Confira os benefícios da biotecnologia na agricultura
A biotecnologia na agricultura oferece uma série de benefícios para a evolução das atividades do campo. No artigo a seguir iremos apresentar mais detalhadamente as vantagens apresentadas por esse conjunto de técnicas.
Biotecnologia na agricultura: conheça os benefícios
A produção agrícola vem sendo transformada pela constante evolução da tecnologia, especialmente no campo da biotecnologia. O conceito de biotecnologia refere-se a um conjunto de técnicas empregadas na manipulação de micro-organismos com foco na obtenção de produtos alterados ou específicos.
No contexto agrícola, esse tipo de tecnologia permite alcançar mais segurança e eficiência para a produção da lavoura. O foco está no aumento da produtividade agrícola, observando a potencialização da qualidade das plantas e ganho de valor agregado. Assim, os alimentos se tornam mais nutritivos e saudáveis.
Antes do desenvolvimento da biotecnologia, eram utilizadas técnicas tradicionais para a manipulação dos organismos vivos sem que houvesse alteração genética direta. As inovações técnicas possibilitaram diminuir a dependência de máquinas e produtos químicos para combater doenças e pragas.
Confira a seguir mais detalhes sobre os benefícios da biotecnologia para a produção agrícola.
1 – Combate mais eficiente a pragas e doenças
Uma das principais dificuldades da agricultura sempre foi o combate eficiente de pragas e doenças. Com o advento das técnicas de biotecnologia se tornou mais fácil reduzir as perdas causadas por esses fatores com o desenvolvimento de espécies mais resistentes. A biotecnologia contribui para que a produção de alimentos se torne mais ampla e variada.
2 – Controle por sementes transgênicas
As técnicas de biotecnologia também contribuem para potencializar a produção, algo fundamental para o agronegócio. Destacamos o uso de sementes transgênicas como ferramentas relevantes para o controle de pragas. Elas são bastante utilizadas em plantações de algodão, milho e soja.
Com o uso delas é possível controlar o surgimento de lagartas e ervas daninhas, mantendo o baixo custo. Assim é possível reduzir o uso de agrotóxicos e venenos nos alimentos, algo que ajuda a preservar a saúde humana.
A existência de variedades transgênicas torna melhor o cultivo potencializando a qualidade e a quantidade da produção. O fato de existir plantas melhoradas geneticamente permite ter cultivares mais resistentes, gerando maior lucratividade para o produtor do campo.
3 – Redução de custos
A aplicação das técnicas de biotecnologia à produção agrícola contribui para a redução de custos, o que permite que mais pessoas prosperem nessa atividade. As plantas transgênicas são modificadas para serem resistentes ao uso de herbicidas e ao ataque de insetos.
A partir do momento em que as plantas são mais resistentes, há menor perda da produção mediante a manifestação desses fatores. Os agricultores também precisam investir menos tempo e recursos para preservar sua lavoura.
4 – Produção com mais qualidade
A biotecnologia permitiu aumentar a variedade das sementes e criar cultivares menos afetados por fatores como pragas e doenças. Dessa forma, é menos necessário o uso de herbicidas e a produção final se torna mais saudável. A qualidade dos alimentos é fundamental para a saúde do ser humano.
5 – Mais praticidade
É inegável que as inovações promovidas pelas técnicas de biotecnologia tornam o manejo agrícola mais prático. A redução do trabalho com os cuidados com a lavoura permitem potencializar a qualidade da produção final. Esse é um setor que se beneficia consideravelmente pelo advento de técnicas mais simples para o manejo.
Biotecnologia na agricultura: o impulso para o crescimento
A tecnologia é uma ferramenta imprescindível para o crescimento econômico sustentável em diferentes setores de atuação, especialmente o agrícola. Essas técnicas de aprimoramento e aumento da produção são essenciais para que os alimentos cheguem com qualidade à mesa das pessoas no mundo todo. Além disso, é preciso considerar que a população mundial cresce exponencialmente, sendo essencial que a produção de alimentos acompanhe essa expansão.
Com plantas mais resistentes e que demandam menos uso de herbicidas, é possível ter uma produção mais extensa, variada e focada no que é saudável. Para o ser humano a biotecnologia aplicada à agricultura é decisiva para a sobrevivência. Precisaremos cada vez mais de maior volume de produção, algo que depende do emprego de técnicas mais bem desenvolvidas.
Curiosidade
Uma curiosidade interessante de pontuar é que a biotecnologia (o conceito em si) existe desde o começo da agricultura, há cerca de 12 mil anos. Foi nesse momento da história que o ser humano aprendeu a domesticar as plantas, tornando mais simples o seu cultivo e uso para suprir a sua sobrevivência.
Se não fosse esse processo de estabelecimento da agricultura não teríamos a sociedade como conhecemos hoje. Foi o fato de o homem ter aprendido a como cultivar seus alimentos que corroborou para que as estruturas sociais fossem devidamente estabelecidas. Então, devemos nosso estilo de vida a agricultura e a biotecnologia.
Gostou de saber mais sobre os benefícios da biotecnologia na agricultura? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre a vida no campo.
Fonte imagem: pixabay.com