objetivos comuns de uma comunidade ou setor econômico. Esse tipo de organização se constitui em uma organização de direito privado que não possui fins lucrativos ou econômicos. 

O patrimônio de uma associação é formado pela contribuição dos seus associados, por doações ou de outras formas que sejam permitidas por lei. A lei em questão é a Lei n° 10.406 de 10 de janeiro de 2002. A seguir listamos alguns elementos essenciais que caracterizam uma associação.

Princípios gerais de uma associação rural

– O produtor rural deve aderir de forma voluntária e espontânea;

– Os sócios devem realizar uma gestão democrática;

– Os sócios devem ter participação econômica;

– A associação deve ser independente e autônoma;

– Todas as atividades da associação devem contemplar formação, educação e informação;

– Deve existir interação entre organizações e pessoas;

– Interesses no desenvolvimento da comunidade;

– A atuação é sem fins lucrativos;

– O patrimônio no associativismo rural é social.

Objetivos comuns de uma associação rural

– Busca pelo fortalecimento da atuação dos associados no mercado em que atuam com a devida organização das cadeias produtivas;

– Realização de ações com foco no fomento do acesso à educação por parte dos associados; 

– Maior poder de negociação em relação a clientes e fornecedores;

– Maiores esforços dos associados no desenvolvimento de atividades específicas;

– Diminuição de custos e dos riscos relativos aos investimentos;

– Representação dos associados perante a órgãos públicos e privados;

– Parcerias e inovação devidamente estimuladas.

Quem pode se associar?

No associativismo rural é essencial que haja um estatuto social devidamente constituído em que esteja bem claro os pré-requisitos de quem pode se associar. Também deve constar as diferentes condições para que perfis distintos se associem como pessoa física ou jurídica. Ressaltamos que os associados devem ter direitos iguais, mas o estatuto poderá estar dividido em duas categorias. 

Qual é a importância do associativismo rural?

A união dos produtores rurais permite que eles se tornem mais fortes em um momento de negociação de insumos e de venda da sua produção agrícola. Na agricultura isso significa conseguir baratear o sistema produtivo, levando a uma produção mais consistente e com valores competitivos no mercado.

Além disso, para os pequenos produtores, o associativismo significa também ter maior representatividade na cadeia de distribuição e comercialização. As tratativas com a comunidade e com órgãos oficiais adquirem mais formalidade e possibilidades de acerto. Também é uma forma interessante de trabalhar no meio rural para desenvolver estratégias conjuntas para os associados.

A profissionalização propiciada pela formalização da associação contribui para potencializar a qualidade do trabalho dos associados. Com mais qualidade e técnicas profissionalizadas, é possível se tornar mais competitivo no mercado. 

Claro que não podemos deixar de mencionar como uma grande vantagem do associativismo rural a maior facilidade de acesso a investimentos relevantes para o crescimento dos associados.

Associativismo x Cooperativismo: qual é a diferença?

O ponto principal de diferenciação entre associativismo e cooperativismo está na definição da sua finalidade. Na verdade, a única semelhança entre essas duas configurações está no fato de que ambas são organizações sem fins lucrativos. A natureza da formação desses dois modelos é um dos pontos fundamentais de diferenciação.

A finalidade das associações é o de prestar assistência cultural, social, educacional e de defesa de interesses de classes ou de grupos. Por sua vez, as cooperativas nascem da necessidade de trabalhar os objetivos comuns dos associados para o desenvolvimento de um empreendimento. Assim, há benefícios gerados para todos os cooperados. 

Então, o associativismo tem um foco mais social, enquanto que o cooperativismo tem foco mais comercial. Ambos os modelos são boas alternativas para quem deseja desenvolver empreendimentos rurais. 

Gostou de saber mais sobre o associativismo rural? Essa é uma modalidade que pode contribuir para a sua atividade rural. Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!