Pessoa trabalhando na colheita de soja
Agronegócio

Colheita de soja: 05 dicas para produtividade

A colheita de soja é um dos pilares do agronegócio no Brasil. Para se ter uma ideia, nosso país é considerado, atualmente, o maior produtor mundial desse grão. Dessa forma, é um empreendimento interessante para quem deseja atuar no campo. Que tal saber como garantir a boa produtividade? 

Como assegurar a produtividade na colheita de soja?

A agricultura é um dos setores da economia que mais crescem e representa uma boa oportunidade para quem deseja investir no campo. Dentre as possibilidades de plantio se destaca a soja, grão que tem se tornado cada vez mais fundamental no mundo.

A seguir você pode conferir dicas para garantir uma boa produtividade nesse cultivo.

1. Defina uma programação para a colheita

Para que a sua plantação de soja tenha excelentes resultados de produtividade é essencial que seja colhida no momento certo. Isso significa não deixar a plantação mais tempo do que o ideal, o que pode ser bastante prejudicial. Fica a dica de que o momento ideal é quando a soja atinge o estágio de pontos de colheita (R8). 

É possível estimar a melhor época de colheita conforme a escolha do cultivar, ciclo e grupo de maturação. O agricultor deve acompanhar o desenvolvimento e também a umidade dos grãos. Trata-se de um fator de grande influência para a qualidade da colheita de soja. 

A umidade mais elevada do que o estimado pode levar a prejuízos para a qualidade da plantação como a quebra dos grãos. Uma exposição volumosa à chuva pode levar a germinação dos grãos na vagem. 

Também gera risco de perdas por acamamento devido a intempéries, como vento forte, por exemplo. Acompanhe esses números cerca de uma semana antes do período da colheita. Considera-se como o ponto ideal de umidade quando está entre 13% e 14%. 

2. Preparação do solo

O preparo do solo da lavoura é uma etapa que acontece antes da semeadura. O nivelamento se reflete na garantia de que a máquina conseguirá fazer a colheita numa extensão uniforme. 

Isso facilita o processo de colheita, evitando que o solo seja coletado junto com os grãos. Esse cuidado contribui também para evitar deixar de fazer a colheita de grãos das vagens do baixeiro, particularmente nos cultivares de menor estatura. 

3. Revisão das colheitadeiras

O equipamento que será utilizado para realizar a colheita de soja deve passar por uma criteriosa revisão para evitar perdas durante o processo. A eficiência do maquinário se refletirá numa produtividade mais abundante e com mais qualidade. 

Acima explicamos que podem acontecer algumas perdas antes da colheita. Durante o processo também podem acontecer perdas decorrentes da plataforma de corte e perdas na trilha. A revisão dos equipamentos é uma etapa essencial antes da colheita, eles devem estar devidamente regulados.

Para uma colheita eficiente, é essencial trabalhar no alinhamento da velocidade entre o molinete, a barra de corte e a velocidade de operação. Também é necessário ficar atento aos ajustes necessários para os sistemas de trilha, limpeza, separação e transporte. 

Quando se trabalha com uma velocidade muito baixa é possível que o processo de colheita seja mais lento, atrasando a colheita e por consequência a safra seguinte. Caso a velocidade esteja mais alta do que o indicado pode levar a perdas na colheita. 

A média de velocidade indicada fica entre 4 km/h e 6,5 km/h. A perda de grãos considerada tolerável é de 60 kg/ha. Tire um tempo para fazer as devidas regulagens dos equipamentos.

4. Adote o uso da agricultura de precisão

O uso de recursos da agricultura de precisão contribui para tornar o processo de cultivo e colheita de soja mais eficiente. Com esses recursos é possível ter acesso a dados instantâneos a respeito da plantação. 

Esses dados são obtidos enquanto as máquinas trabalham na lavoura permitindo desenvolver estratégias para contornar eventuais problemas com os cultivares. Com esses dados é possível fazer estimativas de colheita, desenvolver mapas de colheita e saber quais são os pontos que apresentam variação de produção. 

Com todas essas informações se torna mais simples desenvolver um planejamento mais completo e efetivo para os próximos cultivos. A produção se torna então mais eficiente e garante que as necessidades de cultivo sejam atendidas.

5. Organize o pós-colheita

O pós-colheita é um momento essencial e deve ser devidamente planejado. O armazenamento tem grande importância para que a safra tenha qualidade. Sem esse planejamento podem acontecer diversas perdas da colheita.

O espaço de armazenamento deve ser adequado para que a soja preserve sua qualidade e para não perder parte da produção. Grãos que tiverem sido colhidos com umidade acima de 13% devem passar pelo processo de secagem. Já os grãos que foram colhidos com umidade acima de 16% devem passar pela secagem lenta. 

O limite de temperatura é de 60°C. Também é essencial manter o controle de pragas durante o armazenamento para não haver danos nos grãos. O controle da presença de fungos é muito importante, pois os grãos são destinados ao consumo humano ou de animais. 

Gostou de conhecer essas dicas para manter a produtividade da sua colheita de soja? Acesse outras postagens do blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos sobre produção rural e outros temas ligados à vida no campo.

Fonte da Imagem: pixabay.com