Zebrado
Animais

Zebralo: animal híbrido do cruzamento de zebra com cavalo

O zebralo é o resultado do cruzamento entre cavalos e zebras, trata-se de um híbrido e, assim como acontece com a combinação de outras espécies, é estéril. Conheça melhor esse exemplar exótico, cuja aparência combina as características das duas espécies do gênero Equus.

Zebralo: conheça mais sobre esse híbrido

Tanto cavalos quanto zebras fazem parte do gênero Equus e quando essas duas espécies são cruzadas dão origem ao animal conhecido como zebralo. Entenda melhor como esse processo acontece e quais são as características desse híbrido.

Cromossomos

Um cavalo possui 64 cromossomos. Por sua vez, as zebras podem ter 32, 44 ou 46, isso depende da espécie. Boa parte dos zebralos possui 54 cromossomos (64 x 44). Pelo fato de as duas espécies pertencerem ao gênero Equus, podem se reproduzir entre si gerando híbridos. O zebralo também pode ser também chamado de “zégua”.

Esterilidade

Assim como acontece com outros híbridos, o zebralo é estéril, ou seja, não pode se reproduzir e gerar descendentes.

Aparência

O zebralo geralmente tem uma aparência mais próxima a dos cavalos. O seu diferencial é ter listras visíveis nas pernas, na parte de trás do pescoço e, em alguns casos, nos flancos. Os híbridos de maneira geral são mais semelhantes ao pai do que à mãe.

Temperamento

O resultado do cruzamento entre zebra e cavalo é um animal de temperamento forte e por vezes agressivo. Zebras são animais de temperamento mais agressivo e provavelmente é por isso que se mostram tão indóceis.

Na natureza

Não é comum encontrar exemplares de zebralos na natureza. Esses animais são considerados como uma raridade. Nos Estados Unidos, há quem busque por zebralos como animais de coleção por serem muito raros.

Diferenças entre zebras e cavalos

Zebras são encontradas exclusivamente na África, enquanto os cavalos podem viver em qualquer lugar do planeta. Na aparência já é possível identificar consideráveis diferenças entre as zebras e os cavalos.

Enquanto zebras têm listras em preto e branco os cavalos podem ter pelagens de diferentes colorações. As zebras são difíceis de confundir com quaisquer outros animais.

Comparativamente, o cavalo é maior do que a zebra e possui crina proeminente. Os pelos da cauda de um cavalo tem origem na base da cauda. Na zebra os pelos da cauda se iniciam na metade distal da mesma. Nas zebras, a cor do focinho é sempre preta. Já nos cavalos o focinho pode ter coloração rosa, preta ou marrom.

Entre as duas espécies, os cavalos correm mais rapidamente do que as zebras. Cavalos podem ser facilmente domesticados, as zebras podem ser bem difíceis de treinar devido ao seu temperamento mais agressivo. É curioso observar tais diferenças entre essas duas espécies, pois ambas fazem parte do mesmo gênero, o Equus.

Embora carreguem genes em comum e até possam se reproduzir entre si, guardam consideráveis diferenças. O zebralo exibe uma aparência mais próxima ao físico do cavalo, mas também tem listras e o temperamento forte das zebras.

Como surgiu o zebralo?

A primeira experiência de cruzamento entre zebras e cavalos foi conduzida pelo professor de História Natural, Cossar Ewart (1882-1927), em Edimburgo. O objetivo dessa experiência era investigar o processo da telegonia, focado na transmissão de genes de geração para geração.

Segundo pesquisadores, em torno de 10% das espécies animais podem cruzar com outras espécies. Essa fusão pode acontecer naturalmente ou então por meio de manipulação humana com finalidade científica. Geralmente, o cruzamento é feito com uma zebra macho e uma égua. O mais comum é usar um macho de zebra da raça Grevy e uma égua.

O que é um animal híbrido?

O animal híbrido é aquele originado a partir do processo de reprodução entre animais distintos. O burro é um exemplo de animal híbrido, sendo resultado do cruzamento entre uma égua e um jumento. Tal reprodução pode acontecer tanto entre espécies que tem o mesmo número de cromossomos quanto naqueles que tem números diferentes, como é o caso do zebralo.

O cruzamento entre diferentes espécies pode se dar através de processo de engenharia genética ou espontaneamente na natureza. Para os cientistas, a hibridação se tornará um processo bastante comum nos próximos anos devido às mudanças climáticas. O processo de destruição de habitats, assim como a extinção de espécies, acabará obrigando alguns animais a se reproduzir com outras espécies.

Esse processo já pode ser observado na natureza entre tigres e leoas (gerando ligres), zebras e éguas (zebralo) e ursos de espécies diferentes. No caso dos ursos, o mais comum é o cruzamento entre ursos polares com ursos marrons, gerando o chamado urso grolar. O derretimento do Ártico tem feito com que os ursos polares migrem para as áreas em que habitam os ursos marrons e desse encontro surgiu uma nova espécie.

Gostou de conhecer mais sobre o zebralo? Aproveite para navegar pelo blog Rodeo West para conferir mais conteúdos sobre animais e a vida no campo.

Fonte imagem: escolaeducacao.com.br