Conheça os Rodeios Pelo Mundo

A presença do rodeio pelo mundo é mais forte do que muitas pessoas presumem. Atualmente, a PBR (Professional Bull Riders) está em cinco países: Brasil, Estados Unidos, Canadá, México e Austrália. Os rodeios têm um público bastante significativo em todos os países em que há competições oficiais. Que tal conhecer um pouco mais sobre os rodeios em diferentes nações?

Conheça Mais Sobre o Rodeio Pelo Mundo

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o rodeio nos cinco países que fazem parte das competições oficiais da PBR.

Brasil

Nosso país realiza mais de 1.400 rodeios por ano, e o maior deles é a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no interior de São Paulo. Aliás, esse é o maior evento do gênero na América Latina, cuja primeira edição aconteceu em 1956. O evento dura duas semanas e conta com espaço próprio, o gigantesco Parque do Peão, considerado a maior estrutura country do setor de competições.

Estados Unidos

O país em que aconteceu a primeira competição de ginetiada (montaria em touros em que é preciso permanecer 8 segundos em cima do animal bravo), em 1869, não poderia fazer feio quando assunto é rodeio, não é mesmo? Confira abaixo algumas das principais competições da terra do Tio Sam.

Houston Livestock Show and Rodeo

Trata-se de um dos rodeios mais famosos dos Estados Unidos e que tem nada menos que 20 dias de duração. Todos os anos os principais competidores do segmento passam por Houston, são mais de 150 mil visitantes por dia.

Cheyenne Frontier Days

Perfeito para quem quer conhecer alguns aspectos culturais que diferenciam o universo country norte-americano do de outros países. O maior rodeio a céu aberto do país conta com uma cidade em estilo faroeste que é chamada de Wild Horse Gulch, uma vila nativa, museu e outras atrações que ajudam a contar um pouco das tradições. Um rodeio que distribui mais de US$ 1 milhão de dólares por edição.

PBR World Finals Las Vegas

Evento famoso no mundo todo por ser onde se dá a final da competição mundial de rodeio, todos os anos os 40 melhores peões se encontram nessa arena. Peões brasileiros já venceram o título mundial seis vezes em Las Vegas.

San Antonio Stock Show & Rodeo

O complexo utilizado para o rodeio texano mais tradicional foi construído em 1948, quando Joe Freeman idealizou um espaço para a realização de diversos eventos, em especial a exposição de gado para os jovens do estado do Texas. Uma das competições mais aguardadas pelos peões do mundo todo e que costuma receber mais de um milhão de espectadores.

Canadá

O país vizinho dos Estados Unidos também é forte e tradicional no circuito de competições de rodeio, com destaque para o centenário Calgary Stampede. Enquanto essa festa acontece as outras competições não têm modalidades importantes, pois há um grande respeito a tradição do evento canadense. No local do evento tem parque de diversões e cassino, que todos os anos atraem mais de um milhão de turistas em dez dias de realização.

México

Ao falar a respeito de rodeios no México é importante citar a tradicional Charreada, modalidade esportiva tradicional do país e que guarda muitas semelhanças com o rodeio. Charro é o nome dado ao cowboy mexicano e o objetivo central dessa competição é que um peão derrote o outro através da demonstração de suas habilidades de montaria. Nessas festas há modalidades focadas no manejo do gado, montaria de cavalos e laços. As provas possuem regras próprias.

São realizados nove eventos direcionados para os homens que recebem o nome de “suertes”, e um para as mulheres, chamado de “escaramuza”. Essas festas contam com muita comida e diversão. Atualmente, a PBR também realiza eventos oficiais no México, com destaque para o rodeio realizado em Morelia, capital do estado de Michoacán, e Aguascalientes, capital do estado homônimo. As competições oficiais estão em plena ascensão no México.

Austrália

Para quem pensa que as competições oficiais da PBR se restringem às Américas devemos citar o grande sucesso que elas têm feito na terra dos cangurus, a Austrália. Trata-se de um dos países mais apaixonados pela competição de montaria em touros. A sede do evento é a Qudos Bank Arena, na capital do país, Sydney.

Com uma estrutura de alto nível e constantemente classificada como uma das melhores do mundo, situada no Parque Olímpico de 2000, tem sido palco de competições emocionantes. Há muitos competidores australianos de destaque.

Guardadas todas as diferenças culturais entre os cinco países oficiais da competição da PBR, o que se destaca é a paixão e a valorização cultural do rodeio que esses povos possuem. O crescimento das modalidades esportivas depende de pessoas interessadas nas modalidades, afinal nenhum espetáculo faz sentido sem plateia, não é mesmo?